Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Mais da metade da população já sofreu com tentativa de golpe, diz pesquisa

Aproximadamente 56% dos entrevistados já evitaram que um parente caísse em alguma fraude

Redação de Redação
10 de novembro de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
iCarros, Mercado Livre e OLX se unem Tentativas de fraude no e-commerce brasileiro sobem 66% em agosto, mostra Equifax BoaVista

Mais da metade dos brasileiros já sofreu alguma tentativa de golpe ou fraude, aponta pesquisa feita pelo C6 Bank e Ipec Inteligência. O estudo mostrou que 55% das pessoas das classes A, B e C com acesso à internet sofreram alguma tentativa de golpe.

Esse número aumenta para 62% quando é levado em conta somente o recorte da população que mora em capitais. Para cidades com até 50 mil habitantes, os números estão na casa dos 51%.

Segundo a pesquisa, aproximadamente 56% dos entrevistados já evitaram que algum parente caísse em algum golpe do tipo. “Grande parte dos golpes explora a fragilidade das vítimas, que podem ser manipuladas pelos fraudadores. Essa técnica tem nome: engenharia social”, comenta José Luiz Santana, responsável pela área de Segurança da Informação no C6 Bank.

O estudo também mostrou quais os canais que os golpistas mais tentam utilizar. No topo da lista ficou o telefone, com 54%, seguido pelo WhatsApp, com 48%, e SMS em terceiro, com 39%.

O índice de entrevistados que mencionaram tentativas de fraude por meio das redes sociais foi de 30%. “Hoje, o caminho mais fácil para executar as fraudes não é invadir um aplicativo, mas sim tentar manipular e enganar o consumidor”, afirma Santana.

Um exemplo clássico de golpe é quando fraudadores tentam fazer com que a vítima revele a senha. Nenhuma empresa pede a senha do cliente. No caso dos bancos, as senhas só devem ser digitadas em canais protegidos, como no caixa eletrônico, no internet banking e no teclado do celular.

Vale ficar alerta também com relação a pedidos de retirada do cartão na casa do cliente – os bancos não têm essa prática. Nos casos de código de verificação enviados para o celular, é importante que eles também não sejam compartilhados com outras pessoas que estejam pedindo.

Cuidado com a senha

Uma maneira também de evitar golpes está ligada ao local em que o consumidor guarda as senhas. Sabe-se que cada vez temos mais senhas, e onde guardá-las pode ser um problema.

Segundo a pesquisa, cerca de 22% dos entrevistados costumam salvar suas senhas no bloco de notas do próprio celular. Outro ponto é que 13% já utilizaram o primeiro nome para algum tipo de senha. Sequências numéricas (1234 ou 123456) foram utilizadas por 10% dos que responderam à pesquisa.

Outro tipo de senha que se mostrou bem comum foi a data de aniversário, usada por 17%, ou da data de aniversário de alguém próximo, usada por 23% dos entrevistados. A fragilidade dessas informações é a facilidade com que se pode obter tais datas via redes sociais.

Quando a questão são as comprar na internet, os brasileiros afirmam prestar atenção na segurança. Aproximadamente 3 em cada 4 entrevistados desconfiam ao achar um produto por valores muito abaixo do mercado. Entretanto, apenas 29% afirmaram utilizar o cartão digital na hora de fazer as compras online.

Ao todo, a pesquisa ouviu 2 mil brasileiros das classes A, B e C com acesso à internet. A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 26 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Dengo e Bemol mostram poder da responsabilidade socioambiental no varejo

Próxima Postagem

Campus Party Brasil anuncia principais palestrantes da edição deste ano

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Campus Party

Campus Party Brasil anuncia principais palestrantes da edição deste ano

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.