Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Consumo

Com gasto médio de R$ 116,44 por mês, brasileiros aumentam o consumo de proteínas

Segundo estudo da Kantar, crescimento foi puxado pelos mais jovens e classes DE

Redação de Redação
9 de novembro de 2023
no Consumo, Destaque do dia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Proteínas representam quase metade do que é consumido pelo brasileiro

Os brasileiros aumentaram o consumo de proteínas e essa categoria já representa 34% dos gastos entre os bens de consumo massivo, segundo um estudo da Kantar.  Nos últimos 12 meses até junho de 2023, 60 milhões de lares consumiram proteínas, com gasto mensal de R$ 116,44, em média.

Independentemente do tipo, 21% das famílias contam com, pelo menos, oito proteínas simultaneamente dentro de casa.

O aumento nas compras presenciais impulsionou esse crescimento, especialmente entre os consumidores mais jovens (com 15% das aquisições realizadas por pessoas de até 29 anos) e as famíias das classes DE (representando 25%).

Apesar de não constituírem os grupos mais proeminentes, eles desempenharam um papel crucial no aumento tanto do volume quanto da frequência de compras, resultando em um acréscimo de 8,8% ou 3,5 idas adicionais em comparação com o período anterior.

As proteínas in natura concentram 68% do volume, com destaque para carne bovina, que teve um aumento de 0,5 ponto percentual no segundo trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado. Já os ovos registraram um aumento de 0,4 ponto percentual no mesmo período.

Entre os alimentos processados, a mortadela foi o destaque, com um aumento de 0,7 ponto percentual nas ocasiões de uso no segundo trimestre de 2023.

Independentemente do tipo, 21% das famílias contam com, pelo menos, oito proteínas simultaneamente dentro de casa.

Há também uma crescente tendência de consumo de proteínas fora de casa, especialmente na forma de salgados prontos, impulsionada principalmente pelos jovens e pela classe AB. O café da manhã e o período de lanches contribuíram para o aumento na categoria de salgados. Nas refeições principais, sanduíches e pratos prontos estão em ascensão.

Motivo de compra

A Kantar observa que as datas comemorativas impactam as escolhas de proteínas. Durante as festas de fim de ano, o consumo de peru aumenta em 1.493%, em comparação com o restante do ano. Na Páscoa, peixes e frutos do mar são os mais procurados, registrando um aumento de 131%.

Entre os motivos que levam os brasileiros a comprar proteínas, os principais são sabor (aumento de 1,1 ponto percentual nas ocasiões), prazer (aumento de 1,8 ponto percentual) e praticidade (aumento de 2,2 pontos percentuais). Para cada um desses motivos, os consumidores escolhem diferentes categorias e preparos. No caso do sabor, salame e churrasco são populares. Para o prazer, frios de aves e empanados são preferidos. Quanto à praticidade, pão de queijo e grelhados são escolhas comuns.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

B3 suspende direito de Americanas a selo de Novo Mercado e multa 22 pessoas da administração

Próxima Postagem

Busca do Google lança experiência de IA generativa no Brasil no Chrome para desktops

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
órgão regulador

Busca do Google lança experiência de IA generativa no Brasil no Chrome para desktops

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile