Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Aos 15 anos, Instagram alcança 3 bilhões de usuários e segue moldando o comportamento

Plataforma da Meta se consolidou como uma das principais redes sociais do mundo

Redação de Redação
7 de outubro de 2025
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Neste ano, o Instagram completa 15 anos. Ao longo desse período, a rede social da Meta, que também é dona do Facebook e do WhatsApp, passou por diversas mudanças e atualizações, ultrapassando atualmente a marca de 3 bilhões de usuários mensais.

Lar dos influenciadores, o Instagram se tornou muito mais do que uma plataforma de interação entre seguidores. Hoje, é também uma importante ferramenta para empresas e empreendedores. De acordo com uma pesquisa da Influency.me em parceria com a Opinion Box, a rede rosinha é a favorita das marcas, sendo considerada a melhor opção para ações com influenciadores por 85% delas, seguida por outra rede da Meta, o Facebook.

Linha do tempo

Criado em 6 de outubro de 2010, o Instagram nasceu como uma espécie de álbum digital, em que os usuários podiam registrar seus momentos em fotos, que na época eram exclusivamente no formato quadrado. Em 2012, a rede social foi adquirida pelo Facebook, atualmente Meta. No mesmo período, foi lançada a funcionalidade de mensagens diretas, as famosas DMs, que permitiram aos usuários interagir de forma privada.

Após a aquisição, entre 2014 e 2016, o Instagram alcançou a marca de 300 milhões de usuários mensais. Pouco depois, a rede passou a permitir novos formatos de imagem além do quadrado e, em seguida, lançou o recurso que se tornaria um dos mais populares: os stories, que possibilitam postagens temporárias e em tempo real do dia a dia ou de momentos especiais.

Entre 2017 e 2019, surgiu a opção de postagens em carrossel, uma espécie de álbum com várias fotos ou vídeos, e o Instagram atingiu a marca de 1 bilhão de usuários mensais. Foi também nesse período que nasceu o close friends, recurso que permite compartilhar stories apenas com seguidores mais próximos.

Em 2020, foi a vez dos reels estrearem na plataforma. Hoje, esse formato é responsável por cerca de 50% do tempo gasto no aplicativo e gera mais de 4,5 bilhões de compartilhamentos diários. Entre 2020 e 2022, o Instagram alcançou 2 bilhões de usuários mensais e ganhou novas funções, como a possibilidade de curtir stories.

Em 2023, foi lançado o Threads, plataforma de texto criada para competir com o Twitter, atual X. No mesmo período, a Meta também introduziu a Meta AI no Instagram e lançou contas voltadas para adolescentes, entre 2023 e 2024.

E chegamos a 2025, um ano que não passou sem novidades. A rede lançou os recursos edits e a nova aba de reposts, além de atingir a impressionante marca de 3 bilhões de usuários mensais.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

IBM fecha acordo com Anthropic para levar IA Claude a soluções corporativas

Próxima Postagem

Tarifaço prejudicou mais que beneficiou população dos EUA, diz Haddad

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Indústria

McCain anuncia investimento de R$ 1,8 bilhão na expansão de sua fábrica em Araxá

31 de outubro de 2025
NRF Retail's Big Show

O novo papel da loja físca como centro de experiência e conveniência será destaque na NRF

31 de outubro de 2025
Artigos

Money 20/20: o futuro do dinheiro é invisível e centrado no usuário

31 de outubro de 2025
Economia

CMN aprova normas para empréstimos de R$ 4 bilhões a companhias aéreas

31 de outubro de 2025
Latam
Economia

Latam reforça malha internacional para 2026 e mira retorno ao Oriente Médio

31 de outubro de 2025
Ao lado de Lula, CEO da Volkswagen anuncia R$ 16 bi em investimentos para lançar 16 carros
Economia

Volkswagen terá versões híbridas para todos os novos modelos a partir de 2026

31 de outubro de 2025
NRF Retail's Big Show

Inteligência Artificial e cenário global devem dominar debates da NRF 2026

31 de outubro de 2025
Economia

Bancos iniciam mutirão de renegociação de dívidas no sábado, em cenário de inadimplência em alta

31 de outubro de 2025
Próxima Postagem
Para Haddad, acordo Mercosul-UE consolida visão de reglobalização sustentável defendida no G20

Tarifaço prejudicou mais que beneficiou população dos EUA, diz Haddad

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile