OLX, Temu e AliExpress lideram ranking de desconfiança entre consumidores

Levantamento é da Branddi e mostra também a Shopee (29%) e o Mercado Livre (28%) no ranking

A OLX é o marketplace com a maior porcentagem de desconfiança entre os consumidores, com 50%. Em seguida, aparece a Temu, com 36% dos consumidores declarando não confiar na plataforma para realizar compras. Logo atrás vem o AliExpress, com 29%. O levantamento é da Branddi e mostra também a Shopee (29%) e o Mercado Livre (28%) no ranking de desconfiança.

A pesquisa foi realizada com 500 brasileiros e revela que, segundo os entrevistados, os anúncios falsos em redes sociais são o tipo de golpe mais comum em seus círculos sociais (71%). Na sequência, aparecem os sites falsos que se passam por lojas oficiais (60%) e os e-mails ou mensagens que direcionam para portais piratas (52%).

“Quando uma marca é usada em um golpe, o cliente afetado geralmente associa essa experiência negativa à própria empresa, ainda que ela não tenha sido responsável pela fraude. Por isso, cuidar da presença digital vai além de uma questão técnica: é uma estratégia essencial de gestão da reputação e de confiança”, afirma Diego Daminelli, CEO da Branddi.

Considerando os golpes citados, que se configuram como concorrência desleal ao utilizarem a imagem de marcas para confundir os consumidores em ações fraudulentas, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) tem alertado a população sobre esse tipo de fraude. O órgão chama atenção para o uso de perfis falsos e de Inteligência Artificial como recursos para simular campanhas de empresas conhecidas, geralmente oferecendo produtos com preços abaixo do mercado ou vantagens irreais, com o objetivo de induzir o consumidor ao erro.

No entanto, mesmo após experiências negativas, muitos consumidores demonstram disposição para reavaliar suas decisões, desde que percebam uma postura responsável e transparente por parte das empresas.

Para 53% dos entrevistados, a implementação de medidas de proteção mais visíveis no site é o principal fator que aumentaria a credibilidade após um golpe. Outros 42% mencionaram a importância de um posicionamento público sobre o caso, e 42% valorizam o reforço da comunicação sobre fraudes nos canais oficiais.

Imagem: iStock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist