Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Saúde mental passa a fazer parte da agenda de grandes empresas no pós-pandemia

Aiana Freitas de Aiana Freitas
9 de dezembro de 2020
no Destaque do dia, Marcas, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Um em cada quatro brasileiros sente que a empresa em que trabalha não está preocupada com a saúde mental do funcionário. Uma pesquisa realizada pela plataforma Vittude mostra que isso não é só uma impressão dos funcionários. Segundo o estudo, mesmo diante da pandemia e do isolamento social, 47% das empresas não tomaram nenhuma iniciativa para melhorar a saúde mental dos funcionários.

Dois grandes grupos do ramo de bebidas, no entanto, acabam de anunciar ações com esse foco. Após um processo de design thinking, o Grupo Heineken no Brasil desenvolveu internamente a plataforma Heineken Cuida, que reúne todas as iniciativas de saúde e segurança para os colaboradores a partir de agora, unindo o que já era feito antes da pandemia da Covid-19 e as ações criadas neste período e que serão mantidas posteriormente.

A plataforma atuará em três frentes. O pilar de informação terá pílulas de conteúdo mensais com diversos temas relacionados à saúde e segurança, enquanto o suporte de saúde terá uma equipe corporativa exclusiva da companhia, formada por enfermeiras, psicólogos, psiquiatras e médicos clínicos. Eles farão uma avaliação mais profunda dos colaboradores que solicitarem apoio e os encaminharão a profissionais mais adequados.

Na frente de lideranças, treinamentos aprofundados auxiliarão os gestores a identificar aqueles que precisam de suporte, além de ensinar como lidar com as diversas situações e encaminhar corretamente o profissional ao time de saúde corporativa.

Com ilustrações e linguagem leve, os conteúdos da plataforma serão trabalhados em diversos canais de relacionamento com os colaboradores – como o Workplace by Facebook (rede social interna), e-mail, jornal mural e TVs – e focarão em alertar sobre as situações que podem colocá-los em risco, sempre focando nas causas dos acidentes e nas formas de prevenção.

Desde o início da pandemia, a cervejaria criou uma força-tarefa e implementou uma série de ações internamente, seguindo os termos definidos pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além de outras que buscaram contribuir com o equilíbrio emocional de seus times e manutenção de um clima organizacional leve e otimista.

Diretora de Saúde Mental

A Ambev é outra gigante que realizou uma revisão de sua cultura para tratar temas como diversidade e, inclusive, criou uma diretoria para falar de assuntos relacionados a saúde mental. A executiva Mariana Holanda foi nomeada diretora de Saúde Mental, Diversidade & Inclusão e Bem-Estar da empresa.

Segundo ela, quando se fala sobre sustentabilidade, é importante entender que também fala-se sobre pessoas. “Nesse sentido, estamos vendo uma mudança de mentalidade no mundo corporativo, em que entendemos que é preciso olhar para os funcionários como pessoas em sua totalidade”, explica.

Mariana afirma que a pandemia acelerou a criação da área, mas a empresa já vinha conversando sobre saúde mental e valores como vulnerabilidade, empatia e escuta ativa, por exemplo. “Existe um estigma muito grande quando se fala em saúde mental nas empresas. Ela implica em muito mais do que a ausência de doenças. É um assunto profundo, por isso estamos planejando e criando ações para ficar cada vez mais próximos de nossos funcionários e normalizar as conversas sobre o tema”, afirma.

Recentemente, a Ambev também lançou um Guia de Saúde Mental, disponível a todos os colaboradores, com orientações sobre como cuidar da saúde mental e como buscar e oferecer ajuda.

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Vivara e Restoque estão entre as 100 maiores em ranking mundial de bens de luxo

Próxima Postagem

Disputa de gigantes: Walmart+ ameaça domínio do Amazon Prime nos EUA

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Disputa de gigantes: Walmart+ ameaça domínio do Amazon Prime nos EUA

Disputa de gigantes: Walmart+ ameaça domínio do Amazon Prime nos EUA

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.