Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Foodservice

Abrasel lança projeto para apoiar os negócios do foodservice em parceria com grandes empresas

Ambev, Coca-Cola, Google, Rappi e Stone são as primeiras parceiras confirmadas

Redação de Redação
6 de maio de 2025
no Destaque do dia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 5 minutos
Abrasel lança projeto para apoiar os negócios do foodservice em parceria com de grandes players
[the_ad id="169690"]

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lançou o Plano Nacional de Restauração para bares e restaurantes. O objetivo da Abrasel com o projeto é apoiar os negócios do setor de alimentação fora do lar, ainda impactados pelas consequências da pandemia. Ambev, Coca-Cola, Google, Rappi e Stone são as primeiras parceiras confirmadas e já apresentaram iniciativas voltadas ao fortalecimento e desenvolvimento do setor de foodservice em todo o Brasil.

[the_ad id="138406"]

O projeto foi anunciado em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, dia 5. Novas empresas devem aderir em breve, também anunciando ações alinhadas ao plano — que se propõe a ser um esforço de longo prazo e de caráter colaborativo. Ele atua em três frentes principais:

  • Articulação de políticas públicas com os governos federal, estaduais e municipais;

  • Parcerias com agências de fomento, como Sebrae e Senac;

  • Engajamento da iniciativa privada.

A associação diz que a sinergia entre essas frentes busca potencializar os resultados, tornando-os maiores que a soma das ações individuais das empresas.

‘Transformação real e estruturante’

Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o movimento representa um marco para um setor vital à economia, mas ainda fragilizado pelos efeitos da pandemia.

“Esse é um passo concreto para virar a chave da sobrevivência para o crescimento. O apoio de empresas como Ambev, Coca-Cola, Google, Rappi e Stone, além de outras que ainda virão, reforça a confiança no setor e contribui para uma transformação real e estruturante. Não se trata de ações pontuais, mas de compromissos contínuos que impactam diretamente quem está na ponta: o pequeno empreendedor”, afirma.

Solmucci destaca, ainda, que o plano se baseia em estudo da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), realizado em parceria com a Abrasel, que revelou a contribuição expressiva do setor para a economia brasileira.

Segundo o levantamento, bares e restaurantes movimentaram R$ 416 bilhões em 2023 — o equivalente a 3,6% do PIB nacional —, com um forte efeito multiplicador: a cada R$ 1 mil gastos, R$ 3.650 são injetados na economia.

Abrasel lança projeto para apoiar os negócios do foodservice em parceria com de grandes players
Crédito: PSilva

Ambev

A Ambev apresentou, como parte da colaboração com a Abrasel no projeto, medidas focadas em capital de giro e crédito para os estabelecimentos. O objetivo é apoiar financeiramente bares e restaurantes, oferecendo soluções que ajudem a superar desafios e garantir a sustentabilidade dos negócios. A expectativa é impactar 80 mil empreendedores na primeira fase.

“Uma das soluções que encontramos para apoiar e contribuir com o crescimento do setor foi expandir o acesso a prazos de pagamento para nossos produtos. Esse foi mais um passo na jornada de construção de uma parceria duradoura, voltada à estruturação do setor, gerando potencial de vendas e expansão dos negócios”, afirma Felipe Sarmento, diretor financeiro de Vendas.

Coca-Cola

A empresa atua em parceria com a Abrasel no projeto na capacitação de empreendedores por meio do programa “Coca-Cola Dá Um Gás No Seu Negócio”. Com a série de vídeos do curso “Tempero Sustentável”, mais de 30 mil pessoas já foram qualificadas. A parceria será ampliada com novos cursos sobre gestão de bares e restaurantes, disponíveis na plataforma Conexão Abrasel.

“A sustentabilidade nas questões ambientais, sociais e de governança não é um tema só para grandes empresas. Em parceria com a Abrasel, queremos levar – e já estamos levando – as boas práticas também para os negócios independentes, fortalecendo o empreendedorismo, com resultados benéficos para a sociedade como um todo”, explica Thais Moraes, diretora de Comunicação para Brasil e Cone Sul da Coca-Cola.

Google

Parceiro da Abrasel desde 2023, o Google vai trabalhar na digitalização de 200 mil bares e restaurantes até o fim de 2025. A iniciativa busca melhorar a presença digital dos estabelecimentos na Busca do Google e no Google Maps, enriquecendo a experiência dos consumidores. As ações incluem:

  • Aprimoramento de dados nos perfis dos estabelecimentos;

  • Capacitação de gestores no uso das ferramentas gratuitas do Google, com palestras, materiais digitais e webinars.

“Nos últimos dois anos, impactamos mais de 100 mil restaurantes em colaboração com a Abrasel e pretendemos impactar outros 100 mil nesta nova onda. Ao melhorarmos a presença online desses estabelecimentos na Busca e no Mapa, e oferecermos suporte ao manejo de nossas ferramentas, usadas diariamente por usuários em todo o Brasil, estamos não só enriquecendo a experiência dos consumidores, mas também capacitando os negócios para terem autonomia e prosperarem no ambiente digital”, avalia Leandro Esposito, diretor de Parcerias para a Busca do Google na América Latina.

Rappi

A Rappi lançou no Brasil um modelo inédito de tarifa zero full service (incluindo entrega) para restaurantes parceiros, válido por três anos para quem aderir até 31 de julho. Após essa data, associados da Abrasel poderão aderir ao benefício até julho de 2028. A medida visa reduzir custos operacionais e manter preços mais acessíveis ao consumidor final.

“Acreditamos que a transformação do setor passa por colaboração e coragem para mudar modelos ultrapassados. Nossa parceria com a Abrasel é fundamental para garantir que o pequeno e médio restaurante também tenha acesso a um delivery mais rentável, transparente e viável no longo prazo — e que o consumidor seja o maior beneficiado com mais qualidade e melhores preços”, conta Felipe Criniti, CEO do Rappi no Brasil.

Stone

A Stone irá apoiar pequenos e médios negócios do setor oferecendo crédito personalizado, incentivando a educação financeira e disponibilizando ferramentas de gestão voltadas especificamente para bares e restaurantes.

“Os empreendedores do setor de bares e restaurantes têm papel fundamental no fortalecimento da economia. É por isso que a Stone apoia o projeto da Abrasel, fortalecendo três pilares fundamentais para quem atua em um ambiente tão competitivo: o acesso ao crédito, a capacitação, além de oferecer soluções de gestão pensadas para facilitar o dia a dia do dono de negócio”, diz Carolina da Costa, diretora de Impacto da Stone.

Com informações de Mercado&Food.
Imagens: Envato e Divulgação

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

O labirinto do crescimento

Próxima Postagem

Caixa inicia operação da faixa 4 do Minha Casa Minha Vida, voltada à classe média

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Caixa inicia operação da faixa 4 do Minha Casa Minha Vida, voltada à classe média

Caixa inicia operação da faixa 4 do Minha Casa Minha Vida, voltada à classe média

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.