Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Boom do e-commerce e cliente inexperiente fazem tentativas de fraude subirem 54% em 2020

Aiana Freitas de Aiana Freitas
9 de fevereiro de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

O crescimento do e-commerce em meio à pandemia de Covid-19 teve impacto direto na quantidade de tentativas de fraude no varejo eletrônico em 2020. Segundo os dados do “Mapa da Fraude”, produzido pela Clearsale, foram 3,5 milhões de registros no ano passado, o que representou uma alta de 53,61% na comparação com 2019.

É o maior número já registrado pela empresa, provedora global de soluções contra esse tipo de problema, que divulga levantamentos do tipo há duas décadas. No entanto, apesar da alta expressiva, ela foi menor do que a registrada no número de pedidos no mesmo período (73,84%).

A Clearsale classifica como tentativas de fraude todas as transações que, por algum motivo, foram consideradas suspeitas ou foram confirmadas após análise. Ainda segundo a empresa, elas não necessariamente resultaram em prejuízo para o varejo, uma vez que a imensa maioria foi barrada pelos sistemas de proteção da companhia.

Em 2020, 267 milhões de transações foram analisados no Brasil – no caso do e-commerce, foram considerados apenas pagamentos feitos por meio de cartão de crédito.

Inexperiência dos consumidores

Segundo a empresa, os fraudadores se aproveitaram da entrada de novos consumidores no e-commerce quando as lojas físicas foram fechadas. Inexperientes no uso das ferramentas de compra virtual, eles ficaram mais expostos aos golpes.

Além de fazer seu tradicional levantamento anual, a Clearsale também fez uma comparação pontual para checar o impacto direto da pandemia nas tentativas de fraude. Segundo esses dados, entre março e dezembro de 2019, período considerado “pré-pandemia”, foram 2,2 milhões de tentativas. No “pós-pandemia”, entre março e dezembro de 2020, foram 3,2 milhões. A alta é de 45,45%.

Mais uma vez, o aumento foi grande, mas, ainda assim, inferior ao crescimento da quantidade de pedidos no e-commerce, que passou de 131 milhões para 245 milhões no mesmo período – alta de 87%.

Itens pertencentes a categorias que têm mais liquidez, ou seja, alta procura e fácil venda no mercado paralelo, foram os mais fraudados do ano passado. Pela ordem, apareceram as categorias “celulares”, “automotivo” e “alimentos”.

Os tipos de fraude mais comuns

O Mapa da Fraude da Clearsale dividiu os tipos de fraude em três:

Fraude efetiva
O fraudador chega, navega pela loja, efetua a compra e, na hora de pagar, insere os dados roubados de cartão de crédito de bons consumidores. Por se tratar de dados corretos, a identificação da ação se torna mais difícil.

Fraude amigável
Quem está efetuando a compra não é o titular, e sim uma pessoa próxima, como o filho ou a mãe. Como o titular do cartão não sabe que a pessoa usou seus dados, ele contesta a compra.

Autofraude
O titular efetua a compra com o próprio cartão e, após receber o produto ou serviço, entra em contato com a administradora para contestar o lançamento na fatura, como se não reconhecesse a dívida.

Imagens: Bigstock e Divulgação

Postagem anterior

Venda por Relacionamento: você já ouviu falar?

Próxima Postagem

Pagamentos com cartões crescem 8,2% e movimentam R$ 2 trilhões em 2020

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Pagamentos com cartões crescem 8,2% e movimentam R$ 2 trilhões em 2020

Pagamentos com cartões crescem 8,2% e movimentam R$ 2 trilhões em 2020

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile