Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Supermercados

Com faturamento de R$ 218,5 bi, Carrefour, Assaí Atacadista e Mateus lideram ranking da Abras

No ano de 2023, o setor faturou em conjunto de R$ 1 trilhão

Redação de Redação
10 de abril de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Carrefour e Assaí Atacadista lideram ranking da Abras com 37% do faturamento supermercadista

O Grupo Carrefour, Assaí Atacadista e Mateus lideraram o ranking de faturamento do setor supermercadista em 2023. Juntas, as três redes representam 21,85% de todo ganho realizado no ano passado, quando a categoria somou em conjunto R$ 1 trilhão.

Os dados pertencem à 47ª edição do estudo do Ranking Abras, da Associação Brasileira de Supermercados, desenvolvido pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade, com base no estudo Estrutura do Varejo da NielsenIQ.

As nove posições de liderança em faturamento mantiveram-se iguais até 2022. O Carrefour, aliás, ocupa o topo da lista pela oitava vez consecutiva. Em 2023, companhia movimentou R$ 115,4 bilhões, um total de R$ 7,3 bilhões a mais em relação ao ano anterior.

“Estar mais uma vez no topo do Ranking Abras é um motivo de muito orgulho. O ano de 2023 foi de trabalho intenso, mas conseguimos superar os desafios e conquistar resultados positivos que consolidam a nossa posição como líder no setor. Seguiremos desenvolvendo iniciativas que tenham o cliente no centro das nossas decisões e que tenham sinergia com todo ecossistema do grupo”, celebra Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.

Cenário do varejo alimentar

Em 2023, o setor supermercadista alcançou R$1 trilhão em faturamento por meio da operação de todos os seus formatos e canais de distribuição (atacarejo, supermercado convencional, hipermercado, loja de vizinhança, loja de conveniência, loja de container/condomínio, e-commerce e minimercados, mercearias, armazéns e hortifruti). O resultado registrado representa 9,2% do Produto Interno Bruto (PIB).

O número de estabelecimentos que também cresceu, chegando a um total de 414.663 lojas. A análise da Abras aponta para o empenho das redes supermercadistas em expandir seus negócios, seja por abertura de novas lojas seja pela aquisição de outras, tendo como objetivo trazer mais ofertas de pontos de venda disponíveis para a população brasileira.

Esta força do setor é demonstrada também na geração de empregos, já que o setor é reconhecido como um dos maiores empregadores do País. O varejo alimentar contabilizou em 2023 um efetivo profissional de 9 milhões de colaboradores diretos e indiretos.

Para o presidente da Abras João Galassi, os números refletem a força e o trabalho intenso do setor. “Estamos orgulhosos dos resultados alcançados e comprometidos em continuar promovendo o desenvolvimento do varejo alimentar no Brasil. Nossos números são fortes. O setor investiu, no ano passado, 30 bilhões de reais em novas lojas e reformas, por exemplo. Nosso setor trabalha incansavelmente em prol dos consumidores brasileiros”, celebra Galassi.

Alguns destaques de 2023

Com sede em Santa Catarina, o Grupo Pereira registrou um crescimento no faturamento de 17,57% na comparação entre 2023 e 2022. No ano passado, contabilizou R$ 13,196 bilhões ante R$ 11,223 bilhões. A companhia dobrou de tamanho nos últimos cinco anos. Para a rede, “a manutenção da sétima posição é um feito para uma companhia multirregional de capital fechado, que vem expandindo sua atuação e abrindo novas frentes de negócio”.

“Nossa meta é repetir o feito de dobrar de tamanho novamente nos próximos 5 anos. Continuaremos investindo em Santa Catarina, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e Cuiabá, capital mato-grossense, consolidando nossa liderança, e também nas regiões que entramos recentemente, nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul e no Cinturão da Soja, interior dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul,”, declara Lucas Pereira Santiago, diretor Comercial da companhia.

Ranking dos 20 maiores supermercadistas em faturamento de 2023

  1. Carrefour
  2. Assaí Atacadista
  3. Mateus Supermercados
  4. Grupo Pão de Açúcar
  5. Supermercados BH
  6. Irmãos Muffato
  7. Grupo Pereira
  8. Cencosud Brasil
  9. MartMinas Atacado e Varejo
  10. Koch Hipermercado
  11. DMA Distribuidora
  12. Companhia Zaffari
  13. Tenda Atacado
  14. Costa Atacadão
  15. Savegnago Supermercados
  16. Sonda Supermercados
  17. Atacadão Dia a Dia
  18. Dia Brasil
  19. Plurix
  20. Líder

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Coreia do Sul abre mercado para farinha e gordura de aves do Brasil

Próxima Postagem

Como tornar o PDV mais eficiente com a loja perfeita

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Como tornar o PDV mais eficiente com a loja perfeita

Como tornar o PDV mais eficiente com a loja perfeita

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile