Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Usando Inteligência Artificial para tomar as melhores decisões nos negócios

Startup SparkBeyond promete ajudar empresas a moldar o futuro - em vez de apenas prevê-lo

Aiana Freitas de Aiana Freitas
7 de março de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Usando Inteligência Artificial para tomar melhores decisões nos negócios
[the_ad id="169690"]

Uma rede varejista tinha planos ambiciosos de expansão envolvendo a abertura de nada menos do que 5 mil lojas. A busca dos locais em que as novas unidades seriam instaladas tinha de levar em consideração um quesito básico de qualquer negócio: regiões onde elas tivessem chance de dar mais lucro. A diferença é que essa empresa pôde lançar mão de uma ciência que cada vez mais tem servido de guia para a tomada de decisões: a Inteligência Artificial (IA).

[the_ad id="138406"]

A escolha foi feita com base em diversos fatores. Analisou-se, primeiro, dados dos pontos de venda das lojas existentes da varejista para descobrir quais eram as mais lucrativas. Esses dados foram correlacionados com outros, como informações meteorológicas, mapas e geocoordenadas. Algumas hipóteses foram consideradas a partir dos padrões observados e uma delas se destacou: a proximidade de lavanderias estava diretamente ligada à lucratividade das lojas. A questão é que os consumidores gostavam de deixar as roupas para lavar enquanto faziam compras no supermercado para, assim, otimizar o tempo.

O plano foi arquitetado em parceria com a SparkBeyond, fundada em 2013 a partir de um projeto desenvolvido numa garagem nos Estados Unidos. “Nossa plataforma de solução de problemas com Inteligência Artificial oferece hoje uma capacidade sem precedentes para capacitar as organizações a moldar seu futuro, em vez de apenas prevê-lo”, define-se a startup.

“Existe um gargalo muito grande quando as empresas querem melhorar suas operações. Às vezes a resposta está nos dados e é preciso esperar meses ou anos para que alguém a descubra. Basicamente o que fizemos foi automatizar e dimensionar esse processo, descobrindo os verdadeiros impulsionadores do desempenho dos negócios”, define o fundador e CEO da SparkBeyond, Sagie Davidovich, em entrevista à Mercado&Consumo.

A empresa diz que sua geração automática de modelos preditivos a coloca em uma posição única no mercado de serviços de Inteligência Artificial. Isso porque a maioria das ferramentas de IA à disposição visa ajudar os cientistas de dados com o processo de modelagem e teste a partir do momento em que eles já têm uma hipótese para testar. Com a tecnologia da SparkBeyond, milhões de hipóteses podem ser geradas por minuto a partir dos dados obtidos do cliente e na internet como um todo.

Atualmente, a SparkBeyond tem como parceiras empresas de setores que vão muito além do varejo, como seguros, serviços financeiros, energia e farmácia. “Trabalhamos para fechar o ciclo e impulsionar a inovação de produtos por meio da Inteligência Artificial. Não apenas para dizer quais são os produtos que as pessoas desejam comprar, mas também o que os caracteriza e como outros produtos podem ser modificados, projetados ou comercializados de maneira diferente para impulsionar as vendas”, explica Sagie Davidovich.

Cientistas caros e difíceis de encontrar

Uma das parcerias da SparkBeyond é a Bimbo, uma das maiores empresas de panificação do mundo. “O bom cientista de dados é alguém que pode ter acesso às informações, transformá-las em recursos ou insights e obter previsões que podem ser entregues aos negócios. Esse profissional é caro e difícil de encontrar. É aí que entra a SparkBeyond. Podemos ter pessoas que entendem de dados, mas não da ciência, e ela nos ajuda a criar recursos e conjuntos de dados de treinamento para o algoritmo”, diz o diretor-geral Data e Analytics da Bimbo, Sylvain Edelberg.

“Eu mesmo fiz o treinamento da SparkBeyond e, a partir de dados que inseri, descobri que, se houver uma loja de peças de carro a uma distância de até três quilômetros de uma comércio, esse comércio se comportará de maneira diferente. Essa é uma conclusão à qual nem mesmo os melhores cientistas de dados nunca teriam chegado em um milhão de anos. Eles talvez pensassem no impacto de uma escola ou um estádio esportivo para o comércio, mas não de uma loja de autopeças. São características para as quais os humanos não olhariam.”

Insights mais simples também podem ser obtidos por meio da tecnologia da startup. Como o comportamento das últimas quatro semanas impacta o comportamento da semana atual ou da semana sobre a qual você está tentando fazer previsões, por exemplo?

Usando internamente ferramentas de Inteligência Artificial, a Bimbo, admite o executivo, acabaria chegando a essas respostas. Mas a SparkBeyond faz isso muito mais rápido. “Ela ajuda a empresa a obter mais rapidamente os recursos que deseja e também fornece recursos nos quais talvez você não esteja pensando.”

Imagem: Shuttestock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Omnicanalidade, ponto de experiência e o futuro das vendas do varejo

Próxima Postagem

FedEx reforça operações na região norte do Brasil com novo centro de distribuição em Belém

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
FedEx reforça operações na região norte do Brasil com novo centro de distribuição em Belém

FedEx reforça operações na região norte do Brasil com novo centro de distribuição em Belém

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.