Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Impacto da pandemia nas PMEs reforça importância de transição digital

Pico das empresas que migraram para o online ocorreu em julho de 2020

Redação de Redação
7 de outubro de 2021
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

O número de pequenas e médias empresas (PMEs) que migraram para o ambiente digital no Brasil cresceu mais de 200% em 2020 frente a 2019. Segundo o relatório Recovery Insights: Small Business Reset, da Mastercard, globalmente, o número de empresas que migraram para o online foi três vezes maior do que nos níveis pré-pandêmicos, com um pico em julho de 2020.

No geral, as vendas totais das PMEs aumentaram 4,5% ao ano até agosto de 2021, enquanto as vendas no comércio eletrônico cresceram 31,4%.

O trabalho também mostrou que entre as empresas que fecharam no início da pandemia, mais de 30% permaneceram fechadas após seis meses – e cerca de um quinto ainda estavam fechadas após 12 meses. A situação variou conforme a localização da empresa. Nos Estados Unidos, 26% dos pequenos varejistas permaneceram fechados após seis meses, contra 28% no Brasil.

Dificuldades enfrentadas

A despeito das dificuldades enfrentadas pelas PMEs, houve aumento de mais de 30% no número de PMEs abertas em 2020, tendência que pode ser vista em diferentes partes do mundo: Reino Unido (+101%), EUA (+86%), Austrália (+73%), Alemanha (+62%), Canadá (58%), Brasil (+35%) e África do Sul (+13%).

O trabalho revela ainda que pequenas empresas de hospedagem mostram força frente a grande redes hoteleiras neste momento da pandemia. No setor de restaurantes, a tendência seria inversa, com as grandes redes ganhando o espaço antes dominado por pequenos restaurantes.

“O apoio às empresas de bairro tem sido um ponto de atração em toda a pandemia. No entanto, os desafios enfrentados foram muito reais, devido à dependência dos mercados locais, cadeias de fornecimento locais e fluxos de caixa mais apertados”, diz Bricklin Dwyer, economista-chefe da Mastercard e diretor do Mastercard Economics Institute.

Economia digital

A Mastercard se comprometeu a trazer 50 milhões de pequenas empresas e 25 milhões de empresárias para a economia digital até 2025. A ideia é ajudar as empresas a ficarem online e permanecerem protegidos, garantindo que tenham as ferramentas certas para maximizar sua presença digital e integrar com o comércio eletrônico. A Mastercard criou uma iniciativa chamada de Strive, que alocou US$ 25 milhões para ajudar mais de cinco milhões de micro e PMEs a se transformar digitalmente.

A empresa também desenvolveu o Mastercard Small Business Performance Index, índice de desempenho que funciona como uma ferramenta de apoio para que PMEs aprimorem seu planejamento estratégico. O índice utiliza um algoritmo abrangente movido a IA que identifica indicadores como número de locais, volume de vendas e número de transações via cartões Mastercard.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Méqui anuncia nova campanha voltada para o universo gamer

Próxima Postagem

Para chegar a 500 unidades, 5àsec aposta em modelo de franquia Express

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Para chegar a 500 unidades, 5àsec aposta em modelo de franquia Express

Para chegar a 500 unidades, 5àsec aposta em modelo de franquia Express

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile