Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Sociedade 5.0: Como a pandemia impactou a transformação digital do Japão

Yoko Ishikura, uma das maiores especialistas no assunto, estará no Latam Retail Show; ela deu entrevista à Mercado&Consumo

Aiana Freitas de Aiana Freitas
9 de agosto de 2021
no Destaque do dia, Entrevistas, Eventos, Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
Sociedade 5.0: Como a pandemia impactou a transformação digital do Japão

O conceito de Sociedade 5.0, criado no Japão, parte do princípio de que os talentos humanos precisam não só ser desenvolvidos para acompanhar a transformação tecnológica, como de que as pessoas precisam estar no centro da criação das tecnologias. A pandemia de Covid-19, no entanto, mostrou que ainda há muito para avançar mesmo no país asiático.

“A infraestrutura digital e a alfabetização no Japão estão tão atrasadas que não estavam em dia quando um desastre global como a Covid-19 nos atingiu”, conta Yoko Ishikura, professora emérita da Universidade Hitotsubashi e uma das maiores especialistas no assunto, em entrevista exclusiva à Mercado&Consumo.

Consultora independente do Fórum Econômico Mundial, ela será uma das principais palestrantes do Latam Retail Show, maior evento B2B de varejo e consumo no Brasil, que será realizado no mês que vem e terá cobertura especial do portal.

Confira, a seguir, os principais trechos da entrevista (para informações sobre o LRS 2021, clique aqui).

Mercado&Consumo: Qual é a definição da Sociedade 5.0?

Yoko Ishikura: A Sociedade 5.0 é definida como o “novo modelo social da era pós-Covid-19 para estabelecer o capitalismo sustentável por meio da cocriação de diversos valores pela transformação digital”. O objetivo é atingir uma “sociedade super inteligente”, na qual a tecnologia digital pode ser aplicada para tornar a vida das pessoas feliz e confortável, independentemente da idade, sexo, origem, onde vivem, etc.

Várias coisas devem ser observadas [para que isso seja possível]. Uma delas é que a tecnologia é um meio, não o objetivo. Outra é saber que as pessoas têm necessidades diversas para levar uma vida feliz e confortável, ou seja, não existe um “tamanho único” para todas. Além disso, a Sociedade 5.0 é uma iniciativa público-privada do Japão para responder a iniciativas de outros países, como “4ª Revolução Industrial” iniciada pelo Fórum Econômico Mundial e a “Indústria 4.0” originada na Alemanha. Ela segue o desenvolvimento e a evolução do ser humano. A Sociedade 5.0 está tentando cocriar valores diversos por meio da transformação digital para refletir as mudanças encontradas na sociedade.

M&C: Como a Sociedade 5.0 mudou no Japão durante os últimos meses desde o início da pandemia de Covid-19?

YI: O maior impacto no Japão foi que todos – setor privado, governo e outras instituições, como escolas e o público em geral – ficaram cientes de algumas coisas. Uma é de que nosso objetivo e nossas ações para a Sociedade 5.0 por meio da transformação digital são ainda mais significativos sob uma pandemia global. Outra é que a infraestrutura digital e a alfabetização no Japão estão tão atrasadas que não estavam em dia quando um desastre global como a Covid-19 nos atingiu. Rastrear infecções não é possível, pois não temos dados digitais de saúde para fazer isso. O trabalho em casa, necessário para responder ao aumento da Covid-19, tem sido difícil, especialmente para pequenas e médias empresas, devido à infraestrutura inadequada e práticas baseadas em papel. A educação online, enquanto as escolas estavam fechadas, não foi possível porque os alunos do ensino fundamental não tinham dispositivos e os professores não estavam preparados para ensinar online.

M&C: Você vê diferenças entre a transformação digital ocorrendo no Japão e em outros países ao redor do mundo?

YI: O panorama da transformação digital no Japão é bastante heterogêneo. No setor privado, principalmente nas grandes empresas, os esforços para prosseguir com a transformação digital têm se acelerado devido à consciência da necessidade urgente de recuperar o atraso para competir. As PMEs têm um longo caminho para implementar até mesmo um experiência digital parcial, pois carecem de recursos  – muitas estão com dificuldade de sobreviver. A criação da Agência Digital a partir de 1º de setembro, uma entidade governamental exclusiva e abrangente para promover e implementar a experiência digital no Japão, é o ponto de partida para resolver esses problemas.

Assim, a experiência digital no Japão não está avançada como em países como Dinamarca, Estônia e Estados Unidos. No entanto, com a experiência de todos com a Covid-19, a maioria das pessoas agora está ciente da urgência do tema. Nesse sentido, o Japão tem um enorme potencial para se desenvolver, embora ainda tenha um longo caminho a percorrer.

M&C: Você já disse que novos produtos e serviços nos trouxeram centenas de facilidades, “mas também nos levaram para o lado negro da tecnologia”. O que é esse “lado negro”?

YI: Os dados são a base da experiência digital, ainda mais do que a tecnologia em si. Sem dados abundantes, atualizados em tempo real e granulares, produtos e serviços para satisfazer as diversas necessidades das pessoas não podem ser desenvolvidos. Atualmente, grandes empresas de TI acumulam e mantêm uma quantidade enorme de dados, da mesma forma que alguns governos, como o da China.

Os problemas em torno dos dados incluem questões como: quem possui os dados? Como os dados são usados ​para vigilância e rastreamento, curadoria e recomendação? Como os dados são utilizados para várias atividades com Inteligência Artificial? Qualquer uma dessas questões pode ter um grande potencial e, ao mesmo tempo, ameaças sem precedentes para a sociedade e para os indivíduos.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Abad cria marketplace do setor atacadista que deve entrar no ar até o fim de 2021

Próxima Postagem

Novo Bolsa Família libera 30% do benefício para pagar crédito consignado

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Novo Bolsa Família libera 30% do benefício para pagar crédito consignado

Novo Bolsa Família libera 30% do benefício para pagar crédito consignado

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.