Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Tecnologia

Raciocínio agêntico, multimodalidade e agentes de IA vão redefinir o futuro das compras

Com esses avanços, os profissionais terão um papel mais estratégico na gestão de stakeholders e na inovação

Redação de Redação
10 de dezembro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
Raciocínio agêntico, multimodalidade e agentes de IA vão redefinir o futuro das compras
[the_ad id="169690"]

O avanço da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) tem o potencial de revolucionar o futuro das compras ao introduzir avanços significativos em raciocínio agêntico, multimodalidade e agentes de IA. Com esses avanços, as funções tradicionais serão redesenhadas, e os profissionais terão um papel mais estratégico na gestão de stakeholders e na inovação.

[the_ad id="138406"]

Uma pesquisa do Gartner realizada em julho de 2024 com 258 líderes globais de compras revelou que 72% já estão priorizando a integração da GenAI em suas estratégias, com o objetivo de explorar seu potencial para melhorar processos, como a gestão de contratos, e aumentar a eficiência operacional.

“O agentic reasoning, a multimodalidade e os agentes de IA estão chegando às compras. Esses avanços levarão as compras para uma era em que a distância entre ideias, insights e ações será reduzida rapidamente”, diz Ryan Polk, analista diretor-sênior do Gartner.

Polk destaca que os líderes de compras que construírem sua base agora, com foco em qualidade de dados, privacidade e gestão de riscos, têm o potencial de alcançar novos níveis de produtividade e valor estratégico com a tecnologia.

Os três pilares da revolução tecnológica em compras:

Raciocínio Agêntico (Agentic Reasoning)

A introdução do raciocínio agêntico, que simula a cognição humana, permitirá que a GenAI tome decisões mais complexas e precisas em menos tempo. Essa capacidade de analisar cenários e variáveis complexas transforma o processo de compras em um motor estratégico para as organizações.

Multimodalidade

Com a multimodalidade, a GenAI pode integrar diferentes formas de dados, como texto, imagens e áudio. Isso torna a tecnologia mais acessível e melhora a capacidade de análise. As equipes de compras poderão interpretar uma gama mais ampla de informações, resultando em estratégias mais robustas e insights detalhados.

Agentes de Inteligência Artificial

Os agentes de IA são sistemas autônomos que realizam tarefas e tomam decisões de forma independente. No contexto de compras, eles poderão automatizar processos transacionais, liberando os profissionais humanos para se concentrarem em iniciativas estratégicas, resolução de problemas complexos e inovação.

A pesquisa do Gartner fornece três recomendações iniciais para os CPOs maximizarem o valor da GenAI nas compras:

Reforçar a governança de dados

Modelos de IA exigem grandes volumes de dados para treinamento, incluindo sobre processos de compras além das métricas básicas de desempenho, para serem eficazes. Assegure que dados reais de compras, provenientes de fontes internas e externas, sejam coletados, analisados e mantidos em formato estruturado para garantir a sua qualidade. Padronize e documente os modelos de tomada de decisão para fluxos de valor de compras e invista em mineração de processos para descobrir e utilizar os “dados obscuros” de compras para um treinamento mais completo de IA.

Desenvolver e incorporar padrões de privacidade em contratos

Trabalhe com líderes de conformidade e jurídicos para entender os riscos de privacidade de dados da IA e elaborar proteções organizacionais. Desenvolva e implemente políticas de direitos de dados de IA junto aos principais fornecedores. Incorpore padrões de privacidade de dados como critérios principais na avaliação de fornecedores.

Aumentar os limites de compras

No futuro, os compradores automatizados (machine buyers) se tornarão comuns, absorvendo uma parte significativa das atividades tradicionais de fornecimento e compras. As equipes de compras se tornarão menores e serão implementadas apenas para gerenciar as atividades de fornecimento mais estratégicas, gerenciar exceções e casos excepcionais, ou orientar os stakeholders de negócios (ou bots de IA) sobre como realizar suas próprias compras.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Curso de sustentabilidade da Coca-Cola e Abrasel chega a quase 30 mil certificados

Próxima Postagem

Casa Almeida aposta em outlets para expandir sua marca no segmento premium

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Casa Almeida aposta em outlets para expandir sua marca no segmento premium

Casa Almeida aposta em outlets para expandir sua marca no segmento premium

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.