Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Inflação é o principal desafio para o setor de foodservice, aponta pesquisa

Delivery se mostrou uma estratégia importante durante a pandemia e 71% dos entrevistados consideram este canal lucrativo

Redação de Redação
6 de maio de 2022
no Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
inflação desafio

Apesar das melhoras nos índices da pandemia, diminuição das restrições e avanço da vacinação no Brasil, o segmento de foodservice ainda sofre com o momento econômico atual. De acordo com pesquisa recente realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), consultoria Galunion e pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), 83% dos entrevistados citaram a inflação como o maior desafio a ser enfrentado em 2022.

O estudo foi feito entre os dias 17 de março e 7 de abril deste ano e contou com a participação de 817 empresas de todo o território nacional e com perfis diferentes, redes e independentes, que representam 14 mil lojas.

A preocupação principal baseia-se na divulgação dos índices atuais, como o IPCA, que atingiu a marca 1,62% em março, após alta de 1,01% em fevereiro, segundo dados do IBGE. Esta foi a maior taxa para o mês de março desde 1994, antes do Plano Real, e a maior inflação mensal desde janeiro de 2003.

“A inflação certamente é o maior desafio do setor para 2022, pois seu impacto é duplo, seja nos custos diretos como aluguel, CVM e outros, mas também no passivo das empresas”, comentou Fernando Blower, diretor executivo da ANR. Ele completou dizendo que a inflação e pode prejudicar a escalada de recuperação das partes do foodservice que já começaram a melhorar o ambiente de negócios.

De fato, o estudo apresentou dados que mostram uma diminuição no número de empresas endividas. Na edição anterior, realizada em novembro de 2021, 55% se declararam endividadas em comparação aos 41% da pesquisa mais recente. Entre os endividados, 15% disseram que irão demorar mais de 3 anos para quitação e 23% entre 1 e 2 anos.

Volta do consumidor

A retomada do consumidor também foi outro dado medido na pesquisa. No levantamento feito no final do ano passado, somente 34% das empresas disseram que os consumidores já haviam retomado os hábitos de consumo de antes da pandemia. Na desse ano, o percentual é de 51%, um aumento de 17 pontos percentuais.

Paulo Camargo, presidente do IFB, destacou que os resultados das pesquisas mostram que o consumidor está retomando os hábitos de maneira gradual, o que leva a ter expectativas positivas. “Um ponto significativo é a atenção ao food service dentro dos canais digitais e a constante demanda na qualidade das operações de delivery”, completou o executivo.

Já para Simone Galante, CEO da Galunion e responsável pela pesquisa, é visível uma renovação nas operações e cardápios, além da chegada de novos negócios ao setor, muito focados no digital. “Vale destacar a importância que o delivery trouxe para o food service, devido às mudanças de hábitos dos consumidores. Os dados revelam que 89% dos ouvidos operam com delivery, e que 71% consideram este canal lucrativo”, destacou a executiva.

Simone também explicou que outras estratégias dos estabelecimentos tem ganhado espaço. “Lançar produtos com novos sabores e texturas, com 57% das intenções, focar em promoções, ofertas do dia e ações de valor, com 52%, lançar produtos sazonais, frescos ou artesanais, representando 27%”, explicou.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Fábrica da Caoa Chery terá adaptação para produzir carros híbridos ou elétricos

Próxima Postagem

Heineken lança projeto para ajudar pequenos varejistas a se conectarem com consumidores

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Heineken projeto varejo

Heineken lança projeto para ajudar pequenos varejistas a se conectarem com consumidores

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile