Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Supermercados

Atacadão amplia serviços nas lojas físicas com foco no consumidor final

Entre os investimentos, destacam-se a abertura de padarias, açougues, frios fatiados e pontos de autoatendimento

Isis Brum de Isis Brum
10 de junho de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Atacadão amplia serviços nas lojas físicas com foco no consumidor final

Se o varejo alimentar pudesse ser classificado em eras, esta seria certamente a dos atacarejos. O negócio, inclusive, é bastante antigo, mas vem escalando em todo País, nos últimos anos, e chegou mesmo a ameaçar a vida dos hipermercados no pós-pandemia. Focado em preço baixo, com menor custo para a abertura de uma unidade, o modelo, que associa a venda de produtos no atacado para empresas e no varejo sem aumento para o consumidor final, atrai o brasileiro com o orçamento estrangulado pela inflação e pelos juros altos.

O setor cresce e a competitividade entre bandeiras também fica mais acirrada. Para se diferenciar da concorrência, a aposta do Atacadão, rede de atacarejo do Grupo Carrefour Brasil, tem sido investir na ampliação de seus serviços nas lojas físicas, com o objetivo de atrair cada vez mais o consumidor final, e nas iniciativas voltadas para a digitalização e a melhoria da experiência de compra.

Em entrevista à MERCADO&CONSUMO, Marco Oliveira, CEO do Atacadão, disse que essas mudanças são parte de um plano abrangente para consolidar a presença da companhia no mercado e expandir sua base de clientes.

Serviços e inovações para o consumidor final

Segundo a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), são considerados atacarejos os estabelecimentos em que mais de 50% das vendas são feitas a pessoas físicas.

Focado nessa clientela, o Atacadão está implementando serviços que antes eram pouco comuns no segmento. As novas padarias, açougues e serviços de frios fatiados são exemplos dessa transformação. Além disso, a rede investiu em pontos de autoatendimento, balanças de hortifruti na frente de caixa, redes de wi-fi nas lojas e estações de recarga para carros elétricos.

O aplicativo “Meu Atacadão” é outra iniciativa importante. Aprimorado e relançado recentemente, oferece aos clientes a possibilidade de ativar ofertas e descontos exclusivos nas lojas físicas. “No ambiente digital, temos também o nosso e-commerce e os serviços de entrega por meio de parceria com os aplicativos Uber, Rappi e iFood, que atendem 170 lojas em 70 cidades do País”, destaca Oliveira.

Aplicativo Meu Atacadão

Aquisição do Grupo BIG e expansão

A aquisição do Grupo Big, em 2021, foi um marco na expansão do Atacadão tanto em ganho no número de lojas quanto na capilaridade para chegar a todos os estados brasileiros. Das 129 lojas compradas pelo Carrefour, 76 delas foram convertidas para a bandeira Atacadão em um processo de trabalho concluído em junho de 2023.

Para o CEO, a incorporação dessas unidades “fortaleceu a presença da rede no Brasil”, levando a marca a 224 cidades, incluindo regiões onde não estava presente anteriormente. “Com esse número expressivo, conseguimos fortalecer a nossa presença no País e até chegamos a algumas cidades onde não estávamos antes, levando alimentação de qualidade à população e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de todas as regiões com a geração de milhares de empregos”, afirma Marco Oliveira.

A rede de atacarejos possui, hoje, 401 unidades, entre elas, 368 lojas de autosserviço e 33 atacados de entrega. São mais de 70 mil pessoas envolvidas no negócio em todo Brasil.

Perspectivas de crescimento e futuro

Marco Oliveira explica que a empresa continua sua trajetória de expansão, com a inauguração de novas lojas e a avaliação constante de possíveis novos endereços no Brasil.

Apenas neste ano, já foram abertas sete unidades, e segue investindo em tecnologias para otimizar suas operações e melhorar a experiência dos clientes, “cada vez mais exigentes e decididos sobre as suas escolhas”, destaca o CEO. “Por isso, buscamos sempre estar atentos às demandas dos consumidores, bem como as suas constantes mudanças de comportamento e hábitos, incluindo preferências por determinados produtos, serviços e canais de compras”, pontua.

Para o futuro, o Atacadão pretende manter o foco na expansão de serviços e na digitalização. No primeiro trimestre de 2024, as vendas digitais cresceram, alcançando uma penetração de 5,9%, de acordo com o executivo. Por isso, o investimento em tecnologias voltadas à experiência do cliente, a exemplo do aplicativo Meu Atacadão, deve permanecer como um dos pilares do grupo.

Apesar do posicionamento estratégico voltado para pessoas físicas, a companhia não pretende reduzir a atenção destinada ao seu público tradicional, formado, principalmente, de micro e pequenos empreendedores, transformadores e comerciantes.

Imagens: Divulgação

Postagem anterior

Para muito além de quando a IA chega na loja de varejo

Próxima Postagem

Conab exige que vencedoras de leilão do arroz comprovem capacidade técnica e financeira

Isis Brum

Isis Brum

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Conab

Conab exige que vencedoras de leilão do arroz comprovem capacidade técnica e financeira

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile