Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Dia dos Pais: 78% vão deixar para comprar o presente na última hora

Pesquisa também revela que 67% dos que já se anteciparam na compra gastaram mais do que no Dia dos Pais de 2022

Redação de Redação
9 de agosto de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Pesquisa também revela que 67% dos que já se anteciparam na compra gastaram mais do que no Dia dos Pais de 2022

Os dias que antecedem o Dia dos Pais prometem ser de alto movimento na busca de presentes: 78% dos consumidores com intenção de compra que ainda não foram atrás daquele agrado especial irão dias antes da data. Do lado do varejo, a expectativa também é de vendas de última hora: 46% dos lojistas acreditam que os consumidores irão às compras no dia anterior à data comemorativa. Uma grande oportunidade para as empresas atraírem quem costuma deixar tudo para a última hora. O dado é de uma pesquisa conjunta aplicada pelo Reclame Aqui e pela Linx para entender o comportamento de consumidores e a expectativa de empresas para a data.

A questão das finanças pessoais continua preocupando o consumidor, visto que apenas 23% dos pesquisados disseram que estão decididos a presentear no Dia dos Pais. Já os que afirmaram que não devem comprar (77%), destacaram que o principal motivo que desestimula a compra é a falta de hábito de presentear durante esta data (41%), e/ou que estão desmotivados ao consumo por conta dos preços dos produtos (27%).

Ainda assim, muitos consumidores estão dispostos a investir no presente de Dia dos Pais: daqueles que já se anteciparam na compra, 67% afirmaram que gastaram mais no presente este ano do que em 2022, dado que corrobora com a expectativa de melhores vendas de 68% dos varejistas. E mais: quando questionados sobre o valor do presente em relação ao investimento feito no Dia das Mães, 54% apontam que o presente do pai foi mais caro que o da mãe.

Para o CEO e Cofundador do Reclame Aqui, Edu Neves, a mensagem mais direta é: não será fácil, mas grandes oportunidades estão aí. “Podemos dizer que no lado do copo meio vazio está a necessidade de promoções e descontos significativos. Do lado do copo meio cheio, aparece a disposição do consumidor em pagar por Pix. Enchendo um pouco mais o copo, os itens – já tradicionais – que estão no rol de presentes são aqueles que possuem um pouco mais de margem para os lojistas. Parece que o fenômeno ‘pandemia e vida online’ se arrefeceu, e surge a chance para o mundo físico, incluindo o comércio de proximidade”, analisa Neves.

A pesquisa mostra também uma média de gastos: 42% dos consumidores afirmaram que investiram até R$ 100 no presente, e 27% entre R$ 100 e R$ 300; 19% ficaram na faixa de R$300 a R$ 900. Um comportamento bem semelhante ao do Dia das Mães deste ano e alinhado com a expectativa dos varejistas, que esperam ticket médio entre R$ 100 e R$ 300.

Os itens mais presentes no radar de quem já fez as compras foram roupas e calçados, representando 26,6% da preferência dos consumidores. Já os eletrônicos (fones de ouvido, tablets, smartwatches, entre outros) foram 13,1% das escolhas e os acessórios (carteiras, mochilas, anéis) 12,4%. Outro item certeiro para a data é perfumaria e produtos de beleza, com 10,9% da preferência de quem já comprou.

Pix, cartão de crédito e comércio local

Para Tiago Mello, CMO e CPO da Linx, a pesquisa mostra que o futuro do varejo já chegou e um dos pontos fortes é a digitalização. “Vemos o consumidor utilizando cada vez mais os meios de pagamento digitais, além do crescimento de vendas em e-commerces, marketplaces e também nos comércios de bairro, que estão ganhando a preferência dos consumidores com a digitalização de seus serviços”, comenta.

Na hora do pagamento, o PIX à vista foi, para 28% dos consumidores que já compraram presente, a forma de pagamento mais escolhida. O parcelamento no cartão de crédito representou 14%, além de outros 8% que pagaram à vista no crédito ou 14% à vista no débito. Entre os lojistas, a aposta é de mais compras com cartão de crédito (43%), PIX (29%) e cartão de débito (20%).

Outro dado obtido na pesquisa que chama a atenção é o local de compra do presente. A disputa entre quem prefere comprar online e os consumidores que tendem a ‘bater perna’ em busca de um bom agrado está acirrada. 50% dos respondentes dizem que preferem o comércio local ou as grandes redes de lojas físicas. Já quem não pretende sair e realizar a procura online, via redes sociais, em sites, e-commerces ou marketplaces, por exemplo, somam 50%. Na expectativa dos varejistas, a busca pelo comércio local é a aposta de 40% dos respondentes, enquanto o varejo digital é apontado por 32%.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Urban Performance inaugura, em Caruaru, terceira loja física do País

Próxima Postagem

Se o metaverso ainda não mexeu com você, logo vai mexer!

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Se o metaverso ainda não mexeu com você, logo vai mexer!

Se o metaverso ainda não mexeu com você, logo vai mexer!

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.