Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Com 195 eventos programados para 2025, São Paulo deve receber 1,6 milhão de turistas

Os eventos de negócios, como feiras, congressos e convenções, são os mais numerosos, somando 103

Felipe Mario de Felipe Mario
9 de janeiro de 2025
no Destaque do dia, Economia, Eventos, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Com 195 eventos agendados para 2025, São Paulo deve receber 1,6 milhão de turistas

Em 2025, a São Paulo será sede de diversos eventos de grande porte, entre shows, feiras e eventos esportivos, e é esperado que a cidade receba 1,6 milhão de turistas. Os dados são de um levantamento realizado pela São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de turismo da Prefeitura de São Paulo, que aponta para este ano a programação de 195 eventos, totalizando 530 dias de execução, o que equivale a mais de um grande evento por dia.

Com sua capacidade de atrair visitantes, os eventos de negócios, como feiras, congressos e convenções, são os mais numerosos, somando 103. Os de entretenimento vêm logo em seguida, com 75, sendo 35 deles shows e festivais internacionais, como o Lollapalooza em março e o The Town em setembro. Além disso, há eventos esportivos, como a Fórmula 1, que na última edição movimentou quase 300 mil turistas.

De acordo com Marco Lisboa, CEO e fundador da 3, 2, 1 GO!, uma rede de franquias especializada em experiências de viagem, eventos de grande porte como shows e festivais não apenas atraem multidões, mas também geram um efeito dominó em setores como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio. “A presença de turistas em busca dessas experiências movimenta bilhões de reais na economia local, fortalecendo negócios e criando novas oportunidades de emprego.”

O estudo da SPTuris estima que o público total desses eventos deve alcançar a marca de 8 milhões de pessoas. Em média, as grandes atrações recebem 20% de público vindo do interior paulista, de outros estados e do exterior. O número total de eventos ainda deve crescer, chegando perto de 300, principalmente com os agendamentos para o segundo semestre.

“Shows, festivais e eventos internacionais têm um forte apelo para turistas estrangeiros, especialmente em destinos icônicos como São Paulo. Com novas rotas aéreas e parcerias estratégicas, a conectividade internacional é reforçada, atraindo públicos diversificados”, explica Lisboa.

Promoção da cidade

Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) indicam que, no primeiro semestre de 2024, o setor de turismo já havia faturado R$ 17,5 bilhões, um resultado impulsionado principalmente pelos eventos que atraem multidões ao longo do ano.

Lisboa avalia que essas realizações transformam São Paulo em uma vitrine internacional, posicionando a cidade como um hub cultural, gastronômico e de negócios, e mostrando ao mundo sua infraestrutura e diversidade.

“A promoção de um calendário recheado de atrações fortalece a imagem de São Paulo como um destino vibrante e dinâmico”, acrescenta.

Turismo na economia nacional

Em outubro de 2024, o índice de atividades turísticas cresceu 4,7% frente a setembro, segundo resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 5,2%, de acordo com dados do IBGE. Com isso, o segmento de turismo se encontra 12,9% acima do patamar de fevereiro de 2020 e renova o ponto mais alto da série, superando em 4,4% o mês de junho de 2024, antigo ápice.

O ano de 2024 encerrou como um dos melhores para o setor de turismo da história. O Brasil alcançou a marca recorde de 6.657.377 turistas estrangeiros, um aumento de 12,6% em comparação ao ano anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

O Estado de São Paulo liderou com a maior quantidade de turistas, recebendo 2.207.015 visitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 1.513.235.

“Grande parte do aquecimento do ramo do turismo é pós pandêmico. As pessoas descobriram que realmente ter carro novo, casa nova, mansões é bom, mas isso fica. Então agora elas estão investindo muito em experiências e viagens”, conta Lisboa.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Giuliana Flores expande operação de vending machines em São Paulo

Próxima Postagem

Armarinhos Fernando reforça equipe e projeta aumento de 4% nas vendas de material escolar

Felipe Mario

Felipe Mario

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Armarinhos Fernando reforça equipe e projeta aumento de 4% nas vendas de material escolar

Armarinhos Fernando reforça equipe e projeta aumento de 4% nas vendas de material escolar

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile