Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Após boom, microfranquias se consolidam como porta de entrada empreendedora, mostra ABF

122 novas marcas de microfranquias se associaram à ABF e outras 26 tradicionais lançaram formatos com menor valor

Redação de Redação
8 de julho de 2024
no Destaque do dia, Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Depois de boom, microfranquias estabilizam e se consolidam como porta de entrada empreendedora, mostra estudo da ABF

Empata Brasil é uma das 22 marcas de microfranquias que migraram para o modelo chamado tradicional

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com seus associados durante o mês de maio revela que o modelo de microfranquias se estabilizou depois de crescer 87% entre maio de 2021 e maio de 2023. Para a ABF, esse resultado, junto a outros dados de maturidade, indica uma maior consolidação do segmento.

Os dados mostram, ainda, que o segmento de microfranquias continua a receber novas entrantes, mas em ritmo menor, enquanto algumas marcas ultrapassam o teto e passam a se enquadrar como tradicionais. São consideradas microfranquias, de acordo com a ABF, as operações que têm investimento inicial de até R$ 135 mil.

“Mais maduro e profissional, o segmento das microfranquias mostra uma movimentação muito interessante de marcas que nascem micro e avançam para o modelo tradicional, assim como marcas já consolidadas que passam a oferecer opções com investimentos mais baixos para atrair novos perfis de investidores e chegar a mercados menores, principalmente cidades do interior com menos de 200 ou 100 mil habitantes. Essa versatilidade, de forma geral, abre portas tanto para franqueadores como potenciais franqueados, indicando mais uma vez o caráter de inclusão empreendedora das microfranquias”, afirma Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF.

Depois de boom, microfranquias estabilizam e se consolidam como porta de entrada empreendedora, mostra estudo da ABF

O estudo revelou 22 microfranquias que migraram para o modelo chamado tradicional (seja por mudança estratégica ou pela elevação dos custos), como Açaí no Kilo, Empada Brasil e Fast Frame. Por outro lado, 26 fizeram o caminho inverso, lançando modelos mais enxutos, como CVC Brasil, Decor Colors e Instituto dos Óculos.

O segmento de Serviços e Outros Negócios, alavancado por franquias na área financeira, continua predominante entre as microfranquias. Chama a atenção, no entanto, o crescimento de marcas em Alimentação e Casa e Construção e a presença consolidada em outros segmentos como Saúde, Beleza e Bem-Estar e Educação.

Depois de boom, microfranquias estabilizam e se consolidam como porta de entrada empreendedora, mostra estudo da ABF

A maior maturidade das microfranquias pode ser confirmada também com a perenidade das marcas. Atualmente, 32% das microfranquias associadas à ABF têm mais de 10 anos de operação. “Outro dado importante é que 80% das marcas contam com mais de três anos de operação, o que proporciona mais confiança ao investidor que deseja ingressar no sistema por meio de uma microfranquia”, acrescenta Bruno Arena, diretor de Microfranquias da ABF.

“Soma-se a isso o fato de que, do universo de marcas que possuem a modalidade de microfranquias, 19% possuem o selo de excelência”, comemora Bruno Arena, ressaltando que as obrigações de uma marca em relação ao seu papel como franqueador são as mesmas em qualquer formato.

Em relação ao modelo de operação, ao contrário do que se imagina, grande parte das microfranquias operam com unidades físicas (67%). O modelo home based é responsável por 26% das operações, enquanto os quiosques representam (7%).

Assim como o franchising, grande parte das microfranquias operam no Sudeste (52%). “Esse número revela que ainda há muito espaço nas demais regiões do País para o desenvolvimento desse modelo, que oferece capacitação e profissionalização para diversas atividades ainda realizadas de forma autônoma e sem padronização”, ressalta o diretor.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

St. Marche amplia a linha de marca própria com o lançamento de barras de chocolates produzidas com cacau brasileiro

Próxima Postagem

Empresas do RS têm até dia 12 para aderir a programa de Apoio Financeiro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Empresas do RS têm até dia 12 para aderir a programa de Apoio Financeiro

Empresas do RS têm até dia 12 para aderir a programa de Apoio Financeiro

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.