Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Dia dos Pais: 78% vão deixar para comprar o presente na última hora

Pesquisa também revela que 67% dos que já se anteciparam na compra gastaram mais do que no Dia dos Pais de 2022

Redação de Redação
9 de agosto de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Pesquisa também revela que 67% dos que já se anteciparam na compra gastaram mais do que no Dia dos Pais de 2022

Os dias que antecedem o Dia dos Pais prometem ser de alto movimento na busca de presentes: 78% dos consumidores com intenção de compra que ainda não foram atrás daquele agrado especial irão dias antes da data. Do lado do varejo, a expectativa também é de vendas de última hora: 46% dos lojistas acreditam que os consumidores irão às compras no dia anterior à data comemorativa. Uma grande oportunidade para as empresas atraírem quem costuma deixar tudo para a última hora. O dado é de uma pesquisa conjunta aplicada pelo Reclame Aqui e pela Linx para entender o comportamento de consumidores e a expectativa de empresas para a data.

A questão das finanças pessoais continua preocupando o consumidor, visto que apenas 23% dos pesquisados disseram que estão decididos a presentear no Dia dos Pais. Já os que afirmaram que não devem comprar (77%), destacaram que o principal motivo que desestimula a compra é a falta de hábito de presentear durante esta data (41%), e/ou que estão desmotivados ao consumo por conta dos preços dos produtos (27%).

Ainda assim, muitos consumidores estão dispostos a investir no presente de Dia dos Pais: daqueles que já se anteciparam na compra, 67% afirmaram que gastaram mais no presente este ano do que em 2022, dado que corrobora com a expectativa de melhores vendas de 68% dos varejistas. E mais: quando questionados sobre o valor do presente em relação ao investimento feito no Dia das Mães, 54% apontam que o presente do pai foi mais caro que o da mãe.

Para o CEO e Cofundador do Reclame Aqui, Edu Neves, a mensagem mais direta é: não será fácil, mas grandes oportunidades estão aí. “Podemos dizer que no lado do copo meio vazio está a necessidade de promoções e descontos significativos. Do lado do copo meio cheio, aparece a disposição do consumidor em pagar por Pix. Enchendo um pouco mais o copo, os itens – já tradicionais – que estão no rol de presentes são aqueles que possuem um pouco mais de margem para os lojistas. Parece que o fenômeno ‘pandemia e vida online’ se arrefeceu, e surge a chance para o mundo físico, incluindo o comércio de proximidade”, analisa Neves.

A pesquisa mostra também uma média de gastos: 42% dos consumidores afirmaram que investiram até R$ 100 no presente, e 27% entre R$ 100 e R$ 300; 19% ficaram na faixa de R$300 a R$ 900. Um comportamento bem semelhante ao do Dia das Mães deste ano e alinhado com a expectativa dos varejistas, que esperam ticket médio entre R$ 100 e R$ 300.

Os itens mais presentes no radar de quem já fez as compras foram roupas e calçados, representando 26,6% da preferência dos consumidores. Já os eletrônicos (fones de ouvido, tablets, smartwatches, entre outros) foram 13,1% das escolhas e os acessórios (carteiras, mochilas, anéis) 12,4%. Outro item certeiro para a data é perfumaria e produtos de beleza, com 10,9% da preferência de quem já comprou.

Pix, cartão de crédito e comércio local

Para Tiago Mello, CMO e CPO da Linx, a pesquisa mostra que o futuro do varejo já chegou e um dos pontos fortes é a digitalização. “Vemos o consumidor utilizando cada vez mais os meios de pagamento digitais, além do crescimento de vendas em e-commerces, marketplaces e também nos comércios de bairro, que estão ganhando a preferência dos consumidores com a digitalização de seus serviços”, comenta.

Na hora do pagamento, o PIX à vista foi, para 28% dos consumidores que já compraram presente, a forma de pagamento mais escolhida. O parcelamento no cartão de crédito representou 14%, além de outros 8% que pagaram à vista no crédito ou 14% à vista no débito. Entre os lojistas, a aposta é de mais compras com cartão de crédito (43%), PIX (29%) e cartão de débito (20%).

Outro dado obtido na pesquisa que chama a atenção é o local de compra do presente. A disputa entre quem prefere comprar online e os consumidores que tendem a ‘bater perna’ em busca de um bom agrado está acirrada. 50% dos respondentes dizem que preferem o comércio local ou as grandes redes de lojas físicas. Já quem não pretende sair e realizar a procura online, via redes sociais, em sites, e-commerces ou marketplaces, por exemplo, somam 50%. Na expectativa dos varejistas, a busca pelo comércio local é a aposta de 40% dos respondentes, enquanto o varejo digital é apontado por 32%.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Urban Performance inaugura, em Caruaru, terceira loja física do País

Próxima Postagem

Se o metaverso ainda não mexeu com você, logo vai mexer!

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Se o metaverso ainda não mexeu com você, logo vai mexer!

Se o metaverso ainda não mexeu com você, logo vai mexer!

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile