Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Livro tenta desvendar por que grandes empresas, como Magalu, investem em startups

Tema é debatido no livro "O jeito de ser Magalu", do consultor e palestrante César Souza

Redação de Redação
10 de maio de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Livro tenta desvendar por que grandes empresas, como Magalu, investem em startups

Grandes empresas podem, por meio da parceria com startups, capturar o que existe de mais inovador no mercado, além de exponencializar receitas e fonte de lucros. Esse é o motivo pelo qual companhias como o Magazine Luiza investem nas menores, destaca o consultor e palestrante César Souza, autor do livro “O jeito de ser Magalu” (Editora Rocco), que acaba de chegar ao mercado. Souza também é cofundador e presidente do Grupo Empreenda.

O Magalu foi a empresa que mais investiu em startups na América Latina, de acordo com um relatório da Sling Hub, plataforma de inteligência de dados em inovação. Além do Magalu, a argentina Mercado Livre, ao lado de outras sete companhias brasileiras, como B2W (Americanas), Locaweb e Méliuz, também estão na lista das empresas que mais adquiriram startups.

“Estratégias de inovação aberta, de Corporate Venture Capital (CVC), são as que mais crescem no mundo dos negócios. Ao absorver startups, as empresas absorvem inovação. Empresas tradicionais acabam desaparecendo ao longo do tempo por falta dessas ideias, por isso a importância da iniciativa”, explica.

Segundo o consultor, principalmente as grandes redes de varejo não vão conseguir crescer no cenário atual sem investir em startups. “A escolha pelo Corporate Venture já trouxe impacto considerável há pelo menos dois anos para quem utiliza essa estratégia. E vai impactar ainda mais”, diz Souza.

Livro tenta desvendar por que grandes empresas, como Magalu, investem em startups

Lucros extraordinários

Souza afirma que investir em startups tem gerado lucros extraordinários para aqueles que, assim como o Magalu, estão se antecipando e chegando nas startups mais promissoras do mercado antes que elas sejam listadas na bolsa de valores. Com 25 empresas adquiridas e resultados altamente lucrativos, o Magalu sai na frente ao utilizar a estratégia de Corporate Venture aliada ao plano de criar um “superapp”, isto é, um aplicativo que concentra serviços de diversos setores.

Uma das últimas compras anunciada pelo Magalu foi a maior de sua história: o site de games e tecnologia Kabum!, por R$ 1 bilhão em recursos financeiros mais outros valores em transferência de ações do Magazine Luiza.

Para Souza, a inovação não vai ocorrer mais dentro das empresas. Criar um departamento interno de inovação acaba não funcionando justamente porque envolve metas, orçamentos e competições. A solução, segundo ele, vem de fora, criando “Innovation Hubs” , que não ficam sufocadas dentro das grandes empresas.

“Vários ícones do mundo empresarial brasileiro tombaram sob o peso das mesmas estratégias que as levaram ao sucesso. Não souberam se reinventar. Em diversas situações, os líderes empresariais viram as mudanças chegando e responderam rapidamente – ao contrário do que diz o senso comum. O problema é que as respostas apenas reforçaram o que deu certo no passado, repetindo velhas fórmulas de sucesso que já não servem mais”, revela o autor do livro “O jeito de ser Magalu”.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Aplicativo 99 facilita conquista do carro próprio em parceria com fintech Mycon

Próxima Postagem

Decathlon escolhe Salvador para inaugurar primeira loja na região Nordeste

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Decathlon loja Salvador

Decathlon escolhe Salvador para inaugurar primeira loja na região Nordeste

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.