Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Grupo Soma registra lucro líquido ajustado de R$ 99,3 milhões no quatro trimestre de 2022

Na comparação com o mesmo período de 2022, lucro da varejista teve alta de 14,2%

Redação de Redação
8 de março de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Grupo Soma registra lucro líquido ajustado de R$ 99,3 milhões no quatro trimestre de 2022

O Grupo Soma, dono das marcas Farm, Hering e Animale, entre outras, registrou lucro ajustado de R$ 99,3 milhões no quarto trimestre de 2022, o que representou uma alta de 14,% na comparação com o mesmo período de 2021. Sem ajustes, o lucro líquido do grupo varejista somou R$ 72,4 milhões, uma alta de 61,7% ante o quarto trimestre de 2021.

O Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado do Grupo Soma totalizou R$ 210,7 milhões, crescimento de 40% versus o mesmo período do ano anterior. A margem Ebtida ajustada foi de 15%, representando ganho de 5 pontos percentuais comparada a 2021.

A empresa atingiu receita recorde de R$ 5,6 bilhões em 2022, alta de 32% ante 2021, com crescimento de receita bruta de dois dígitos em todas as marcas. A receita líquida somou R$ 1,357 bilhão, crescimento de 11,5% na comparação com 2021.

Os resultados foram divulgados pela companhia na manhã desta quarta, 8. “O ano de 2022 foi excepcional. Sabemos que a taxa de crescimento tende a se acomodar em níveis mais sustentáveis, mas continuamos otimistas, inclusive para o ano de 2023, que teve um início positivo”, afirma o CEO do Grupo Soma, Roberto Jatahy.

Farm se destaca

Analisando os indicadores que sustentaram o crescimento da receita em 2022, novamente a Farm foi destaque de crescimento entre as marcas, atingindo receita bruta recorde de R$ 1,2 bilhão em 2022, alta de 32,6% vs. 2021 e relevante ganho de market share.

A Farm tem atualmente 89 lojas e, para o Grupo Soma, ainda possui alto potencial de crescimento no mercado brasileiro. Nos últimos quatro anos, a marca mais que dobrou de tamanho, superando 820 mil clientes ativos. Em 2023, o grupo segue com o plano de expansão física, com previsão de abertura de 15 a 20 lojas, em sua maioria com incentivos de allowance e menores custos de ocupação. A operação internacional da Farm, a Farm Global, também vem se mostrando um importante vetor de crescimento do grupo. A marca encerrou o ano com receita de US% 95,6 milhões, com crescimento de 80,7% versus 2021.

Outro destaque ao longo de 2022 foi a Animale, que entregou a maior receita bruta da sua história, atingindo R$ 670,1 milhões, alta de 24,0% ante 2021.

Copa do Mundo e eleições

O Grupo Soma também destaca o fechamento do ano da Hering, que atingiu receita recorde de R$ 2,3 bilhões em 2022, alta de 26,1% versus 2021. Em 2023, os esforços da marca serão dirigidos a: expansão da rentabilidade, principalmente dos canais próprios; intensificação das melhorias operacionais iniciadas em 2022; fortalecimento da marca Hering por meio da entrega de um produto feminino mais atrativo e expansão do modelo de megalojas em locais estratégicos para ampliar a experiência em ponto de venda.

Quando se analisa apenas o quarto trimestre de 2022, a receita bruta da companhia totalizou R$ 1.613,9 milhão, crescimento de 12,3% mesmo em relação ao mesmo período em 2021, quando ocorria a reabertura das atividades do varejo físico no Brasil.

O quarto trimestre de 2022 mostrou-se mais desafiador, principalmente por fatores externos que impactaram o fluxo nas lojas físicas e as vendas, como o clima mais frio em outubro e novembro, as eleições e, principalmente, a Copa do Mundo. Durante o evento, entre 20 de novembro e 18 de dezembro, o grupo observou significativa redução, de 40%, no fluxo de pessoas nas lojas físicas e queda ainda mais acentuada nos dias de jogo do Brasil.

O lucro bruto ajustado teve alta de 13,0% quando comparado ao quarto trimestre de 2021. A margem bruta ajustada totalizou 54,6%, ganho de 0,7 ponto porcentual. No quarto trimestre, a expansão da margem bruta também foi impactada pela Copa do Mundo, que resultou em um mix de canais onde o varejo físico, normalmente com a maior margem bruta, perdeu relevância, tendo seu share reduzido em 2,2 ponto porcentual no total da receita.

No último trimestre de 2022 o digital ganhou relevância pelo promocional, impulsionado pela Black Friday, sendo o canal que mais obteve share (alta de 2,8 pontos porcentuais) na receita. Por último, o atacado, canal de sell-in, também ampliou seu share (alta de 1,7 ponto porcentual). O Grupo Soma atingiu lucro líquido ajustado de R$ 99,3 milhões, alta de 14,2% versus o quarto trimestre de 2021, com expansão de margem líquida de 2 pontos porcentuais versus o mesmo período de 2021.

“O quarto trimestre de 2022 foi desafiador considerando uma das principais datas do varejo, a Black Friday, em meio a uma Copa do Mundo e período eleitoral. Ainda assim, estamos felizes com os resultados que contribuíram para que fechássemos o ano batendo recordes na companhia”, finaliza Roberto Jatahy.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Trabalho remoto será mantido ou até mesmo ampliado em 2023

Próxima Postagem

Mulheres não chegam a 40% dos cargos gerenciais, diz estudo da FGV

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Mulheres não chegam a 40% dos cargos gerenciais, diz estudo da FGV

Mulheres não chegam a 40% dos cargos gerenciais, diz estudo da FGV

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.