Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Black Friday

Conversão na Black Friday de 2023 foi de 2,79%, menor que na semana anterior e seguinte

Estudo da NRF analisa o comportamento dos consumidores de 11 países

Redação de Redação
7 de outubro de 2024
no Black Friday, Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Conversão na Black Friday de 2023 foi de 2,79%, menor que na semana anterior e seguinte

A taxa de conversão das vendas durante a semana da Black Friday em 2023 foi de 2,79%, menor que na semana anterior (2,99%) e na semana seguinte (3,01%), segundo levantamento realizado pela National Retail Federation (NRF), a Federação Nacional do Varejo dos Estados Unidos. O estudo, conduzido entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, analisou dados de 31,9 bilhões de page views coletados em 1.673 sites de diferentes países.

O hábito de consulta e conversão de compras também varia conforme o dispositivo utilizado. Na semana da Black Friday, o uso de celulares na jornada do consumidor chega a 77% do total. Apenas cerca de um em cada quatro clientes ainda prefere navegar pelo desktop. No entanto, na conversão, os percentuais se invertem. A efetivação de compras no celular atinge 2,55%, enquanto entre os usuários de desktop ela aumenta 75%, chegando a 4,47% do total. Outro pico de conversão ocorre duas semanas após a Black Friday: 2,57% no celular e, novamente, 4,47% no desktop.

Em nenhuma semana do período analisado a conversão em dispositivos móveis iguala ou supera os números dos computadores.

“Reflete um comportamento aprendido pelo consumidor, em gatilhos como urgência e escassez perdem força conforme o cliente se adapta e otimiza suas compras”, afirma Thiago Muniz, CEO da operação brasileira da metodologia Receita Previsível, considerada a bíblia de vendas no Vale do Silício. Para ele, os consumidores percebem que nem todas as promoções da Black Friday trazem os melhores preços.

Apesar de a pesquisa não ter incluído o Brasil — os sites analisados eram de 11 países (Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão e Reino Unido) —, há comportamentos enraizados e globalizados. Um deles mostra que o tíquete médio também varia conforme o dispositivo. Na Black Friday de 2023, o tíquete médio foi de US$ 178,70 nos desktops e de US$ 127,50 nos celulares, uma diferença de 40%.

“Por mais que o e-commerce ofereça uma boa experiência mobile, ver os produtos em uma tela grande facilita a experiência de compra”, diz Muniz. Segundo ele, também é muito comum o cliente abrir mais abas de navegação e visualizar, por exemplo, um influenciador ou outro consumidor comum avaliando aquele produto. “Na terra dos influenciadores, o YouTube ainda é o palco principal dos vídeos com reviews de produto.”

O tráfego de compras se concentra em pesquisas pagas (30,6%) e orgânicas (22,8%), seguido de acessos diretos a websites (22,0%), propagandas pagas em mídias sociais (8,4%), propagandas na web em geral (6,5%), e-mails (6,1%), acessos orgânicos em mídias sociais (0,9%) e outros (2,7%). A pesquisa também mostrou que o comprador médio, durante a alta temporada de fim de ano, tem uma jornada de compra mais longa, acessando entre 22 e 25 páginas da web em busca de ofertas antes de finalizar a compra.

Frustração dos consumidores

O estudo também explora a frustração dos consumidores ao comprar ou pesquisar ofertas, mostrando que 40,2% deles indicaram algum nível de frustração. A maioria (19,9%) relatou problemas com códigos de desconto que não funcionam corretamente. Em seguida, estão as páginas que carregam lentamente (14,3%).

Muniz ressalta que, quando os preços dos produtos são semelhantes, a experiência de compra se torna o diferencial competitivo. Problemas técnicos, como páginas lentas e dificuldade de navegação, se tornam obstáculos, mas podem ser resolvidos ao direcionar os clientes para aplicativos. “É importante evitar falta de clareza na comunicação e aprender com as avaliações dos produtos para melhorar a experiência de compra”, conclui.

Com informações de DC News. 
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Varejo paulista deve crescer no Dia das Crianças, com previsão de aumento de 5%

Próxima Postagem

BB: aplicativo chega a 24 milhões de usuários, e crédito via app soma R$ 46 bilhões

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
BB: Aplicativo chega a 24 mi usuários, e crédito via app soma R$ 46 bi

BB: aplicativo chega a 24 milhões de usuários, e crédito via app soma R$ 46 bilhões

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile