Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Redes do foodservice apostam cada vez mais na transformação digital, aponta estudo da ABF

O estudo ainda mostrou que o ticket médio geral do segmento chegou a R$ 45,80, e o do delivery com taxa é 17% maior

Redação de Redação
7 de julho de 2022
no Destaque do dia, Foodservice, Inovação, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos
Redes

Apesar da fase mais aguda da pandemia já ter passado, com o avanço da vacinação e uma retomada do comércio, as agendas de digitalização e revisão de ofertas culinárias foram mantidas pelas redes de franquias de foodservice. O insight desse momento do setor veio através da Pesquisa de Food Service 2022, feita pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) em parceria com a consultoria especializa Galunion.

A edição deste ano do levantamento trouxe o insight de que as redes seguem com investimentos na digitalização de processos e estratégias, cerca de 81%, e na adoção de novas tecnologia, aproximadamente 63% dos entrevistados. O estudo também mostrou que 82% das redes já integraram totalmente suas informações de vendas da loja com a franqueadora. Apesar da prioridade por cartões, outros meios de pagamento também estão ganhando espaço, mostrou o estudo.

“Nesta edição da pesquisa pudemos constatar uma maior maturidade das redes de alimentação nos quesitos de digitalização e revisão da oferta culinária. Os caminhos já são conhecidos e a quase totalidade das redes já conseguiu avançar com a digitalização de processos”, afirmou Antonio Moreira Leite, vice-presidente da ABF.

“O maior foco na experiência, seja ela presencial ou digital, foi uma das principais constatações da pesquisa. Com a retomada dos salões e o arrefecimento da pandemia, as demandas dos consumidores também mudaram”, destacou Simone Galante, CEO da Galunion.

A executiva também explicou que as redes precisaram correr para se adaptar e, ao mesmo tempo, mitigar os impactos da inflação. “Neste novo cenário, não falamos apenas de delivery, mas de lojas menores mais próximas aos consumidores e aconchegantes. Não se trata de apenas entregar o pedido na casa do consumidor, mas de proporcionar uma hospitalidade figital completa para o consumidor e mais eficiente do ponto de vista de custos para os empreendedores”, finalizou Simone.

O estudo ainda mostrou que o ticket médio geral do segmento chegou a R$ 45,80, e o do delivery com taxa é 17% maior. Além disso, o levantamento apontou que o tipo de culinária que gerou maior faturamento percentual foi hamburgueria, com 27%. Em seguida estão outros como, açaí, chocolate, massas, padarias e bebidas com 22%

De acordo com a pesquisa de desempenho do franchising da ABF de 2021, o segmento de franquias de alimentação faturou R$ 43,825 bilhões, 7% a mais que 2020. O número de unidades também cresceu 7% e atingiu a casa das 37 mil franquias. Já com dados apenas do primeiro trimestre de 2022, o crescimento de faturamento do segmento é de 8,5%.

Delivery

O levantamento mostrou que 94% das redes que responderam a entrevista utilizam delivery. Entretanto, dentro dessa amostra, o share de vendas do delivery caiu 16%, mas ao analisar as vendas totais ocorreu um aumento de 8%. Os dados mostram que, apesar da retomada dos salões, o delivery permanece com o nível elevado.

Outra tendência que foi apontada é do crescimento de franquias que também aplicam canais próprios de forma conjunta, cerca de 50% dos entrevistados. Apesar desse aumento em um canal próprio, as plataformas continuam sendo o principal meio de vendas. O iFood mantém a liderança absoluta, com aproximadamente 79% das vendas.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Grupo MOV3 anuncia aquisição da Rodoê Entregas

Próxima Postagem

Pesquisa aponta que brasileiros preferem comprar roupa em lojas físicas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Brasileiros preferem comprar roupas em lojas físicas

Pesquisa aponta que brasileiros preferem comprar roupa em lojas físicas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile