Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Consumidor é parte importante da distribuição e criação de conteúdo

Insights sobre tendência dos consumidores foram apresentados durante o BConnected, evento de gestão de franquias e negócios

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
7 de outubro de 2022
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
o consumidor

O consumidor muda seus hábitos constantemente e o que acontece ao seu redor é também uma influência para que a maneira de consumir caminhe para um ou outro lado. O uso massivo do smartphone, por exemplo, impactou profundamente o consumo. Os consumidores são, hoje, protagonistas na criação e distribuição de conteúdo.

Essa e outras tendências surgem em pesquisa recente feita pela Kantar Ibope Media e que foi apresentada e debatida na 12º edição do BConnected, feira de gestão de franquias e negócios promovida pelo Grupo Bittencourt, da Gouvêa Ecosystem, nesta semana.

Pesquisa da própria Kantar indicou que em 2014 o smartphone se transformou no principal device usado para acessar a internet. “Quase tudo que nós fazemos hoje acontece através de uma tela. E, se nós fazemos isso, o consumidor também faz”, destacou Melissa Vogel, CEO da Kantar Ibope Media.

A executiva chamou a atenção para um novo aparelho que tem figurado nos rankings de acesso à internet, as smart TVs. Ela explicou que esse modelo de televisor assumiu o papel de centro de conexão e entretenimento nas casas, e esse fator abre diversas portas.

Consumidor e conteúdo

Segundo a CEO da Kantar, o consumidor também está passando por transformações diante da potencialização de mídias e redes sociais. “As pessoas acabaram virando protagonistas na criação e distribuição de conteúdo. Em 2011, 34% das pessoas com acesso à internet postavam nas redes sociais; em 2022, são 65%. Ganhamos o indivíduo como grande influenciador”, completou.

O caso da estreia da 4º temporada da série Stranger Things é um dos exemplos recentes de como o conteúdo produzido influencia a vida do consumidor. Diversas empresas entraram na onda da produção audiovisual e desenvolveram maneiras de se relacionar com o conteúdo e o público.

Melissa ainda cita que, cada vez mais, os clientes querem estar próximos das marcas e viver experiências. Ela ainda mencionou o “momento X”, que é quando os mundos físico e digital se juntam e as marcas buscam o consumidor fisicamente. “O físico não se separa mais do digital”, reforçou.

Em seguida, Melissa trouxe para o debate a consolidação de serviços digitais. De acordo com estudos da Kantar, 74% dos entrevistados realizam algum tipo de compra pela internet. Quando o assunto é transação financeira, esse número atinge a casa dos 87%. Os dados da pesquisa foram baseados em pessoas conectadas com acesso à internet.

Por fim, Melissa também abordou a questão da sustentabilidade e como o tema se tornou latente para os consumidores. Segundo outra pesquisa da Kantar, 57% dos entrevistados disseram que, ao comprar produtos sustentáveis, elas se identificam com o item. “No Brasil, 89% dizem que esperam que as empresas ajudem os consumidores a serem mais responsáveis com o meio ambiente”, finalizou a executiva.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Acelere seus resultados com a IA do Google

Próxima Postagem

Magalu inaugura Centro de Distribuição sustentável no Estado do Pará

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Magalu inaugura Centro de Distribuição sustentável no Estado do Pará

Magalu inaugura Centro de Distribuição sustentável no Estado do Pará

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile