A tecnologia tem sido o tema do momento nos últimos anos quando falamos de varejo. Já sabemos que com ela é possível entender melhor o comportamento do consumidor, otimizar estoques e automatizar atendimentos, melhorando a experiência de compra, um dos principais focos do setor nos dias de hoje.
Mas mesmo nesse momento de “hype tecnológico”, varejistas não estão perdendo de vista o foco nas pessoas para alavancar os seus negócios, já que entendem que a humanização é essencial para criar vínculos reais com clientes e colaboradores. Atendimento empático, comunicação próxima e foco nas necessidades individuais fortalecem a confiança interna e fidelizam o consumidor.
“Uma estratégia de crescimento que seja sustentável, duradoura e perene começa com a clareza do propósito da sua proposta de valor. O quanto você é único e diferente. Diferenciação é fundamental para encantar o cliente”, revelou Bárbara Miranda, CEO da AmPm, no palco do segundo dia de BConnected 2025, evento organizado pelo Grupo Bittencourt.
A executiva entende que a proposta de valor de qualquer marca precisa estar sempre alinhada e atender as expectativas das pessoas que estão ao seu redor. “A gente começa pensando no consumidor. Que a nossa proposta de valor tem que fazer sentido para a jornada dele. Depois pensamos no franqueado, que ele tem que escolher ter AmPm e que essa franquia tem que fazer sentido financeiramente para ele”, afirmou Bárbara.

Seguindo a mesma linha, Pierre Berenstein, CEO da Bold Hospitality, que detém as marcas Outback, Aussie e Abbraccio no Brasil, contou que muito do crescimento dos 28 anos de Outback no Brasil tem a ver principalmente com o foco que a marca tem com as pessoas, principalmente com os seus colaboradores.
“Eu tenho orgulho de dizer que 85% dos nossos sócios-proprietários começaram no chão do restaurante. Cozinhando, atendendo, lavando prato, limpando e, sobretudo, vivendo a cultura do Outback. Nós não temos no nosso escritório nada pendurado na parede. Porque acreditamos que cultura é para ser vivida e não para ser pendurada na parede”, revelou Berenstein.
Para o executivo, manter o foco nas pessoas, sejam clientes ou colaboradores, é fundamental para o crescimento de qualquer empresa. “Mais importante do que ter a nossa cebola plantada é termos o nosso funil de talentos trabalhado ano após ano. Pessoas e cultura são a nossa alma. E é isso que fez nós chegarmos no lugar que chegamos”, finalizou Berenstein.
Imagens: Gustavo Grohmann

