Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Varejo brasileiro recua 0,2% em setembro, afirma Cielo

Destaque do período foi o setor de serviços, que sustenta crescimento real desde maio

Redação de Redação
9 de outubro de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

O varejo brasileiro recuou 0,2% em setembro, descontada a inflação, em relação ao igual período de 2024. Em termos nominais, houve crescimento de 4,3%. Mesmo com a queda, o mês foi o melhor do terceiro trimestre.

Segundo a Cielo, o macrossetor de bens duráveis e semiduráveis foi o único a registrar resultado negativo, com queda de 2,3% em setembro no comparativo anual. Mesmo assim, o segmento de móveis, eletrodoméstico e departamento apresentou números positivos, impulsionado pelos descontos da Semana do Cliente. Já vestuário e artigos esportivos caíram diante do aumento de preços em comparação com o mês anterior.

O destaque do período foi o setor de serviços, que sustenta crescimento real desde maio, segundo a Cielo. O macrossetor de serviços teve alta de 0,7%. O segmento de turismo e transporte registrou as maiores altas, diante da deflação de 2,61% nas passagens aéreas. Em contrapartida, o setor de alimentação teve o maior recuo.

Já os bens não duráveis registraram alta de 0,2%, principalmente no setor de postos de gasolina, diante da estabilidade dos preços dos combustíveis. Por outro lado, supermercados e hipermercados seguem amargando retração real de 0,35%, graças à deflação dos alimentos, que se mantém desde junho.

Em setembro, o varejo físico cresceu 3,7% nominalmente, enquanto o e-commerce avançou 6%, ambos com leve aceleração mensal.

Diferenças regionais

Segundo a Cielo, em setembro, acentuaram-se as diferenças regionais, com o varejo recuando mais em áreas de menor renda.

Considerando a inflação, o consumo real recuou mais no Norte, com queda de 4,6%, seguido pelo Nordeste (-3,4%), Centro-Oeste (-2,7%), Sul (-2,2%) e Sudeste (-1,6%).

Em termos nominais, sem descontar a inflação, os números foram positivos. O Sudeste teve a maior alta, de 2,7%, seguido pelo Sul (+2,6%), Centro-Oeste e Norte, que cresceram 1,5% cada. O Nordeste teve o menor aumento, avançando 1,1%.

Com informações de Estadão Conteúdo (Vinícius Novais).
Imagem: Envato

Postagem anterior

Ferrari decepciona com novo guidance; ação tomba 13% em Milão

Próxima Postagem

Keeta estreia no Brasil com operação piloto no litoral paulista

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Indústria

McCain anuncia investimento de R$ 1,8 bilhão na expansão de sua fábrica em Araxá

31 de outubro de 2025
NRF Retail's Big Show

O novo papel da loja físca como centro de experiência e conveniência será destaque na NRF

31 de outubro de 2025
Artigos

Money 20/20: o futuro do dinheiro é invisível e centrado no usuário

31 de outubro de 2025
Economia

CMN aprova normas para empréstimos de R$ 4 bilhões a companhias aéreas

31 de outubro de 2025
Latam
Economia

Latam reforça malha internacional para 2026 e mira retorno ao Oriente Médio

31 de outubro de 2025
Ao lado de Lula, CEO da Volkswagen anuncia R$ 16 bi em investimentos para lançar 16 carros
Economia

Volkswagen terá versões híbridas para todos os novos modelos a partir de 2026

31 de outubro de 2025
NRF Retail's Big Show

Inteligência Artificial e cenário global devem dominar debates da NRF 2026

31 de outubro de 2025
Economia

Bancos iniciam mutirão de renegociação de dívidas no sábado, em cenário de inadimplência em alta

31 de outubro de 2025
Próxima Postagem

Keeta estreia no Brasil com operação piloto no litoral paulista

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile