Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Sustentabilidade, saúde e conveniência: as inovações da maior feira de alimentos do mundo

Anuga tem início neste sábado na Alemanha; Mercado&Consumo é parceira oficial do evento no Brasil

Redação de Redação
8 de outubro de 2021
no Destaque do dia, Eventos, Foodservice, Notícias, Supermercados
Tempo de leitura: 3 minutos
Sustentabilidade, saúde e conveniência: as inovações da maior feira de alimentos do mundo

Alimentos à base de plantas, carne de laboratório, produtos com ingredientes naturais sem corantes artificiais, cápsulas de café compostáveis e alternativas ao leite. Essas são algumas das inovações em destaque na Anuga, que começa neste sábado (9) em Colônia, na Alemanha. A Mercado&Consumo é parceira oficial do evento e realiza uma cobertura especial até a próxima quarta-feira (13).

A Anuga é considerada a maior feira de alimentos e bebidas do mundo e é referência para os setores de supermercados e de foodservice (que envolve indústrias, distribuidores e operadores de bares e restaurantes).

As inovações do Anuga 2021 são caracterizadas principalmente pela sustentabilidade, pela saúde e pela conveniência. Alimentos à base de plantas (plant-based) são um tema contínuo entre os participantes. Várias empresas de alimentos e bebidas estão procurando usar ingredientes de origem vegetal como suplementos ou a principal atração para o desenvolvimento de novos produtos. O fato de os consumidores estarem cada vez mais sensíveis ao tema sustentabilidade também pesa a favor. Alimentos que levam a declaração do produto “puramente à base de plantas” são particularmente populares. Fontes vegetais de proteína incluem, entre outras, soja, ervilha, sementes de abóbora e sementes de girassol. Entre os novos produtos apresentados na Anuga, estão, por exemplo, biscoitos de grão de bico integral, bolas de proteína, salada de peixe à base de plantas, molho feito de favas ou envoltórios de beterraba.

A substituição de carne se mostra como tendência apenas quando se fala de produtos vegetarianos. Entre as novas alternativas expostas na feira, estão carnes de laboratório ou à base de células até insetos. Os novos produtos vão desde refeições prontas com almôndegas vegetais até nuggets de frango ou salsichas à base de vegetais. A carne à base de células será, por exemplo, apresentada na Anuga no dia 11 de outubro no âmbito da “New Food Conference”.

A terceira tendência deste ano abrange produtos que oferecem benefícios adicionais para a saúde e ingredientes naturais sem corantes artificiais. É aqui que entram em jogo, também, os produtos com o chamado “rótulo limpo”, ou seja, sem ingredientes desconhecidos do consumidor. A rotulagem limpa fornece ao usuário final informações sobre ingredientes, origem, fatores éticos e fatores ecológicos. Os expositores apresentam, por exemplo, café turco com colágeno e produtos que contêm kombuchá (bebida fermentada feita a partir do chá preto).

No tema sustentabilidade, cápsulas de café compostáveis e copos de papel se destacam entre as ofertas.

Presencial e digital

A Anuga é realizada a cada dois anos pela Koelnmesse em cooperação com a Associação Federal do Comércio Varejista Alemão, a Federação das Indústrias Alemãs de Alimentos e Bebidas e a Associação Alemã de Hotéis e Restaurantes. Os organizadores não esperam alcançar o mesmo número de visitantes da última edição, de 2019 – o espaço de exibição reservado agora equivale a dois terços do daquele ano. Ainda assim, os números impressionam: mais de 4 mil expositores de 94 países vão participar do evento.

A quantidade de participantes internacionais na maior feira de alimentos e bebidas do planeta permanece grande em 2021, o que evidencia a característica da Anuga de ditar tendências no que diz respeito a produtos e inovações. Os dez países participantes com maior número de expositores são Bélgica, Alemanha, França, Grécia, Itália, Holanda, Polônia, Espanha, Turquia e Estados Unidos. O Brasil também se fará presente por meio de empresas como a BRF e entidades como a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

A Anuga está trilhando novos caminhos com seu conceito híbrido, que prevê que o comércio físico in loco no espaço de Colônia seja aprimorado pela página Anuga @home. Por meio da plataforma, os inscritos poderão se comunicar com os tomadores de decisão da indústria e se manter atualizados sobre todos os temas abordados no evento. Haverá painéis e seminários online, apresentações de empresas e produtos.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Cartilha traz dicas para reduzir desperdício de alimentos em restaurantes

Próxima Postagem

Renner investe R$ 1,2 bi em centro de distribuição de olho nas vendas online

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Lojas Renner restabelece e-commerce e aplicativo após ataque cibernético

Renner investe R$ 1,2 bi em centro de distribuição de olho nas vendas online

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile