Com Shop e Search Ads, TikTok se transforma em destino de compras no Brasil

Marcas como O Boticário, Eudora, Riachuelo, Amazon e Shopee já operam no Shop

O TikTok que ir além da criação de tendências e se consolidar como uma plataforma completa de consumo no Brasil com os lançamentos do TikTok Shop e do Search Ads, ferramenta de busca com anúncios. Com essas duas frentes, a ideia é transformar a descoberta em compra, sem que o usuário precise sair da plataforma. Marcas como O Boticário, Eudora, Riachuelo, Amazon e Shopee já operam no Shop, aproveitando o alcance da audiência para impulsionar as vendas em tempo real.

O TikTok Shop surgiu no sudeste asiático em 2020 e rapidamente se expandiu para a Europa, incluindo países como Reino Unido e Alemanha. Agora, a plataforma chega ao Brasil com uma proposta de ir além do modelo tradicional de e-commerce.

Com o conceito de discovery commerce, o Shop aposta em um processo de venda que começa com a descoberta espontânea de produtos por meio de conteúdos no TikTok. Para isso, a plataforma desenvolveu o conceito de looping link, em que o usuário vê um vídeo, se interessa por um produto, faz a compra e compartilha a experiência — alimentando o ciclo de engajamento.

“Antes, ao se interessar por um produto, como um blush de uma marca específica, o usuário precisava interromper sua experiência, sair do app e acessar outro site ou loja para concluir a compra. Agora, com o Shop, basta ver um vídeo com o produto, clicar e finalizar a compra em poucos passos, sem sair do feed. Após um único cadastro com dados de pagamento e envio, é possível comprar com dois ou três cliques, dependendo do tipo de item. A experiência é fluida, intuitiva e totalmente integrada ao consumo de conteúdo”, explica Gabriela Comazzetto, diretora-geral de Negócios do TikTok na América Latina.

Buscas visuais ampliam as possibilidades para marcas

Formato de anúncio vinculado às buscas feitas dentro da plataforma, o Search Ads visa capturar a intenção do consumidor no momento em que ele já demonstrou interesse por um produto ou serviço. “O Search Ads é uma resposta ao comportamento que já acontece, para que as marcas possam, de fato, se conectar no momento em que as pessoas já têm a intenção. Ou seja, eu fiz a descoberta e tenho a intenção. Aí, entra Ads para capturar isso e gerar conversão”, destaca Gabriela. Um dos primeiros cases, com a American Eagle, mostrou aumento de 20% nas conversões quando as campanhas no feed foram combinadas com anúncios de busca.

O lançamento do Search Ads foi impulsionado pelo aumento de buscas na plataforma. Nos Estados Unidos, 40% dos consumidores usam o TikTok como ferramenta de busca. No Brasil, a adesão das marcas foi imediata. “Abrimos o piloto para poucas empresas e tivemos 100% de sold out. Agora estamos expandindo para a fase beta”, diz a executiva. Ainda não há dados consolidados do Brasil, mas os resultados internacionais animam a equipe.

O lançamento no Brasil começou em fase alfa com poucas marcas e teve adesão imediata. “Tivemos 100% de sold out. Agora estamos na fase beta, com mais empresas testando. Já temos campanhas com bancos, farmacêuticas, bens de consumo e varejo”, diz a executiva.

Conteúdo relevante e nativo

Para que o novo formato funcione, Gabriela destaca que o conteúdo precisa ser relevante e nativo à linguagem do TikTok. A empresa mantém uma equipe interna dedicada a ajudar marcas e agências a criarem conteúdos mais criativos e engajadores. “O vídeo precisa conversar com a comunidade, trazer o final da mensagem já no início, usar recursos visuais, música, legenda e voz”, diz.

A estratégia de presença na plataforma, segundo Gabriela, deve considerar três pilares: conteúdo orgânico, parceria com criadores e mídia paga. “Criadores são o coração da plataforma, e não estamos falando só dos grandes. A partir de mil seguidores, já consideramos criador. Pequenas marcas podem se beneficiar muito disso”, comenta.

O novo modelo de busca aposta em uma experiência mais visual, contextual e próxima do usuário. Setores como turismo, gastronomia, literatura e saúde são alguns dos mais beneficiados, mas a executiva reforça que a ferramenta é útil para todo tipo de negócio. Um dos exemplos citados é o BookTok, comunidade de leitores que impulsionou vendas de autores como Colleen Hoover, que viralizou na plataforma e ultrapassou a marca de 30 milhões de cópias vendidas.

Imagem: Divulgação

 

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist