Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Mercado de brinquedos deve crescer 7% e faturar R$ 9 bilhões em 2023

Avós são hoje os principais compradores, levando netos às lojas especializadas e redes varejistas

Redação de Redação
6 de março de 2023
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Mercado de brinquedos deve crescer 7% e faturar R$ 9 bilhões em 2023 - Abrin 2023

A 39ª edição da Abrin é realizada no Expo Center Norte, em São Paulo

O mercado brasileiro de brinquedos deve crescer 7% e faturar R$ 9 bilhões em 2023, de acordo com as estimativas da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). As principais novidades e tendências do segmento são apresentadas na 39ª Feira Internacional de Brinquedos – Abrin, maior evento do setor na América Latina, que começou neste domingo, 5, e vai até quarta, 8 de março. A feira é organizada pela Francal Feiras em parceria com a Abrinq e, já na estreia, reuniu 6 mil pessoas no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo, um recorde na comparação com primeiro dia de edições anteriores.

As datas sazonais, como Dia das Crianças e Natal, continuam como as principais responsáveis pelas vendas de brinquedos. O segmento vem sendo movimentado principalmente pelos avós, que são os principais compradores, levando os netos às lojas especializadas e redes varejistas, segundo o presidente da Abrinq, Synésio Batista da Costa, que participou neste domingo de uma rodada de palestras, a Abrin Talks.

O executivo destacou que o Brasil voltou a registrar 22 mil nascimentos por dia no último ano, o que representa ótimas oportunidades de crescimento do segmento de brinquedos, ainda que eles disputem atenção das crianças com celulares e outros artefatos tecnológicos.

Mercado de brinquedos deve crescer 7% e faturar R$ 9 bilhões em 2023
Synésio Batista da Costa, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos

A força do licenciamento

O licenciamento também continua mostrando força no setor de brinquedos. Segundo Mara Ronchin, diretora de Licenciamento da The Walt Disney Company, esse mercado cresceu 15% em 2022 e os produtos licenciados têm uma base de fãs de todas as idades e gerações. A indústria oferece um mix de itens para todos os gostos e idades.

“É um mercado bem forte. Mexe com paixões e ajuda a conectar marcas e consumidores”, confirma o diretor de Marketing da Candide Brinquedos, Bruno Verea.

Para Marcelo Adriano da Silva, gerente de Marketing da Líder Brinquedos, um dos fatores de sucesso dos produtos licenciados é que eles tornam reais o que o consumidor vê como abstrato. “É uma maneira de tornar tangíveis personagens e itens que fazem parte do imaginário das crianças e é uma paixão para os adultos”, afirma.

Uma das fontes de pesquisa para licenciamentos e tendências são as plataformas de streaming, que reúnem conteúdos novos e antigos e fazem sucesso com todas as gerações. De acordo com David Diesendruck, CEO da Redibra, o crescimento desses serviços gera inúmeras oportunidades para a indústria de brinquedos.

“As novas séries e produções exigem que o segmento de brinquedos esteja atento e se adapte, rapidamente, para acompanhar as tendências e oferecer o que o consumidor procura no tempo certo”, alerta.

Mercado de brinquedos deve crescer 7% e faturar R$ 9 bilhões em 2023

Redes sociais e live commerce

As redes sociais e os influenciadores também ganharam importância para o setor. O head de E-commerce da Toy Mania, Eduardo Ramos, destaca que 77% dos internautas seguem algum influenciador e 55% já compraram algo indicado por ele, o que demonstra a importância e a força das redes sociais para criar a comunicação entre marcas e consumidores.

O especialista também chama a atenção para o potencial do live commerce, transmissões ao vivo realizadas por varejistas em plataformas digitais, muitas vezes em colaboração justamente com influenciadores. A expectativa é que as transações via live commerce resultem num faturamento de US$ 600 bilhões até 2027, e a indústria de brinquedo pode aproveitar este cenário para se conectar com o seu público e alavancar suas vendas.

“A Abrin é uma ótima oportunidade para as marcas atiçarem a curiosidade dos consumidores e encontrarem ótimas oportunidades comerciais”, conclui.

Imagens: Divulgação

Postagem anterior

A visão do varejo numa perspectiva mais europeia

Próxima Postagem

EUA preparam novas regras para investimentos na China

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
China

EUA preparam novas regras para investimentos na China

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile