Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Varejo farmacêutico termina 2021 com crescimento de 10,8%

Dados da Febrafar mostram que faturamento passou de R$ 137,3 bilhões em 2020 para R$ 152,1 bilhões em 2021

Redação de Redação
9 de fevereiro de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
BNDES

O faturamento do varejo farmacêutico aumentou de R$ 137,3 bilhões em 2020 para R$ 152,1 bilhões em 2021, o que representou um crescimento de 10,8%, segundo dados divulgados pela IQVIA no fim de janeiro. O grande destaque foram as lojas das redes associadas à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), que cresceram no ano 15,9%, praticamente 50% acima do mercado.

“O crescimento de dois dígitos do varejo farmacêutico é excepcional. Contudo, está nítido que o mercado estava impactado com a pandemia. Em dezembro entramos um pouco na normalidade, porém iniciamos o ano de 2022 um pouco diferente do imaginado, com o retorno do crescimento de casos da pandemia, somado com casos de gripe, podendo ter algumas novidades”, explica o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.

Já em relação ao desempenho da Febrafar, Tamascia complementa: “O fato é que crescemos 15,9%, ou seja, obtivemos um aumento de 50% acima do mercado. Esse resultado já se repete nos últimos onze anos, mostrando claramente que o varejo independente, quando bem-organizado, tem condição de crescer acima do restante do mercado.”

O crescimento do mercado está calçado no aumento de preço e abertura de novas lojas, sem crescimento de venda nas mesmas lojas. Já entre as empresas associadas à Febrafar, os números são diferentes: 5% relacionados estão ao aumento de preços, 7% com base em novas lojas, e 4% de crescimento na mesma loja.

“A Febrafar é o único agrupamento do mercado que tem crescimento nas mesmas lojas. Outro ponto a ser destacado em relação ao tema o crescimento de faturamento se dá de forma uniforme em todo o país”, analisa Tamascia.

Aumento de participação

O crescimento do faturamento dos associados da Febrafar está relacionado ao aumento da participação de mercado da entidade, que em 2017 era de 9,9% e em 2021 chegou a 12,9%. Outro destaque desse mercado é número de farmácias, que atualmente são 86.552 – dessas, mais de 12 mil são lojas das 60 redes associadas a Febrafar que estão em todos os Estados brasileiros e Distrito Federal.

“Muito importante destacar que se tem comumente a ideia de que temos muitas farmácias no País, mas isso não é realidade. Temos muito espaço para crescimento desse mercado e por mais que se abram muitas farmácias, também se tem um número alto de fechamentos”, explica Tamascia

Em relação ao ano de 2022 as previsões também são positivas. “A varejo farmacêutico tem grandes perspectivas de crescimento em função de fatores variados, como o envelhecimento da população e a chegada de cada vez mais opções de produtos no mercado. Contudo, acredito que para 2022 a digitalização se intensificará, sendo uma necessidade para as farmácias. Devemos pensar nessa digitalização como um movimento que leva em conta a farmácia em 360°, é preciso que se tenha a tecnologia atuando em todas as áreas possíveis”, finaliza o presidente da Febrafar.

Imagem: Shuttestock

Postagem anterior

Com voto decisivo de presidente, Cade aprova compra da Oi por Claro, Vivo e TIM

Próxima Postagem

Scandit capta US$ 150 milhões em investimento e supera US$ 1 bilhão em valor de mercado

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Scandit capta US$ 150 milhões em investimento e supera US$ 1 bilhão em valor de mercado

Scandit capta US$ 150 milhões em investimento e supera US$ 1 bilhão em valor de mercado

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.