Dia da Pizza: cerca de 3,8 milhões de unidades são consumidas por dia no País

Ketchup, maionese, barbecue e até molhos picantes estão cada vez mais presentes à mesa ao lado da iguaria

Nesta quinta-feira, 10, é comemorado o Dia da Pizza, data instituída no Brasil em 1985. Assim como outras datas sazonais, o comércio vê nela uma oportunidade para promover ações. O Brasil é um grande consumidor de pizza: segundo dados da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), são consumidas cerca de 3,8 milhões de pizzas por dia no País, sendo São Paulo responsável por quase 870 mil.

Entre as marcas que promovem ações no Dia da Pizza está o Pizza Hut. Neste ano, a rede vai vender uma pizza grande de pepperoni por R$ 29,90, em troca de um ímã de geladeira de qualquer pizzaria. Já o Aiqfome, plataforma de delivery que faz parte do ecossistema Magalu, está com uma promoção que vai até o dia 13, oferecendo cupons de R$ 10 de desconto em pedidos de pizza.

“A campanha incentiva as pessoas a se reunirem em casa, no ambiente de trabalho ou entre amigos, para brindar momentos cotidianos. Afinal, todo mundo gosta de pizza”, brinca Igor Remigio, CEO do Aiqfome.

Para celebrar a data, a Mamma Jamma do Botafogo Praia Shopping lançou um sabor especial para o mês de julho, criado pelo chef Raimundo Rodrigues: Prosciutto e Funghi.

“O Dia da Pizza é uma data que celebramos com muito sabor. Na Mamma Jamma, essa celebração ganha um tempero ainda mais especial com o lançamento do sabor Prosciutto e Funghi. É uma oportunidade para nossos clientes desfrutarem de uma receita exclusiva, feita com a qualidade que a casa oferece, enquanto apreciam a vista deslumbrante para o Pão de Açúcar”, afirma Isabella Colonna, gerente de Marketing do Botafogo Praia Shopping. 

Condimentos ganham espaço

Os condimentos vêm ganhando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros na hora de saborear uma pizza. Ketchup, maionese, barbecue e até molhos picantes estão cada vez mais presentes à mesa ao lado da iguaria.

Uma pesquisa realizada pela Kraft Heinz, em parceria com a plataforma Toluna, ouviu 1.000 pessoas em agosto de 2023 e revelou que mais de 34% dos entrevistados consomem pizza com ketchup, enquanto 20% optam por maionese. O estudo também destaca o crescimento do uso de molhos como alho, pimenta e barbecue para personalizar a experiência de consumo.

“A pizza é um prato com forte memória afetiva para os brasileiros. O que estamos vendo é uma diversificação de como essa paixão se manifesta, com os molhos funcionando como um complemento criativo da receita. As pessoas querem refletir seus gostos em suas pizzas, e isso abre um novo campo de possibilidades”, avalia Thiago Lopes, CMO da Kraft Heinz Brasil.

Segundo o levantamento, a prática é mais comum entre os consumidores do Nordeste e do Sul, que apresentaram maior diversidade no uso de molhos em pratos salgados — um indicativo de que há espaço para expandir essa tendência para outras regiões do País.

Imagem: Divulgação/Aiqfome

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist