A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas relacionadas ao varejo e ao consumo no Brasil. Nesta semana, a Motiva anunciou sua nova diretora de Inovação; a ABComm confirmou nova presidência; e a Blip apresentou sua nova vice-presidente de Marketing.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Motiva
A Motiva anunciou Francine Saueia como sua nova diretora de Inovação. A executiva, que já ocupava a posição de diretora de Estratégia, assume o novo cargo com o desafio de estruturar a área de Inovação da companhia.
Com 20 anos de experiência no setor de infraestrutura de mobilidade, Francine irá liderar a construção e evolução da estratégia de Inovação da Motiva. Ela atuará na transformação cultural e digital da companhia, articulando oportunidades de crescimento e ganhos de eficiência, além de integrar o tema à agenda de sustentabilidade.
Graduada em engenharia civil pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com MBA em finanças pelo Insper e formação no Advanced Boardroom Program for Women (ABP-W) pela Saint Paul Escola de Negócios, Francine iniciou sua trajetória na Motiva como trainee na concessionária AutoBAn em 2008 e ocupou, ao longo dos anos, posições estratégicas nas áreas de finanças e planejamento.
“A inovação passa a ser mais focada e intencional, sendo uma alavanca fundamental para gerar valor sustentável, posicionando a Motiva como empresa referência na transformação tecnológica no setor de transportes”, diz.
ABComm
A ABComm anunciou Fernando Hidalgo Mansano como novo presidente da entidade, com André Sussumu Iizuka na vice-presidência. A nova diretoria é formada por profissionais com forte atuação no setor e será responsável por conduzir iniciativas estratégicas em áreas como relações governamentais, inovação e eventos.
A diretoria terá como missão impulsionar o desenvolvimento do setor, promover diálogo com diferentes esferas da sociedade e apoiar a transformação digital no País.
Blip

A Blip anunciou a chegada de Mariana Hatsumura como vice-presidente de Marketing. Com uma sólida trajetória em big techs como Microsoft e IBM, além de experiência recente na hrtech Caju, a profissional traz uma visão ampla e estratégica para fortalecer a atuação da empresa em branding, performance e growth em âmbito global.
Formada em administração pela FGV, Mariana construiu uma carreira sólida em companhias como Whirlpool, Sony, BR Malls, IBM e Microsoft. É reconhecida por sua liderança em áreas de negócios de alta complexidade, com forte foco em transformação, performance e colaboração.
Na nova posição, Mariana assume o desafio de evoluir as estratégias de Marketing já em curso, com o objetivo de integrar visão de marca, performance e growth sob uma mesma liderança, alinhada aos objetivos de negócio e com impacto global. “Quero contribuir para fortalecer ainda mais a presença da Blip no mercado. Acima de tudo, estou animada com a oportunidade de caminhar ao lado de um time talentoso, criativo e comprometido a construir um Marketing cada vez mais estratégico”, destaca Mariana.
Ecossistema 300 Franchising
O ecossistema 300 Franchising anunciou Thiago Reis para o Conselho Consultivo, com a missão de fortalecer as melhores práticas de crescimento, compliance e governança do grupo. A atuação de Reis será voltada para todo o ecossistema da 300, com foco em integrar visão estratégica, expansão e sinergia entre as verticais do grupo.
Com uma trajetória sólida, Reis também lidera a empresa Growth Machine, onde ajuda companhias B2B a escalar vendas com metodologia própria. Além disso, é mentor, conselheiro e parceiro estratégico em negócios na Reach, Tático e Sales Clube, além de investidor por meio da GM4E.
Formado em administração, Thiago acredita na importância de enxergar o todo com profundidade, conectando setores e contribuindo para a expansão. “Meu papel no conselho será garantir que a empresa continue crescendo com segurança, visão estratégica e velocidade, sem abdicar da ousadia e da capacidade de adaptação que sempre definiram o grupo. O time da 300 respira intensidade, disciplina e crescimento. Isso conecta diretamente com tudo que acredito e contribuiu na decisão de estar no conselho”, afirma.
Avenue
A Avenue anunciou Fernando Cesário como seu novo diretor de Banking. A chegada do executivo reforça a estratégia da companhia de se consolidar como um banco completo, com soluções internacionais voltadas ao público brasileiro.
Com MBA em administração pela Universidade de Chicago, Cesário acumula mais de 15 anos de experiência nas áreas de consultoria de gestão, serviços financeiros e tecnologia. Teve passagem pela McKinsey & Company, onde assessorou desde a alta liderança até equipes operacionais, coordenando programas de transformação em larga escala.
No novo cargo, o foco será aprofundar a penetração de Banking em toda a base de investimentos da Avenue, com o objetivo de duplicar o número de usuários ativos nos próximos meses.
Pague Menos
A Pague Menos anunciou Marcio Holanda como novo gerente-executivo de Marketing. O profissional ingressou na companhia em 2024 para ocupar o cargo de gerente de Branding e, a partir de agora, será responsável pelas áreas de branding, campanhas, conteúdo, redes sociais, assessoria de imprensa e eventos.
Holanda possui formação em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e especialização em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ao longo dos últimos 15 anos, o executivo coleciona passagens por diversas empresas com destaque regional e nacional, como Positive Company/3 Corações, Solar Coca-Cola, Grupo Aço Cearense e M. Dias Branco, adquirindo experiência em construção de marcas, trade marketing, inovação e desenvolvimento de novos produtos, além de marketing de influência.
“Estou muito animado com os desafios que estão por vir, principalmente para todo o calendário de Marketing da Pague Menos. Valorizo a diversidade e pluralidade das equipes e acredito que a leveza e o trabalho colaborativo são essenciais para o desenvolvimento das nossas entregas. Estamos alcançando resultados surpreendentes, fruto de estratégias 360° em diversas frentes de comunicação e Marketing, promovendo ações totalmente integradas, pensadas no cliente e com articulação nos múltiplos canais”, destaca Holanda.
Prática
A Prática anuncia a chegada de André Ghion ao seu Conselho de Administração. Ex-executivo do Buscapé com forte atuação em Inovação e Estratégia digital, Ghion integra também um clone digital de inteligência artificial, o ghion.AI, como membro ativo da governança da empresa.
O ghion.AI é uma réplica digital do executivo, capaz de propor estratégias, analisar cenários e acelerar decisões em tempo real. Segundo Ghion, tarefas que antes levavam horas, como a análise de contratos, agora podem ser feitas em segundos. A iniciativa faz parte da agenda de Transformação digital da Prática, que aposta na Inovação para crescer e se diferenciar.
Para o CEO André Rezende, a chegada de Ghion e do ghion.AI marca um novo modelo de governança, mais ágil e alinhado às demandas do mercado.
Imagens: Divulgação



