Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Black Friday

Preferência por lojas internacionais na Black Friday cresce entre brasileiros

Shopee e AliExpress conquistaram espaço entre os canais mais buscados

Redação de Redação
10 de novembro de 2023
no Black Friday, Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Black Friday

Às vésperas da Black Friday, os consumidores estão de olho em promoções oferecidas por lojas internacionais. O comportamento tem sido impulsionado pelas recentes alterações na legislação que elimina o imposto federal de importação para compras online de até US$ 50. Os dados são de uma pesquisa feita pela Ecglobal.

Marcas como a Shopee e o AliExpress têm conquistado espaço entre as mais buscadas na Black Friday. A eliminação do imposto federal de importação para compras online de até US$ 50 torna o cenário promissor para marcas internacionais.

Antes da nova lei, todas as remessas internacionais eram taxadas em 60%. Agora, todas as compras têm um ICMS fixo de 17%, tornando as compras de produtos internacionais atraentes e acessíveis para os consumidores brasileiros.

Entre 2021 e 2023, houve crescimento constante também no mercado brasileiro. Incluída no estudo da Black Friday a partir de 2022, a Shein apresentou um avanço de 13 pontos percentuais em 2023. O sucesso pode ser atribuído, em parte, à conexão emocional que os consumidores brasileiros têm com a marca.

Em nota, a Shoppe informou  que como 90% das vendas pela plataforma são feitas por vendedores brasileiros, é errado dizer que esse crescimento se deve à mudança na taxação de produtos importados.

Lojas físicas também serão procuradas

A pesquisa também aponta que há espaço para as lojas físicas, especialmente entre os consumidores com mais de 55 anos. A análise dos dados revela que, apesar da predominância das compras online, a escolha por canais offline para pesquisa de produtos tem queda nesse grupo etário, que tem menos conexão com ofertas em lives/programas/shows de marcas, sites de marcas e cadastros em sites especializados.

“Ao entender melhor como funciona os hábitos de compras para cada faixa etária, é possível criar oportunidades de atrair e envolver esse público por meio de estratégias direcionadas e experiências personalizadas. Os compradores entre 44 e 55 se destacam na preferência por sites de buscas, cadastro em sites especializados e sites de comparação de preços e de marcas”, aponta Adriana Rocha, co-CEO e fundadora da Ecglobal.

A pesquisa também aponta alta demanda por aparelhos eletrônicos, principalmente celulares para a data. A preferência pela compra de eletrônicos de uso pessoal chega a 62% no online, seguido de roupas (46%) e produtos de beleza (37%).

Faltando apenas um mês para uma das principais datas de vendas no segundo semestre, consumidores e empresas já estão se preparando para a Black Friday 2023. Os eletrônicos (69%) compõem o grupo de categorias preferidos dos brasileiros que pretendem comprar na Black Friday, com destaque para os eletrodomésticos (30%), celulares (28%) e eletroportáteis (27%).

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Na vibe dos drinks prontos, Grupo Heineken diversifica portfólio com Amstel destilada

Próxima Postagem

BRF inaugura 10ª loja do Mercato Sadia em São Paulo com mix ampliado

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Mercato sadia

BRF inaugura 10ª loja do Mercato Sadia em São Paulo com mix ampliado

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile