Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Pesquisa inédita revela a dinâmica do Foodservice no Brasil – Parte II

Redação de Redação
8 de outubro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Foodservice, Inteligência de mercado, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
[the_ad id="169690"]

Por Eduardo Yamashita*

[the_ad id="138406"]

– Qual o share de cada segmento do Foodservice? Qual a participação do fast food no mercado? O Foodservice no varejo já é relevante? Qual o perfil dos clientes? Essas são algumas das perguntas que responderemos neste artigo, que só é possível devido à pesquisa CREST, realizada pela GS&MD – Gouvêa de Souza.

Apesar da relevância do segmento, pouco se sabia sobre o Foodservice no País e as perguntas mencionadas acima ficavam sem resposta. Como citei no meu último artigo (que você pode ler aqui), foi para atender essa demanda que a GS&MD lançou, em parceria com o NPD Group, a pesquisa CREST, maior e mais completo levantamento do segmento de Foodservice com 72 mil respondentes por ano e que é realizada em 12 países.

Segmentos

O segmento de fast food representa um pouco menos de metade do tráfego de consumidores e dentro desse segmento o formato mais representativo ainda é o tradicional (padarias, lanchonetes, vendedores, etc). Já o formato que chamamos de fast food moderno (onde estão a maioria das principais redes), representa 22% desse segmento, enquanto que o formato casual (modelo de restaurantes por quilo) tem 16% do tráfego.

Os segmentos de serviço completo (restaurantes com menu, mesas, garçom, etc) e o segmento de varejo (hiper, super, conveniência) têm participação equivalente no tráfego de consumidores, mas na análise do share de gasto, o serviço completo tem representatividade duas vezes maior, devido ao seu ticket médio mais alto. O fato do varejo ter uma representatividade tão grande no segmento já mostra uma faceta do mercado que muitas vezes passa desapercebida e que também pode representar uma grande oportunidade para varejistas e operadores.

Surpreendentemente, o fator mais importante para os consumidores, ao escolher o varejo é a conveniência, enquanto que o fator preço aparece com importância menor que em outros segmentos.

Perfil dos consumidores

Observamos que os consumidores entre 18 a 34 anos têm uma participação desproporcional no Foodservice – esse perfil de consumidor é particularmente importante, pois além de ser responsável pela maior parte do tráfego e do gasto no segmento, esse consumidor também carrega seus hábitos em formação por toda a vida.

Por fim, o percentual de pessoas que compraram uma comida ou bebida preparada fora do lar no dia anterior (o que nomeamos de penetração) é de apenas 26% no Brasil, fato esse que mostra o enorme potencial ainda latente no País, mas fica claro que a chave do sucesso no segmento é entender os hábitos e as necessidades dos clientes e se posicionar de forma adequada para atender as suas demandas.

Para mais informações sobre o estudo CREST, entrar em contato com Eduardo Yamashita (eduardo.yamashita@gsmd.com.br), diretor de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza.

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

O que é meu é nosso – o fim do hiperconsumo!

Próxima Postagem

Estamos fora do acordão!

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem

Estamos fora do acordão!

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.