Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

“Não podemos deixar o remédio matar o paciente”, afirma Flávio Rocha

Aiana Freitas de Aiana Freitas
8 de abril de 2020
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Flavio Rocha

Com o objetivo de prevenir o avanço dos impactos do coronavírus, a Riachuelo foi a primeira rede varejista de vestuário que suspendeu as atividades de todas as suas lojas [são mais de 300] espalhadas pelo Brasil, disse Flávio Rocha, presidente do Conselho de Administração do Grupo Guararapes-Riachuelo, durante de live promovida pela Mercado & Consumo na manhã desta quarta-feira, 8 de abril.

Segundo o executivo, esse tsunami que se abateu sobre o mundo tem referências num passado distante e a população não pode permitir que este pânico impeça a busca por aprendizados em outras pandemias. O empresário fez comparações com as vítimas invisíveis da sociedade. “Se atuarmos com a visão estreita e diminuir a estatística apenas pensando nas mortes pelo coronavírus estaremos deixando de lado a segunda onda do problema, que envolve o desemprego, a fome – que também mata -, além das vitimas da violência urbana”, elencou Rocha, que ainda completou que “não podemos deixar o remédio matar o paciente”.

Fazendo uma comparação com os Estados Unidos, Flávio Rocha lembrou que a maior economia do mundo teve um recorde de pedidos de seguro desemprego, com mais de 10 milhões de solicitações nas duas últimas semanas. “Por aqui o estrago poder ser ainda maior, com cerca de 40 milhões de desempregados, ocasionando uma desordem na economia no nosso país”, lembrou. Pra ele, há maneiras de não parar a economia sem colocar a população em risco. “A recessão resultante de se tirar a economia da tomada vai gerar ainda mais mortes”, alertou o empresário.

A implementação de férias coletivas para seus colaboradores e a interrupção da produção estão entre as providências que a Riachuelo tomou para o período de crise. No entanto, foi mantida a produção de itens hospitalares como máscaras, toucas e aventais, que estão sendo aos órgãos públicos, fruto do Programa Pro-Sertão, com a colaboração de oficinas credenciadas da Riachuelo, que já prestam serviços à varejista. O objetivo da parceria entre elas é fomentar a economia dos microempreendedores que dependem dos serviços para se manterem ativos no mercado, no presente cenário de emergência sanitária e econômica.

Sobre as oportunidades que a crise tem gerado, Flávio Rocha destacou o forte crescimento do grupo lar, com a Casa Riachuelo, que apresentou um aumento significativo na participação no e-commerce, assim como a linha pet, novo mercado que a empresa decidiu investir a partir de um mix abrangente de itens. “Com as nossas lojas físicas fechadas o e-commerce se tornou o grande canal de vendas, que até então representava cerca de 3% do faturamento da empresa. Hoje podemos dizer que tudo está em 100% no online”, disse.

Ainda sobre as mudanças positivas pós covid-19, as transformações que envolvem o processo da aceleração da inclusão digital, como bancarização e marketplace, este segundo com os pequenos varejistas em pé de igualde com o mercado, colaboram com a economia colaborativa. Para Flavio Rocha, a barreira da escala deixa de existir com essa inclusão e nada como um período de crise para eliminar barreiras que ainda existiam até então.

Outro ponto trazido durante a live foi com relação aos atuais estoques previstos para este ano. De acordo com o executivo, o inverno de 2020 cairá em 2021. “Por mais que haja esforços em canais alternativos, teremos uma postergação para o inverno do ano que vem por conta do acumulo de estoque. Este não é um problema tão dramático, como é o recente caso dos ovos de páscoa, mas nos preocupa também”, disse.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Estudo aponta que home office deve crescer 30% após crise do novo coronavírus

Próxima Postagem

Foodservice será tema do próximo Mercado & Consumo em Alerta

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
foodservice

Foodservice será tema do próximo Mercado & Consumo em Alerta

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.