Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

Abrasel lança projeto para apoiar os negócios do foodservice em parceria com grandes empresas

Ambev, Coca-Cola, Google, Rappi e Stone são as primeiras parceiras confirmadas

Redação de Redação
6 de maio de 2025
no Destaque do dia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 5 minutos
Abrasel lança projeto para apoiar os negócios do foodservice em parceria com de grandes players

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lançou o Plano Nacional de Restauração para bares e restaurantes. O objetivo da Abrasel com o projeto é apoiar os negócios do setor de alimentação fora do lar, ainda impactados pelas consequências da pandemia. Ambev, Coca-Cola, Google, Rappi e Stone são as primeiras parceiras confirmadas e já apresentaram iniciativas voltadas ao fortalecimento e desenvolvimento do setor de foodservice em todo o Brasil.

O projeto foi anunciado em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, dia 5. Novas empresas devem aderir em breve, também anunciando ações alinhadas ao plano — que se propõe a ser um esforço de longo prazo e de caráter colaborativo. Ele atua em três frentes principais:

  • Articulação de políticas públicas com os governos federal, estaduais e municipais;

  • Parcerias com agências de fomento, como Sebrae e Senac;

  • Engajamento da iniciativa privada.

A associação diz que a sinergia entre essas frentes busca potencializar os resultados, tornando-os maiores que a soma das ações individuais das empresas.

‘Transformação real e estruturante’

Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o movimento representa um marco para um setor vital à economia, mas ainda fragilizado pelos efeitos da pandemia.

“Esse é um passo concreto para virar a chave da sobrevivência para o crescimento. O apoio de empresas como Ambev, Coca-Cola, Google, Rappi e Stone, além de outras que ainda virão, reforça a confiança no setor e contribui para uma transformação real e estruturante. Não se trata de ações pontuais, mas de compromissos contínuos que impactam diretamente quem está na ponta: o pequeno empreendedor”, afirma.

Solmucci destaca, ainda, que o plano se baseia em estudo da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), realizado em parceria com a Abrasel, que revelou a contribuição expressiva do setor para a economia brasileira.

Segundo o levantamento, bares e restaurantes movimentaram R$ 416 bilhões em 2023 — o equivalente a 3,6% do PIB nacional —, com um forte efeito multiplicador: a cada R$ 1 mil gastos, R$ 3.650 são injetados na economia.

Abrasel lança projeto para apoiar os negócios do foodservice em parceria com de grandes players
Crédito: PSilva

Ambev

A Ambev apresentou, como parte da colaboração com a Abrasel no projeto, medidas focadas em capital de giro e crédito para os estabelecimentos. O objetivo é apoiar financeiramente bares e restaurantes, oferecendo soluções que ajudem a superar desafios e garantir a sustentabilidade dos negócios. A expectativa é impactar 80 mil empreendedores na primeira fase.

“Uma das soluções que encontramos para apoiar e contribuir com o crescimento do setor foi expandir o acesso a prazos de pagamento para nossos produtos. Esse foi mais um passo na jornada de construção de uma parceria duradoura, voltada à estruturação do setor, gerando potencial de vendas e expansão dos negócios”, afirma Felipe Sarmento, diretor financeiro de Vendas.

Coca-Cola

A empresa atua em parceria com a Abrasel no projeto na capacitação de empreendedores por meio do programa “Coca-Cola Dá Um Gás No Seu Negócio”. Com a série de vídeos do curso “Tempero Sustentável”, mais de 30 mil pessoas já foram qualificadas. A parceria será ampliada com novos cursos sobre gestão de bares e restaurantes, disponíveis na plataforma Conexão Abrasel.

“A sustentabilidade nas questões ambientais, sociais e de governança não é um tema só para grandes empresas. Em parceria com a Abrasel, queremos levar – e já estamos levando – as boas práticas também para os negócios independentes, fortalecendo o empreendedorismo, com resultados benéficos para a sociedade como um todo”, explica Thais Moraes, diretora de Comunicação para Brasil e Cone Sul da Coca-Cola.

Google

Parceiro da Abrasel desde 2023, o Google vai trabalhar na digitalização de 200 mil bares e restaurantes até o fim de 2025. A iniciativa busca melhorar a presença digital dos estabelecimentos na Busca do Google e no Google Maps, enriquecendo a experiência dos consumidores. As ações incluem:

  • Aprimoramento de dados nos perfis dos estabelecimentos;

  • Capacitação de gestores no uso das ferramentas gratuitas do Google, com palestras, materiais digitais e webinars.

“Nos últimos dois anos, impactamos mais de 100 mil restaurantes em colaboração com a Abrasel e pretendemos impactar outros 100 mil nesta nova onda. Ao melhorarmos a presença online desses estabelecimentos na Busca e no Mapa, e oferecermos suporte ao manejo de nossas ferramentas, usadas diariamente por usuários em todo o Brasil, estamos não só enriquecendo a experiência dos consumidores, mas também capacitando os negócios para terem autonomia e prosperarem no ambiente digital”, avalia Leandro Esposito, diretor de Parcerias para a Busca do Google na América Latina.

Rappi

A Rappi lançou no Brasil um modelo inédito de tarifa zero full service (incluindo entrega) para restaurantes parceiros, válido por três anos para quem aderir até 31 de julho. Após essa data, associados da Abrasel poderão aderir ao benefício até julho de 2028. A medida visa reduzir custos operacionais e manter preços mais acessíveis ao consumidor final.

“Acreditamos que a transformação do setor passa por colaboração e coragem para mudar modelos ultrapassados. Nossa parceria com a Abrasel é fundamental para garantir que o pequeno e médio restaurante também tenha acesso a um delivery mais rentável, transparente e viável no longo prazo — e que o consumidor seja o maior beneficiado com mais qualidade e melhores preços”, conta Felipe Criniti, CEO do Rappi no Brasil.

Stone

A Stone irá apoiar pequenos e médios negócios do setor oferecendo crédito personalizado, incentivando a educação financeira e disponibilizando ferramentas de gestão voltadas especificamente para bares e restaurantes.

“Os empreendedores do setor de bares e restaurantes têm papel fundamental no fortalecimento da economia. É por isso que a Stone apoia o projeto da Abrasel, fortalecendo três pilares fundamentais para quem atua em um ambiente tão competitivo: o acesso ao crédito, a capacitação, além de oferecer soluções de gestão pensadas para facilitar o dia a dia do dono de negócio”, diz Carolina da Costa, diretora de Impacto da Stone.

Com informações de Mercado&Food.
Imagens: Envato e Divulgação

Postagem anterior

O labirinto do crescimento

Próxima Postagem

Caixa inicia operação da faixa 4 do Minha Casa Minha Vida, voltada à classe média

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Caixa inicia operação da faixa 4 do Minha Casa Minha Vida, voltada à classe média

Caixa inicia operação da faixa 4 do Minha Casa Minha Vida, voltada à classe média

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile