Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

Mais da metade dos brasileiros ainda não confiam no uso de IA nos mais diversos setores

Estudo aponta que as empresas são consideradas as mais confiáveis no uso de tecnologias pelo público, seguidas das ONGs, enquanto o governo é visto como menos confiável

Redação de Redação
10 de abril de 2024
no Destaque do dia, Economia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos
Mais da metade dos brasileiros ainda não confiam no uso de IA nos mais diversos setores

Apesar de 79% dos brasileiros concordarem que as empresas de tecnologia são confiáveis, apenas 53% confiam na Inteligência Artificial (IA), de acordo com o Edelman Trust Barometer 2024, que revela o distanciamento entre a sociedade e as inovações. O estudo foi realizado em 28 países, e a maioria tende a acreditar que as inovações na sociedade são mal gerenciadas.

A pesquisa ouviu mais de 32 mil pessoas no mundo e mostra que a falta de confiança abrange diversas áreas, como as empresas de saúde: 70% dos brasileiros confiam em seus negócios, no entanto, apenas 56% confiam em medicina genética. O setor de alimentos e bebidas possui o maior percentual de desconfiança, onde 75% afirmam confiar, mas apenas 31% confiam em alimentos geneticamente modificados.

“Comunicar prós e contras, manter inovações financeiramente acessíveis e ouvir as preocupações do público estão entre as etapas essenciais para empresas nesse processo de transformações”, comenta Ana Julião, gerente-geral da Edelman no Brasil.

O levantamento destaca que as empresas são consideradas as mais confiáveis pelo público, com 63% de confiança, na integração de inovações na sociedade, garantindo que sejam seguras, compreendidas pelo público, benéficas e acessíveis. Enquanto ONGs (52%) e mídia (50%) ficam no patamar da neutralidade, a desconfiança predomina em relação ao governo (46%).

Os brasileiros (56%) acreditam que os reguladores governamentais não entendem adequadamente essas inovações para regulá-las de forma efetiva. Além disso, 61% afirmam que o governo e as organizações que financiam pesquisas têm muita influência sobre como a ciência é feita, e 57% estão preocupados que a ciência tenha se tornado politizada no país. No Brasil, espera-se que cientistas (82%), acadêmicos (75%) e especialistas técnicos (75%) desempenhem um papel importante na implementação de inovações.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Mercadão dos Óculos inaugura 11 franquias em 7 estados brasileiros em abril

Próxima Postagem

Você usa a gamificação na sua empresa?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Você usa a gamificação na sua empresa?

Você usa a gamificação na sua empresa?

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile