Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Estudo aponta a existência de 5 farmácias para cada 10 mil habitantes

Sudeste tem a menor taxa, sendo 4,2 unidades a cada 10 mil pessoas, e Centro-Oeste tem a maior, 6,1 a cada grupo de10 mil

Redação de Redação
9 de abril de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
consumidores

Existem cinco farmácias para cada 10 mil habitantes no Brasil. Ao todo, o País já reúne 99.816 estabelecimentos farmacêuticos. Os números são de um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Cognatis, empresa especializada em big data e analytics.

A região Centro-Oeste é a que apresenta a maior quantidade de lojas na proporção populacional, totalizando 6,1 a cada grupo de 10 mil pessoas, enquanto o Sudeste tem a menor taxa: 4,2 unidades a cada 10 mil habitantes.

Quando considerado o número geral de estabelecimentos, 36% das farmácias no Brasil concentram-se nos quatro estados do Sudeste, o que representa 35.912 unidades físicas. O Nordeste aparece a seguir, com 30%, ou 29.901 em números absolutos. Em terceiro lugar, vem o Centro-Oeste, onde se concentram 15% das farmácias brasileiras (15.186 lojas). Depois, vêm as regiões Sul e Norte, respectivamente, com 10% e 9% do total dos pontos de vendas no País, representando, em ordem decrescente, 9.847 e 8.970 unidades.

As redes farmacêuticas representam quase 20% do volume de lojas. “A presença das farmácias no mercado brasileiro mostra que algumas poucas empresas são de alcance nacional e diversas companhias têm muita força regional”, comenta Eduardo Terra, presidente da SBVC.

“Além das farmácias agrupadas em redes de atuação regional e multirregional e das farmácias individuais, é importante destacar a forte presença das redes associativistas”, acrescenta o executivo.

Gastos de clientes 

O estudo também analisou o perfil de gastos dos clientes das farmácias no Brasil. Nas classes socioeconômicas de maior poder aquisitivo, o Sudeste lidera em relação ao tíquete médio gasto, cerca de R$ 2.698,63 por domicílio. Já os estados do Sul contabilizam as menores despesas médias por domicílio entre os mais ricos, com um tíquete médio bem abaixo do líder: R$ 1.579,95 por residência.

Levando-se em conta o extrato social mais baixo (classes C1, C2 e D/E), a Região Nordeste é a que apresenta os maiores valores médios mensais. “O desembolso mensal com saúde nos lares tem uma variação fortemente atrelada à relação com a renda média regional. No Norte, o gasto médio é de R$ 160. No Sul, é 2,7 vezes maior, chegando a R$ 427”, complementa Eduardo Terra.

Na comparação entre os que gastam mais e menos nas farmácias, a realidade entre a classe A do Sudeste e a classe D/E do Sul revela uma imensa discrepância: com um gasto médio em torno de R$ 69,18, este grupo socioeconômico tem um gasto 38 vezes  menor que os habitantes financeiramente abastados.

O estudo avaliou mais de 3 mil variáveis de consumo, demográficas e de empresas do mercado varejista no Brasil.

Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Kumon planeja expansão no Sul do País e investe em tecnologia para atrair novos franqueados

Próxima Postagem

Alimentação sustentável: entre a teoria e a prática, um chamado para atitudes conscientes

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Alimentação sustentável: entre a teoria e a prática, um chamado para atitudes conscientes

Alimentação sustentável: entre a teoria e a prática, um chamado para atitudes conscientes

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.