Programado para ser disponibilizado nos bancos na próxima segunda-feira, dia 16, o Pix Automático chega para tornar o pagamento de contas ainda mais prático e rápido. O anúncio do lançamento foi feito no dia 4 de junho pelo Banco Central (BC), em São Paulo.
Com o Pix Automático, o usuário poderá pagar contas recorrentes, como energia, telefone, escola, academia, condomínio, assinaturas, seguros e outras, de forma automática. A autorização é feita uma única vez, sem a necessidade de confirmar cada nova cobrança individualmente.
Como vai funcionar na prática?
- Primeiro, a empresa oferece o Pix Automático como forma de pagamento dos seus produtos ou serviços. Pode ser uma academia, a escola do seu filho ou um serviço de streaming, por exemplo.
- Em seguida, o pagador autoriza o pagamento recorrente e define regras, como o valor máximo de cada cobrança e se deseja utilizar ou não uma linha de crédito.
- Periodicamente, nos dias anteriores à data de vencimento, a empresa envia a cobrança ao banco do pagador.
- O banco agenda o pagamento e notifica o usuário. Ele poderá conferir os detalhes da cobrança no aplicativo da sua conta, antes que o valor seja debitado.
- No dia do vencimento, o banco realiza o pagamento automaticamente, conforme as condições estabelecidas na autorização.
Aceitação do público
Uma pesquisa realizada pela Opinion Box a pedido da Adyen aponta que a maioria dos consumidores tem interesse no Pix Automático: 30% afirmam que certamente utilizarão a funcionalidade, enquanto outros 60% consideram adotá-la.
O levantamento contou com a participação de mais de 2.200 pessoas que já utilizaram o Pix em todo o Brasil, com o objetivo de mapear os hábitos de consumo ligados às diferentes modalidades dessa forma de pagamento, identificar o interesse em novas funcionalidades e apontar oportunidades para empresas inovarem na experiência do cliente.
“A adoção de novas modalidades do Pix está sujeita a uma curva de aprendizado gradual entre os consumidores. No entanto, a popularidade do método de pagamento registrada até agora deve acelerar esse processo, especialmente entre grupos populacionais com menos acesso a crédito”, avalia Renato Migliacci, vice-presidente de Vendas da Adyen Brasil.
Entre os principais usos citados para o Pix Automático estão:
- pagamento de contas domésticas, como água, luz e internet (55%)
- serviços de streaming (34%)
- academias (24%)
Os dados também revelam que os principais atrativos da funcionalidade são a praticidade de não precisar lembrar de realizar o pagamento (55%) e a possibilidade de evitar atrasos ou multas (46%). No entanto, para que o Pix Automático possa competir com o débito automático bancário e o cartão de crédito, os consumidores esperam vantagens adicionais, como cashback (47%), isenção de taxas (37%) e cancelamento facilitado (25%).
“O Pix Automático dá ao consumidor mais autonomia e controle, permitindo que ele visualize e cancele as assinaturas quando quiser, diretamente no aplicativo do banco”, completa Migliacci.
Com informações de Banco Central.
Imagem: Shutterstock