Com uma estratégia focada na personalização das entregas e no atendimento a diferentes perfis de clientes, a Lalamove chega a 2 milhões de motoristas parceiros ativos mensalmente e registrou um crescimento de 15% no número de clientes corporativos ativos entre 2024 e o primeiro semestre de 2025.
Fundada em Hong Kong em 2013 e presente no Brasil desde 2019, a Lalamove atua como uma plataforma de logística sob demanda que permite a solicitação de entregas em tempo real. Pelo aplicativo, o usuário escolhe o tipo de veículo conforme o volume da carga, define o trajeto e acompanha o deslocamento em tempo real.
“Existe uma divisão bastante equilibrada entre os diferentes públicos dentro da plataforma. Claro que, quando olhamos para microempreendedores e pequenas e médias empresas, o volume de clientes é maior, afinal, há muito mais usuários que fazem menos pedidos individualmente. Mas, ao observar o faturamento e outras métricas, percebemos que esses grupos se mantêm muito próximos. Ou seja, temos uma divisão saudável tanto em número de usuários quanto de empresas”, afirma Helena Lizo, diretora-geral da Lalamove no Brasil.
A executiva explica que essa base diversificada de clientes garante estabilidade e crescimento sustentável. “Não existe uma área específica da qual dependemos mais ou que dependa mais de nós. Isso é muito positivo, porque, mesmo quando um setor passa por dificuldades na economia, o volume geral de pedidos não cai, já que outros segmentos acabam compensando. Esse equilíbrio é muito saudável para o negócio”, diz.
Atualmente, a empresa está presente nas principais capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Goiânia e Fortaleza. Cada nova cidade é escolhida com base em análises sobre o potencial de demanda e a oferta de motoristas parceiros, o que garante um crescimento sustentável e bem direcionado.
Flexibilidade e autonomia
Além da personalização para os clientes, a Lalamove aposta na flexibilidade como diferencial para os motoristas parceiros, que utilizam seus próprios veículos para realizar as entregas.
Por meio do aplicativo, os motoristas têm autonomia para escolher as corridas que desejam aceitar, definir horários de trabalho e selecionar o tipo de veículo mais adequado à sua rotina, de motos e carros a utilitários e caminhões. A empresa oferece programas de capacitação e benefícios exclusivos, como descontos em manutenção, e está buscando parceiros para fechar parcerias de combustível e seguro.
“Para os motoristas, a plataforma oferece a possibilidade de receber, recolher e aceitar vários pedidos ao mesmo tempo, o que aumenta a produtividade e a rentabilidade das corridas. Esse modelo é muito bem visto e aceito no mercado, algo que se confirma pelos números e pelos feedbacks recebidos, especialmente dos motoristas”, diz.
Alta demanda em períodos sazonais
As datas promocionais e festivas seguem como momentos de maior movimentação para a empresa. Durante a Black Friday de 2024, o volume de entregas aumentou 18% em relação à semana anterior, com forte demanda de e-commerces e pequenos lojistas. O movimento se mantém até o Natal, quando empresas reforçam suas operações logísticas e motoristas parceiros aproveitam o aumento de corridas.
“No varejo, as principais datas para nós são as mesmas do comércio tradicional: Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e também o Dia das Mulheres, que, curiosamente, tem uma semana de grande movimento. Provavelmente isso ocorre porque muitas microempresas fazem brindes, cestas e campanhas especiais nessa época, e nós atendemos bastante esse tipo de demanda”, destaca Helena.
Além das entregas diretas ao consumidor, a Lalamove também tem se tornado parceira de marcas que utilizam sua rede para logística reversa, reposição de estoque entre lojas e transporte de itens de maior volume.
Imagem: Divulgação


