Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Segundo presidente do IFB digitalização ajuda, mas não é a solução para o setor

Aiana Freitas de Aiana Freitas
9 de abril de 2020
no Destaque do dia, Foodservice, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Presidente IFB
[the_ad id="169690"]

O Instituto Foodservice Brasil (IFB) é uma das entidades que acompanha com muita apreensão a evolução do novo coronavírus no país e faz parte de um setor fundamental da economia, composto por bares e restaurantes, com faturamento superior a R$ 400 bilhões e que emprega cerca de 6 milhões de brasileiros.

[the_ad id="138406"]

Durante a live Mercado & Consumo em Alerta, em parceria com a GS&MD, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza, Ely Mizrahi, presidente do IFB disse que mais de 1 milhão de pontos comerciais em todo o país integram as associações, entre marcas independentes, redes e franquias, empresas líderes em seu segmento e atendem milhares de pessoas diariamente, por isso, o atual momento preocupa os diversos elos da cadeia (operador, distribuidor e indústria).

O empresário acredita que a perda da insegurança por parte dos consumidores ainda vai levar um tempo e os restaurantes vão precisar repensar seu modelo de negócios. Ainda segundo ele, o momento poder ser uma oportunidade para as empresas se reinventarem além da cozinha. “Eficiência, capacitação da mão de obra e reengenharia do cardápio são, por exemplo, pontos que podem ser revistos e atualizados em meio a este cenário incerto que o país enfrenta”, explica o empresário que aponta ainda o desafio da sobrevivência no setor para os próximos seis meses.

Nesta direção, que envolve a busca por alternativas para tentar manter as operações saudáveis, a digitalização dos negócios pode contribuir, já que é possível aplicar essa prática em todos os elos da cadeia. Na área comercial, por exemplo, a visita é primordial para o setor, mas com a crise ela ficou altamente comprometida, obrigando a transferência da relação presencial para uma conversa remota. “Muitos estão acelerando seu movimento de digitalização para se conectarem com os pontos de contato, mas ainda não é o suficiente”, alerta o executivo.

Para colaborar com esse cenário de incertezas, o IFB – ao lado das entidades citadas no início da matéria -, tem feito gestões junto ao Governo Federal, estados e municípios para minimizar os efeitos do coronavírus na economia. Delivery como serviço essencial para a sociedade, Financiamento de impostos devidos e do período da crise, desoneração da folha de pagamentos e Criação de linhas especiais de crédito são algumas das medidas defendidas.

“O desafio pelo qual passa nosso país, seja em relação à saúde pública como na condução da economia, não tem precedentes em nossa história. Poupar vidas e preservar empregos com medidas práticas adotadas por governos, pelas empresas e pelos cidadãos é missão fundamental e prioritária nesse momento”, explica Mizrahi.

Perguntado sobre os desafios operacionais de supply-chain, o presidente do IFB disse que o operador foi o primeiro elo da cadeia a sentir o impacto da crise, já que ele tem o papel de conectar a indústria e o distribuidor. Para ele, o principal desafio do operador é a sobrevivência e o distribuidor deve levar todas as informações que o pequeno operador precisa neste momento, assim como a indústria deve estar alinhada e sensível a este momento.

“Precisamos nos ajudar como cadeia, porque se a indústria não apoiar o distribuidor, ele também vai morrer. É necessário colocar em prática uma rede de solidariedade, pois se não buscarmos soluções que transcendam apenas aquele elo específico da cadeia, lá na frente teremos uma cadeia sem engrenagem”, ressaltou que finalizou sua participação destacando a solidariedade, conexão e serenidade como pontos-chave para a ajuda na tomada de decisões assertivas para o momento.

* Imagem divulgação

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Para marcas de luxo, impacto das vendas se estenderá por mais de sete meses

Próxima Postagem

“O delivery se tornou a opção mais viável no momento”, afirma diretora Comercial da Rappi

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Camila Velzi

“O delivery se tornou a opção mais viável no momento”, afirma diretora Comercial da Rappi

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.