Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Preferência dos consumidores por marcas premium cresce no Dia das Mães

Levantamento do Ibevar e FIA Business School destaca crescimento de L’Occitane, Vivara e Pandora

Redação de Redação
7 de maio de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Preferência dos consumidores por marcas premium cresce no Dia das Mães

Marcas premium, como L’Occitane, Vivara e Pandora, vêm ganhando a preferência do consumidor, especialmente, em datas comemorativas. Para o Dia das Mães, o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar)  e a FIA Business School analisaram a projeção de vendas dos 75 itens tradicionalmente mais comercializados para este dia e observou tendência de crescimento nas vendas de itens selecionados e personalizados. A pesquisa leva em consideração a disposição dos filhos em presentar suas mães ou pessoas que representem a figura materna.

No geral, os consumidores estarão mais propensos a investir em produtos premium de beleza e cuidados pessoais, itens que celebrem memórias afetivas, eletrodomésticos multifuncionais e smartphones de marcas específicas. As empresas que conseguirem se adaptar a essas tendências e oferecer produtos e experiências alinhados com as necessidades e desejos das mães, terão maiores chances de sucesso nessa data tão especial para o varejo nacional.

Em comparação com o último ano, as vendas de L’Occitane, Vivara e Pandora devem crescer, respectivamente, 31,71%, 28,89% e 23,26%. Também em alta como opção de presente, a tendência de aumento nas vendas de porta-retratos é de cerca de 25%.

Dos 75 itens analisados pelo estudo, 19 deles, cerca de 25% do total, aparecem com previsão de crescimento nas vendas. A pesquisa identifica estabilidade para 5 opções de presentes e mais de 50% dos itens analisados, apontam para uma possível queda nas vendas para o Dia das Mães deste ano.

Livros, flores e almofadas decorativas em queda

Entre os itens que apresentam maior percentual de queda nas vendas para a data comemorativa, estão livros de autoajuda, -63,64%, flores online, -51,22%, e almofadas decorativas, -41,38%.

Essa projeção pode indicar uma saturação desses mercados ou uma mudança nas preferências dos consumidores. É possível que as mães estejam buscando formas mais práticas e interativas de receber conhecimento e suporte emocional, como aplicativos de meditação ou assinaturas de serviços de bem-estar.

Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School, “embora a taxa de juros do comércio tenha reduzido para 85% a.a. em 2024, ainda é um número muito alto. Somando a isso o ambiente de incerteza sobre o desempenho da economia nos próximos meses, temos a explicação dessa condição desfavorável para o comércio nessa próxima data comemorativa”.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Livraria Leitura prevê inaugurar duas unidades no Brasil neste semestre

Próxima Postagem

As incertezas para o varejo em 2024 estão se dissipando?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
As incertezas para o varejo em 2024 estão se dissipando?

As incertezas para o varejo em 2024 estão se dissipando?

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile