Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Especialista da Infracommerce explica o “chargeback” e como se preparar pra ele

Entenda o motivo de lojistas e empreendedores precisarem estar atentos ao termo

Redação de Redação
6 de dezembro de 2022
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Entenda o que é ‘chargeback’ e como estar preparado pra ele
[the_ad id="169690"]

Chargeback ou reversão de pagamentos se traduz na contestação de uma cobrança feita pelo titular do cartão de crédito ou débito. Há alguns motivos que levam o consumidor a acionar esse recurso, entre eles estão o não reconhecimento da compra por parte do titular do cartão, o fato de a transação não obedecer às regulamentações que estão previstas em contratos editados pela administradora ou até mesmo a possibilidade de pedido o estorno do valor por má fé do titular, o que não é muito comum, mas pode acontecer em algumas ocasiões.

[the_ad id="138406"]

Casos que envolvem o termo merecem atenção dos lojistas, por representar um risco à saúde financeira do negócio, em especial nos casos de fraude e golpes. E quando acontece um chargeback, de quem é o prejuízo? Depende! Se o produto foi enviado, por exemplo, o prejuízo final é duplo, ou seja, o comerciante fica sem o dinheiro da venda e sem a mercadoria.

Atualmente, para evitar os danos causados pelo chargeback, as principais bandeiras de cartão estão monitorando de perto as companhias que tenham mais de 100 contestações por mês ou em que os pedidos chegam a representar 1% do total de transações.

[the_ad id="99067"]

Em alguns negócios os efeitos costumam ser menores, mas pequenos e médios empreendedores podem sofrer perdas irreversíveis. Para evitar futuros danos aos e-commerces, a Infracommerce, que atua com um ecossistema completo e integrado que combina tecnologia, serviços e infraestrutura para digitalizar os canais de vendas dos mais variados setores de acordo com a demanda do mercado, desenvolveu a Infrapay, que consegue garantir ao negócio uma boa experiência de omnipayments através das soluções de pagamento, crédito e tecnologia.

Entre as soluções está a tecnologia antifraude com dupla análise e a customização de regras de proteção para cada tipo de negócio. “Com isso, conseguimos validar e processar todos os pedidos através de uma equipe especializada em prevenção de fraude online”, explica Fernando Marsigliese, diretor da Infrapay.

Como funciona o processo?

A solicitação para o chargeback acontece quando há um não reconhecimento de transação e para isso basta o cliente entrar em contato com a operadora e informar o ocorrido. As instituições financeiras normalmente abrem o processo ao notarem o problema na transação e o emissor envia os argumentos para expor a importância do estorno do valor ao titular do cartão. Após isso, é feita uma análise com os documentos fornecidos e se ele for considerado válido, o valor é devolvido ao titular do cartão.

Estorno x chargeback

No caso do estorno, a solicitação tem caráter amigável da devolução do dinheiro e o cliente tem seu dinheiro de volta quando a cobrança se caracteriza em uma compra duplicada, desistência por atraso na entrega, compra feita por engano ou até mesmo na devolução do produto. O reembolso é bem parecido com o estorno, porém ele acontece quando o próprio empreendedor devolve o dinheiro ao cliente.

E como o chargeback acaba sendo um não reconhecimento de transação, o especialista da Infracommerce explica que para evitar esse transtorno é preciso que a marca possua uma política transparente (fornecendo informações claras sobre valor, característica do produto, prazo de entrega e outras informações), monitore o comportamento do cliente, conte com intermediadores de pagamento (soluções que possam gerenciar as transações com cartão de crédito), disponibiliza o boleto bancário como forma de pagamento (o que garante segurança e evita fraudes mais complexas e complicadas) e inclua o nome da empresa nos comprovantes de pagamento. Por fim, essas possibilidades levam aos empresários uma segurança maior.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Bancos querem que governo eleito defina regra fiscal e medidas para crescimento

Próxima Postagem

Ataque cibernético na Iochpe-Maxion indisponibiliza sistemas e operações

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Ataque cibernético na Iochpe-Maxion indisponibiliza sistemas e operações

Ataque cibernético na Iochpe-Maxion indisponibiliza sistemas e operações

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.