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Home Tecnologia

Raciocínio agêntico, multimodalidade e agentes de IA vão redefinir o futuro das compras

Com esses avanços, os profissionais terão um papel mais estratégico na gestão de stakeholders e na inovação

Redação de Redação
10 de dezembro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
Raciocínio agêntico, multimodalidade e agentes de IA vão redefinir o futuro das compras

O avanço da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) tem o potencial de revolucionar o futuro das compras ao introduzir avanços significativos em raciocínio agêntico, multimodalidade e agentes de IA. Com esses avanços, as funções tradicionais serão redesenhadas, e os profissionais terão um papel mais estratégico na gestão de stakeholders e na inovação.

Uma pesquisa do Gartner realizada em julho de 2024 com 258 líderes globais de compras revelou que 72% já estão priorizando a integração da GenAI em suas estratégias, com o objetivo de explorar seu potencial para melhorar processos, como a gestão de contratos, e aumentar a eficiência operacional.

“O agentic reasoning, a multimodalidade e os agentes de IA estão chegando às compras. Esses avanços levarão as compras para uma era em que a distância entre ideias, insights e ações será reduzida rapidamente”, diz Ryan Polk, analista diretor-sênior do Gartner.

Polk destaca que os líderes de compras que construírem sua base agora, com foco em qualidade de dados, privacidade e gestão de riscos, têm o potencial de alcançar novos níveis de produtividade e valor estratégico com a tecnologia.

Os três pilares da revolução tecnológica em compras:

Raciocínio Agêntico (Agentic Reasoning)

A introdução do raciocínio agêntico, que simula a cognição humana, permitirá que a GenAI tome decisões mais complexas e precisas em menos tempo. Essa capacidade de analisar cenários e variáveis complexas transforma o processo de compras em um motor estratégico para as organizações.

Multimodalidade

Com a multimodalidade, a GenAI pode integrar diferentes formas de dados, como texto, imagens e áudio. Isso torna a tecnologia mais acessível e melhora a capacidade de análise. As equipes de compras poderão interpretar uma gama mais ampla de informações, resultando em estratégias mais robustas e insights detalhados.

Agentes de Inteligência Artificial

Os agentes de IA são sistemas autônomos que realizam tarefas e tomam decisões de forma independente. No contexto de compras, eles poderão automatizar processos transacionais, liberando os profissionais humanos para se concentrarem em iniciativas estratégicas, resolução de problemas complexos e inovação.

A pesquisa do Gartner fornece três recomendações iniciais para os CPOs maximizarem o valor da GenAI nas compras:

Reforçar a governança de dados

Modelos de IA exigem grandes volumes de dados para treinamento, incluindo sobre processos de compras além das métricas básicas de desempenho, para serem eficazes. Assegure que dados reais de compras, provenientes de fontes internas e externas, sejam coletados, analisados e mantidos em formato estruturado para garantir a sua qualidade. Padronize e documente os modelos de tomada de decisão para fluxos de valor de compras e invista em mineração de processos para descobrir e utilizar os “dados obscuros” de compras para um treinamento mais completo de IA.

Desenvolver e incorporar padrões de privacidade em contratos

Trabalhe com líderes de conformidade e jurídicos para entender os riscos de privacidade de dados da IA e elaborar proteções organizacionais. Desenvolva e implemente políticas de direitos de dados de IA junto aos principais fornecedores. Incorpore padrões de privacidade de dados como critérios principais na avaliação de fornecedores.

Aumentar os limites de compras

No futuro, os compradores automatizados (machine buyers) se tornarão comuns, absorvendo uma parte significativa das atividades tradicionais de fornecimento e compras. As equipes de compras se tornarão menores e serão implementadas apenas para gerenciar as atividades de fornecimento mais estratégicas, gerenciar exceções e casos excepcionais, ou orientar os stakeholders de negócios (ou bots de IA) sobre como realizar suas próprias compras.

Imagem: Shutterstock

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