Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Consumidor é parte importante da distribuição e criação de conteúdo

Insights sobre tendência dos consumidores foram apresentados durante o BConnected, evento de gestão de franquias e negócios

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
7 de outubro de 2022
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
o consumidor

O consumidor muda seus hábitos constantemente e o que acontece ao seu redor é também uma influência para que a maneira de consumir caminhe para um ou outro lado. O uso massivo do smartphone, por exemplo, impactou profundamente o consumo. Os consumidores são, hoje, protagonistas na criação e distribuição de conteúdo.

Essa e outras tendências surgem em pesquisa recente feita pela Kantar Ibope Media e que foi apresentada e debatida na 12º edição do BConnected, feira de gestão de franquias e negócios promovida pelo Grupo Bittencourt, da Gouvêa Ecosystem, nesta semana.

Pesquisa da própria Kantar indicou que em 2014 o smartphone se transformou no principal device usado para acessar a internet. “Quase tudo que nós fazemos hoje acontece através de uma tela. E, se nós fazemos isso, o consumidor também faz”, destacou Melissa Vogel, CEO da Kantar Ibope Media.

A executiva chamou a atenção para um novo aparelho que tem figurado nos rankings de acesso à internet, as smart TVs. Ela explicou que esse modelo de televisor assumiu o papel de centro de conexão e entretenimento nas casas, e esse fator abre diversas portas.

Consumidor e conteúdo

Segundo a CEO da Kantar, o consumidor também está passando por transformações diante da potencialização de mídias e redes sociais. “As pessoas acabaram virando protagonistas na criação e distribuição de conteúdo. Em 2011, 34% das pessoas com acesso à internet postavam nas redes sociais; em 2022, são 65%. Ganhamos o indivíduo como grande influenciador”, completou.

O caso da estreia da 4º temporada da série Stranger Things é um dos exemplos recentes de como o conteúdo produzido influencia a vida do consumidor. Diversas empresas entraram na onda da produção audiovisual e desenvolveram maneiras de se relacionar com o conteúdo e o público.

Melissa ainda cita que, cada vez mais, os clientes querem estar próximos das marcas e viver experiências. Ela ainda mencionou o “momento X”, que é quando os mundos físico e digital se juntam e as marcas buscam o consumidor fisicamente. “O físico não se separa mais do digital”, reforçou.

Em seguida, Melissa trouxe para o debate a consolidação de serviços digitais. De acordo com estudos da Kantar, 74% dos entrevistados realizam algum tipo de compra pela internet. Quando o assunto é transação financeira, esse número atinge a casa dos 87%. Os dados da pesquisa foram baseados em pessoas conectadas com acesso à internet.

Por fim, Melissa também abordou a questão da sustentabilidade e como o tema se tornou latente para os consumidores. Segundo outra pesquisa da Kantar, 57% dos entrevistados disseram que, ao comprar produtos sustentáveis, elas se identificam com o item. “No Brasil, 89% dizem que esperam que as empresas ajudem os consumidores a serem mais responsáveis com o meio ambiente”, finalizou a executiva.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Acelere seus resultados com a IA do Google

Próxima Postagem

Magalu inaugura Centro de Distribuição sustentável no Estado do Pará

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Magalu inaugura Centro de Distribuição sustentável no Estado do Pará

Magalu inaugura Centro de Distribuição sustentável no Estado do Pará

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.