Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Expansão de franquias ganha força fora das capitais, aponta ranking da ABF

Entre as 30 cidades que mais cresceram em operações, quase metade delas não são capitais brasileiras

Redação de Redação
6 de novembro de 2023
no Destaque do dia, Franquias, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Expansão de franquias ganha força fora das capitais, aponta ranking da ABF. Londrina, no interior do Paraná, ocupa o primeiro lugar.

Primeira do ranking, Londrina registrou o maior crescimento percentual em operação de franquias

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontou que entre as 30 cidades que mais cresceram percentualmente por operação de franquias no Brasil, 14 delas não são capitais , ou seja, quase 50%. No ano passado, eram apenas 12. O estudo, intitulado Ranking das 30 Maiores Cidades, avaliou o aumento de unidades de negócio no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Londrina, no interior do Paraná, ficou em primeiro lugar, com uma variação de 15,7%. A cidade apresentou a maior variação entre os municípios listados, passando de 971, em 2022, quando ocupou a 26ª posição do ranking. Em segundo lugar, está Sorocaba, com crescimento de 10,9%, e, em terceiro, Belém, a primeira capital listada,  porém, fora do eixo Rio-São Paulo, que cresceu 9,6% na comparação do período avaliado.

Entre as dez maiores cidades, destacam-se em ordem descendente: Brasília (9,5%), Curitiba (9%), Campinas (8,7%), Cuiabá (8,4%), Fortaleza (7,9%), Ribeirão Preto (7,6%) e Santo André (7,6%).

O estudo da ABF apontou que em relação ao total de municípios, as não capitais apresentam crescimento de 9%, enquanto as capitais crescem 5%. Na visão de Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “mesmo após a forte expansão de 2022, os dados ratificam a força expansionista do setor de franquias de forma mais ampla por todo o Brasil, de forma descentralizada e associada particularmente à economia do agronegócio, do turismo e acredito também que em razão da atratividade das marcas e de sua capacidade de atender os desejos e as demandas dos consumidores, onde quer que eles estejam”.

Dados inéditos

Pela primeira vez, a pesquisa a fez um recorte sobre a expansão das operações por formato (home based, quiosque, etc.), segmento (alimentação, educação, etc.) e modalidade (microfranquia pura, mista e modelo tradicional).

Este estudo revelou que grande parte da expansão nas 30 cidades rankeadas foi alavancada por unidades móveis, que tiveram um crescimento de 15% na amostra em relação a 2022. O volume de lojas físicas cresceu 8%, quiosques 7% e home based 3%. No parâmetro Segmento, a maior variação foi de Entretenimento e Lazer (32%), seguido de Casa e Construção (14%), Alimentação e Saúde e Beleza e Bem-Estar (13%).

Já no quesito Modalidade, as microfranquias tiveram um crescimento maior, sejam mistas (os dois modelos), aumento de 7%, ou pura (exclusivamente microfranquia), com aumento de 4%. São consideradas microfranquias puras as redes que possuem apenas operações com investimento inicial de até R$ 135 mil. A rede mista possui formatos de operação tanto com investimento inicial até R$135 mil quanto acima de R$135 mil. A modalidade tradicional contempla redes que não oferecem nenhum modelo com investimento inicial até R$ 135mil.

“Aprofundar a capilaridade, seja no interior ou em outras regiões das capitais, demanda adaptações no negócio, seja uma revisão de mix de produtos ou mudanças nas operações das unidades”, observa o presidente da ABF. “Nesse sentido, quando analisamos a amostra das 30 maiores cidades, notamos que modelos microfranquias e móveis tiveram um crescimento mais intenso, auxiliando, assim, as redes em seus planos de expansão. Noto também que o presente grupo capturou um momento de recuperação da área de lazer e entretenimento, muito favorecido por hábitos presenciais mais consolidados”, explica Tom Moreira Leite.

Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Jadlog amplia infraestrutura visando Black Friday

Próxima Postagem

As novas dimensões estratégicas do foodservice no varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
As novas dimensões estratégicas do foodservice no varejo

As novas dimensões estratégicas do foodservice no varejo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.