Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

A transformação das marcas no universo dos games

CCXP Unlock: Especialistas apontam como o mercado gamer exige paixão, escuta ativa e entrega de valor real

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
6 de dezembro de 2024
no Destaque do dia, Eventos, Inovação, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos
games

O universo dos games deixou de ser apenas uma forma de entretenimento e tornou-se um ecossistema robusto, com potencial para transformar negócios e criar conexões profundas entre marcas e consumidores. Essa foi a principal conclusão do painel “Os negócios dentro dos games e os games dentro dos negócios”, realizado no CCXP Unlock, evento anterior à CCXP, focado em negócios do entretenimento, que aconteceu entre os dias 3 e 4 de dezembro, no São Paulo Expo.

Especialistas do setor destacaram como as marcas podem se posicionar de maneira autêntica nesse mercado, marcado por paixão e engajamento da comunidade gamer.

Fábio Nahoum, diretor de Marketing da Claro Brasil, enfatizou o crescimento do setor e a importância de se comunicar com o público nos espaços em que ele interage. Para ele, os games são agora um ambiente social e cultural. “A comunicação feita nesse universo, combinada com ações de streamers, tem uma performance muito maior do que as campanhas tradicionais”, afirmou.

Thiago Leifert, que mediou a conversa, ressaltou que a paixão é a força que une as comunidades de gamers, mas alertou sobre os desafios que as marcas enfrentam ao entrar nesse mercado. “O jogador tem um radar para oportunismo muito forte. Se percebe que a marca está só tentando se aproveitar, sem genuinidade, ela é rejeitada imediatamente”, explicou.

Esse entendimento foi reforçado por Roberta Coelho, CEO do MIBR, um dos maiores times de eSports do Brasil. Ela afirmou que as marcas precisam investir diretamente na comunidade e não apenas nos times. “Nosso maior desafio é mostrar para as marcas que elas estão patrocinando uma base de fãs, não apenas o MIBR. Quando isso é feito, o impacto é gigantesco, porque o conteúdo que produzimos passa a refletir os desejos e as necessidades desse público”, disse.

Diego Martinez, gerente-geral da Riot Games, destacou a necessidade de escuta ativa para compreender a comunidade. Segundo ele, os jogadores esperam mais do que jogos, buscando experiências em eventos presenciais e digitais. “É fundamental oferecer múltiplos pontos de contato que envolvam o público”, comentou.

Já Letícia Monteiro, sócia e Chief e-Sports Officer na Omelete Company, apontou que a relação entre influenciadores e suas audiências vai além do conteúdo. “Streamers como Gaulês e Baiano são a própria comunidade. Eles vivem as mesmas emoções de seus seguidores, e é isso que torna a conexão tão forte. Quando uma marca entra nesse universo, ela precisa trazer benefícios reais para os fãs. Só assim ela agrega valor e credibilidade”, afirmou.

Os especialistas concordaram que o mercado gamer é uma oportunidade crescente, mas exige respeito, paixão e autenticidade para se conectar com o público. Como concluiu Roberta Coelho, “quem entende essa dinâmica constrói um legado”. 

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Shein, Renner, C&A, Zara e Hering são as marcas de moda mais desejadas

Próxima Postagem

Anatel multa Amazon por venda de produtos irregulares

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Anatel multa Amazon por venda de produtos irregulares

Anatel multa Amazon por venda de produtos irregulares

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile