Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Consumo

Após a pandemia, academia virtual e social commerce devem permanecer

Pesquisa também mostra que atitudes o consumidor espera das marcas

Redação de Redação
7 de abril de 2021
no Consumo, Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Pandemia: Coronavirus And Retail Concept, Young Woman Wearing Medical Mask

Alguns dos hábitos de consumo adquiridos durante a pandemia de Covid-19 devem permanecer mesmo depois que ela tiver sido deixada para trás. Os consumidores se acostumaram com comodidades como a realização de exercícios físicos em casa, as compras pelas redes sociais e o acompanhamento de vídeos no estilo “do it yourself” (faça você mesmo).

Essas são algumas das conclusões de uma pesquisa realizada pela MindMiners, que vem monitorando o comportamento das pessoas na pandemia desde março do ano passado. Os estudos foram feitos em “ondas”, cada uma com uma amostra de 500 respondentes das cinco regiões do País.

Os resultados mostram que, neste ano que passou, a imensa maioria dos consumidores diminuiu gastos com supermercado (91%) ou realizou algum tipo de corte de gasto (74%). Além disso, 35% passaram a usar mais serviços de delivery e 23% deixaram de gastar com academia.

Entre as atividades que os entrevistados dizem que serão incorporadas à rotina mesmo depois que a pandemia acabar, estão o consumo de tutoriais para fazer produtos em casa (31%), a realização de sessões de exercícios ou uso de academia virtual (29%), o acompanhamento de lives musicais (23%) e o social commerce, ou a compra por meio de redes sociais (20%).

Os itens mais comprados pelo develiry são refeições (80%), medicamentos (42%), produtos para higiene pessoal (39%), alimentos para cozinhar em casa (37%) e produtos de limpeza (34%).

Marcas devem proteger funcionários

A pesquisa também mostra quais iniciativas, na análise do consumidor, são fundamentais para as marcas abraçarem neste momento de crise. Para 38%, a principal responsabilidade das empresas, hoje, é proteger e cuidar dos seus funcionários. Em seguida, aparecem conscientizar a população (25%), realizar doações (20%) e seguir as orientações do governo (14%).

Ainda segundo a MindMiners, a percepção dos consumidores sobre a forma como o Brasil lida com a pandemia vem piorando ao longo dos meses. Atualmente, 78% dos consumidores consideram que a situação do Brasil está pior do que a de outros países. Em março do ano passado, esse índice era bem menor, de 21%; em agosto, de 61%.

Além disso, ao longo dos meses, os clientes foram migrando de locais de compra. Houve, por exemplo, uma diminuição das compras em mercados de bairros (de 60% para 44%), em quitandas (32% para 17%), em feiras de rua (41% para 14%) e até nos supermercados (86% para 70%).

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Governo envia projeto que altera LDO para destravar programa que reduz jornada

Próxima Postagem

Magalu e Deezer usam mobile commerce para vender instrumentos musicais

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Aplicativo Decifrei, criado por Magalu e Deezer

Magalu e Deezer usam mobile commerce para vender instrumentos musicais

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.