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Home Supermercados

Minha Quitandinha planeja abrir mais 300 lojas em 2025 e mira expansão internacional

Número de lojas da empresa cresceu 110% em 2024; faturamento foi superior a R$ 35 milhões

Redação de Redação
10 de março de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Minha Quitandinha planeja abrir mais 300 lojas em 2025 e mira expansão internacional

Guilherme Mauri, CEO, e Douglas Pena, CIO da Minha Quitandinha

A rede de minimercados autônomos Minha Quitandinha, que atua no modelo de franquias, planeja abrir mais 300 unidades em 2025, chegando à marca de 600 lojas e alcançando um faturamento de R$ 72 milhões. Um dos objetivos é, ainda, a chegada a mercados de fora do Brasil.

Em 2024, a empresa viu o número de operações crescer 110%. A rede atingiu a marca de 300 lojas implantadas, em 24 estados brasileiros, com um faturamento superior a R$ 35 milhões.

“Desde o primeiro ano de operação, sempre conseguimos bater as metas que nos propusemos, triplicando de tamanho no primeiro ano e dobrando nos anos seguintes. Para 2025, não será diferente: vamos dobrar novamente o número de unidades e o faturamento, consolidando nossa posição como uma das maiores redes de mercados autônomos do país”, acredita o sócio-fundador e CRO da Minha Quitandinha, Douglas Pena.

Para o VP da vertical de Consultoria do Ecossistema 300 Franchising, Lucien Newton, os planos fazem sentido diante da transformação no comportamento do consumidor, que começou na pandemia e se consolidou nos últimos anos. “A busca por conveniência e acessibilidade tornou esses formatos extremamente atrativos, já que operam 24 horas por dia, todos os dias do ano, sem a necessidade de interação humana. Além disso, a segurança também é um fator decisivo: hoje, 95% dessas operações estão em ambientes monitorados, como condomínios, academias e empresas, o que reforça a confiança do público”, analisa.

Outro ponto que impulsiona esse mercado, na análise do especialista, é a adesão da Geração Z, que valoriza a praticidade e muitas vezes prefere resolver tudo sem sair de casa. “Com essa combinação de fatores, os minimercados autônomos seguem em expansão e devem continuar ganhando espaço no foodservice.”

Minha Quitandinha planeja abrir mais 300 lojas em 2025 e mira expansão internacional

Minha Quitandinha e franqueados

A Minha Quitandinha foi fundada em 2020, em Balneário Camboriú (SC). Para alcançar o objetivo de inaugurar mais de 300 novas lojas neste ano, aposta em mix de produtos específicos e desenhados para cada modelo. Para isso, a marca investe na ampliação da colaboração com fornecedores e marcas renomadas e conhecidas pelos consumidores.

Diante dos desafios enfrentados nos últimos meses, como a oscilação do mercado de suprimentos, a empresa, que se classifica como uma startup de tecnologia, investe no aperfeiçoamento de ferramentas próprias para compreender a necessidade dos consumidores. “Acompanhamos as mudanças no comportamento de compra dos clientes, que priorizam mais conveniência e economia, exigindo inovação constante e estratégias para fidelizar o público em um cenário desafiador”, complementa o CRO.

A rede também se prepara para disponibilizar um projeto de capacitação e educação financeira, para acompanhar o desempenho das lojas e capacitar os franqueados e incentivar o desenvolvimento de franqueados e multifranqueados. “Queremos nos aproximar cada vez mais de quem resolve investir nas nossas unidades, principalmente com a oferta da qualificação para os franqueados, a fim de auxiliar no crescimento do negócio e torná-lo cada vez mais promissor”, afirma Pena.

Dando continuidade no projeto de expansão internacional iniciado no último ano, a Minha Quitandinha planeja inaugurar a primeira operação fora do Brasil em 2025. Com foco inicial nos Estados Unidos, Argentina e Espanha, a marca pretende replicar seu modelo de sucesso e atingir novos públicos, marcando presença no cenário global.

“Passamos quase um ano mapeando mercados estratégicos na América do Norte, América Latina e Europa, a fim de reafirmar o nosso propósito de oferecer conveniência e qualidade, com o DNA brasileiro”, finaliza.

Imagens: Divulgação

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