A busca por conforto emocional, por produtos que transmitam personalidade e autenticidade e por tecnologias com resultado comprovado, assim como o olhar atento às inovações que surgem na Ásia, estão no radar dos consumidores para 2026. As principais tendências de consumo globais para o próximo ano foram listadas em relatório divulgado esta semana pela Euromonitor International.
“O futuro do comportamento do consumidor é caracterizado por um desejo de conforto, autoexpressão e soluções de bem-estar de ponta — impulsionado pela necessidade de autenticidade e simplicidade em um mundo cada vez mais complexo”, resume Alison Angus, diretora de inovação da Euromonitor International.
As principais tendências de consumo apontadas pela Euromonitor para 2026 são:
1. Zona de Conforto (Comfort Zone)
A volatilidade global tem feito com que os consumidores busquem conforto e simplicidade. Segundo o relatório, 58% afirmam sentir estresse moderado a extremo diariamente. Assim, eles procuram produtos que tragam reconforto emocional, como ingredientes naturais e integrais.
A Euromonitor sugere que as empresas desenvolva produtos e serviços que proporcionem conforto, aumentem a confiança, simplifiquem a vida e promovam equilíbrio — ajudando os consumidores a encontrar serenidade em tempos incertos.
2. Expressão sem Filtro (Fiercely Unfiltered)
Entre as tendências de consumo para 2026, os consumidores estão adotando a “autoexpressão ousada e a honestidade radical”. Metade deles busca produtos e serviços que reflitam sua identidade única, enquanto 65% acreditam que a sociedade os aceita como realmente são.
As marcas , diz a Euromonitor, precisam investir em hipersegmentação e estratégias direcionadas para se conectar a perfis e personas específicos.
3. Bem-estar Reconfigurado (Rewired Wellness)
Cresce a demanda por soluções de bem-estar de alta tecnologia e cientificamente validadas, com consumidores dispostos a pagar mais por produtos premium com formulações científicas. Segundo o relatório, 49% afirmam estar dispostos a pagar 10% ou mais por cosméticos premium com base científica.
Para a Euromonitor, as marcas podem usar narrativas baseadas em dados para demonstrar benefícios à saúde e educar o consumidor sobre o valor de seus produtos.
4. A Próxima Onda Asiática (Next Asian Wave)
Marcas do Leste Asiático, especialmente empresas chinesas, estão ganhando influência global ao combinar acessibilidade, inovação e experiências digitais-first, e essa é outra das principais tendências de consumo para 2026. A previsão é que o valor das exportações da China atinja US$ 4 trilhões até 2026.
Para se manterem competitivos, as empresas devem otimizar experiências digitais mobile-first e criar jornadas de compra fluidas, que integrem conteúdo e comércio.
Empresas alinhadas
O relatório da empresa de pesquisas traz, ainda, outros insights sobre o que os consumidores querem e o que as empresas já têm feito para se alinhar às principais tendências de consumo de 2026:
- Mais de 8 mil novos produtos com alegações “naturais” foram lançados online entre setembro de 2024 e agosto de 2025;
- 50% dos consumidores querem produtos e serviços personalizados;
- 9% dos consumidores que buscam perder peso utilizam medicamentos GLP-1 em 2025, ante 6% no ano anterior (são os medicamentos que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue e promovem a perda de peso);
- 37% dos consumidores que fazem compras via livestream usaram o canal para descobrir novas marcas, produtos ou serviços.
O relatório “Top Global Consumer Trends 2026” da Euromonitor International está disponível neste link.
Imagem: Envato

