Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Consumo

Brasileiros são os que mais fazem refeições principais e gastam mais tempo na cozinha

Estudo da Kantar analisou os hábitos de consumo em 9 países

Redação de Redação
7 de outubro de 2024
no Consumo, Destaque do dia, Economia
Tempo de leitura: 2 minutos
Brasileiros são os que mais fazem refeições principais e gastam mais tempo na cozinha

Os brasileiros são os que mais dedicam tempo ao preparo de refeições principais e menos optam por lanches ao longo do dia, em comparação com outros países da Europa e América Latina. Essa é uma das conclusões de um estudo recente que analisou os hábitos alimentares em nove países. No Brasil, 53% das ocasiões de alimentação são refeições completas, enquanto apenas 16% correspondem a lanches, mostrando uma preferência clara pela comida caseira, especialmente pratos tradicionais como arroz e feijão.

O levantamento, feito pela Kantar, faz parte do relatório Appetite for Growth 2024, que examinou mais de 3 milhões de momentos de consumo ao longo de 2023. A pesquisa abrangeu países como México, Colômbia, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Portugal e Espanha, além do Brasil.

Os resultados destacam um contraste entre as regiões: enquanto na América Latina, especialmente no Brasil, as refeições em família e o preparo de pratos completos são um hábito comum, na Europa, os momentos de lanche estão ganhando mais espaço. Países como o Reino Unido e Alemanha lideram em ocasiões de snacks, com 28% e 25% das refeições sendo lanches rápidos.

Outro ponto abordado é o potencial de crescimento de soluções de conveniência na América Latina, onde a prática de utilizar pratos prontos ainda é baixa. A pesquisa também identificou tendências globais, como a flexibilidade e simplicidade nas refeições, com destaque para o aumento de opções saudáveis no café da manhã e o retorno de refeições principais mais rápidas e práticas.

“É crucial que as marcas estejam sempre antenadas aos novos comportamentos de consumo de curto prazo que surgem ao longo dos anos. É possível ver importantes movimentos como o retorno do chá da tarde no Reino Unido, e ascensão do Stop & Go na Espanha, por exemplo. Marcas que inovam e encontram novas ocasiões de consumo crescem duas vezes mais rápido do que seus concorrentes.”, comenta Mariana Varollo, Gerente dos Painéis de Uso da Kantar Worldpanel.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Mercadão dos óculos adota o SULTS para gestão de mais de 700 franquias

Próxima Postagem

Os desafios estruturais que envolvem gente no varejo e hospitalidade

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Gol poderá acessar recursos para manter operações durante recuperação
Economia

Dona da Gol e Avianca fecha acordo para integrar a chilena Sky no grupo

11 de novembro de 2025
Deuna chega ao Brasil oferecendo inovações em meio de pagamentos no e-commerce
Economia

BC: bandeira de cartão terá de pagar transações em caso de falhas

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Os desafios estruturais que envolvem gente no varejo e hospitalidade

Os desafios estruturais que envolvem gente no varejo e hospitalidade

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile