Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Produtos veganos e robôs-garçons se destacam na Fispal 2022

Cerca de 50 mil visitantes devem passar pelo evento, que conta com 1.800 marcas expositoras, até sexta-feira

Redação de Redação
9 de junho de 2022
no Destaque do dia, Eventos, Foodservice, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 5 minutos
[the_ad id="169690"]

A Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes 2022 são realizadas nesta semana em São Paulo com a expectativa de reunir mais de 50 mil visitantes. As feiras, realizadas simultaneamente no Expo Center Norte, vão até sexta-feira (10) e contam, juntas, com 1.800 marcas expositoras, formando, assim, o maior encontro da comunidade foodservice e do setor de sorvetes da América Latina.

[the_ad id="138406"]

Entre os destaques da Fispal Sorvetes, estão gelados veganos, plant-based, diet, sem lactose, barra de proteína em forma de sorvete e até produtos para pets, além de formatos variados. “É minha primeira vez no evento. Como somos de uma fábrica de sorvetes, viemos para conhecer mais fornecedores e ter mais contato com outros tipos de fornecedores, e já deu para colocar novos contatos no radar. Faz toda diferença poder estar aqui, presencialmente, para ver todas as opções”, afirma de Deborah Delboni, da Cor e Sabor Indústria e Comércio, de São Caetano do Sul (SP).

A Arena Gelado Experience conta com apresentações e demonstrações práticas de formulações e receitas, além de palestras com convidados especializados em gestão de sorveterias, indústrias e cases de sucesso no mercado sorveteiro. A arena é realização da Fispal, Duas Rodas, Specialitá e Selecta, com patrocínio das empresas Carpigiani e 3L Locações.

“Oferecer produtos zero ou sem ingredientes de origem animal é inclusivo porque envolve aquelas pessoas que não podem ou preferem não consumir determinados ingredientes. Quando uma família vai à gelateria, é importante ter opções para todos os membros, como sabores zero lactose ou zero adição de açúcar. Antes, a saudabilidade era associada a um produto que não é gostoso, mas hoje temos soluções que deixam com uma boa textura e sem residual”, exemplifica Glaucia Parente, da Duas Rodas.

A Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete) e o Sindicato das Indústrias de Sorvete do Estado do Ceará (Sindsorvete) estão atentos às tendências e às inovações do setor. “Além dos produtos saudáveis, já temos lojas lindas para atrair os clientes e com espaços para pets, onde também podem tomar um sorvete feito especialmente para eles. Essa é a prova de que o setor está sempre inovando”, afirma Mirian Pereira, presidente do Sindsorvete.

Além do investimento em novos sabores e públicos, o setor de sorvetes tem buscado na linha de impulso um aumento de vendas. “Mais de 60% dos sorvetes comercializados são os de pote vendidos em mercados, lugares onde as vendas são difíceis, os preços, apertados, e a margem de lucro, pequena. Uma das saídas é investir em mercados mais rentáveis, como o de picolés, que faz parte da linha de impulso”, explica Amadeu Gonçalves, vice-presidente da Abrasorvete.

Point dos Chefs

A conexão humana entre a comunidade de profissionais da gastronomia está marcando quem passa pelo Point dos Chefes, espaço inédito que é uma das atrações da Fispal 2022. O espaço é uma iniciativa da FIC Brasile (Delegação Brasileira da Federação Italiana de Chefes) e seu propósito é servir como um ponto de encontro para chefs e demais profissionais do setor gastronômico.

A proximidade com as pessoas é um dos aspectos que mais está marcando o chef Paulo Guimarães “Papi”, proprietário de uma Lasagneria na cidade de São Roque (SP) e membro da FIC Brasile. “Essa volta ao presencial está sendo emocionante. Estou muito feliz de estar aqui vendo gente, abraçando gente e tendo esse contato humano, que é tão essencial para nossa comunidade”, afirma Guimarães.

O chef também reforça a importância de um espaço dedicado ao encontro de quem atua no setor: “É incrível estar aqui, porque além desse encontro, também temos a oportunidade de nos atualizar sobre técnicas e tecnologias gastronômicas. A dimensão da feira e a quantidade de pessoas que estão passando por aqui no Point dos Chefes são enormes.”

Para Mary Prates, chef de escultura de frutas e legumes, o espaço tem despertado muito interesse do público visitante da feira. “Eles têm gostado bastante de tudo que estamos apresentando aqui, tiram fotos, fazem perguntas, todos muito interessados em adquirir novos conhecimentos”, revela Prates, que também é membro da FIC Brasile. “O público está sendo bem diverso, com estudantes, empresários e chefs.”

Produtos veganos e robôs-garçons se destacam na Fispal 2022

Robôs-garçons 

Robôs-garçons circulam pelos corredores da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022. São diferentes modelos já à disposição no mercado brasileiro, todos equipados com Inteligência Artificial e Navegação Autônoma. Incorporando prateleiras, eles são capazes de transportar até 40 kg de refeições, bebidas, utensílios e objetos em geral.

“Os robôs têm baterias para até dez horas de operação. Alguns modelos podem ser programados para se conectar automaticamente a bases de recarga em períodos ociosos”, detalha Pedro Kaplan, diretor de produtos robóticos da MedLaser. Segundo ele, unidades já estão em serviço em hospitais no Brasil, realizando serviços de abastecimento de quartos.

A configuração dos robôs é feita por meio de aplicativos de smartphone. Com IA e telas sensíveis ao toque, eles podem conversar com o público e com “colegas” dos estabelecimentos, apresentar cardápios e receber pedidos. “A ideia é que os robôs-garçons sejam um complemento para as equipes de atendimento. Eles não conseguem substituir plenamente profissionais humanos, mas podem ficar responsáveis pelas operações mais repetitivas. Dessa forma, eles humanizam o trabalho”, afirma Pedro D’Ávila, representante da MedLaser.

Empreendedorismo nas comunidades

Parceira estratégica da Fispal Food Service, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) firmou em abril um termo de cooperação por economia circular e inclusão dos catadores com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT). Também numa iniciativa do setor em prol da inclusão social, a entidade nomeou um líder de relacionamento com as favelas: Michael Gomes, que esteve na Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022.

Gomes é um dos criadores do coletivo Dendê de Luta, que desde 2018 realiza projetos culturais, sociais e de capacitação profissional na Comunidade do Dendê, em Fortaleza. “Um dos nossos intuitos, na parceria com a Abrasel, é estimular o empreendedorismo. A alimentação pode transformar vidas nas comunidades, e a Fispal Food Service é uma fonte de inspiração para iniciativas”, afirma o jovem líder.

Presencial e digital

Esta edição especial do evento marca a volta do ambiente presencial, com a novidade da plataforma digital, onde o visitante poderá acompanhar alguns momentos do pavilhão de forma online. O formato híbrido (presencial e digital) reforça o novo posicionamento da Fispal, de atuar como a maior plataforma de conexão do foodservice, conectando compradores e fornecedores, por meio de seus eventos físicos, híbridos e digitais durante os 365 dias do ano.

O evento presencial da Fispal Food Service é organizado de acordo com o protocolo de saúde e segurança AllSecure da Informa, que desenvolveu um conjunto de processos e medidas de saúde e segurança para seus eventos.

Todos os participantes da Fispal Food Service 2022 poderão doar alimentos não perecíveis, em caixas de coleta espalhadas pela feira. Os itens ajudarão a compor cestas básicas e marmitas que serão distribuídas a 400 famílias cadastradas na região Norte da capital paulista.

Imagens: Divulgação

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Apoiar pequenos lojistas deve ser prioridade para shopping centers

Próxima Postagem

Construtora arremata Daslu, que deve virar grife de prédios classe A

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Construtora arremata Daslu, que deve virar grife de prédios classe A

Construtora arremata Daslu, que deve virar grife de prédios classe A

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.