Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Meios de pagamento

O impacto da automação Android no varejo

Executivos do mercado financeiro debatem, durante o Transire Day, o impacto do Android e da IA no sistema de pagamento

M&C Media Labs de M&C Media Labs
6 de fevereiro de 2025
no Automação, Destaque do dia, Meios de pagamento, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
"O impacto da automação Android no varejo”
[the_ad id="169690"]

A automação comercial integrada ao sistema Android tem transformado o varejo, simplificando e otimizando operações. Mas quais serão os próximos movimentos dos adquirentes nesse cenário?

[the_ad id="138406"]

Essa questão foi debatida no painel “Automação Comercial e Android: quais os próximos movimentos dos adquirentes para esse elo de mercado?”, realizado durante o Transire Day, evento de lançamento de soluções de automação e meios de pagamento da marca.

O painel reuniu Ricardo Maffetano, senior head da Auttar e Getnet; Daniel Queiroz, executive partnership manager da Cielo; e João Barcelos, diretor do Stone Partner Program. O debate também contou com a presença de Gilberto Novaes, fundador da Transire, e foi mediada por Débora Alfano.

[the_ad id="99067"]

No Brasil, já existem diversos modelos de automação que tornam as operações mais ágeis, como totens de autoatendimento, biometria facial e pagamentos facilitados, incluindo o Pix e os pagamentos por aproximação. “Isso nos diferencia de outros países, como os Estados Unidos”, comentou Maffetano.

A flexibilidade do Android foi destacada como um fator-chave para transformar a experiência do cliente, viabilizando soluções mais personalizadas e adaptáveis às demandas do mercado.

Sobre as tendências que devem ganhar força nos próximos anos, Daniel Queiroz ressaltou o avanço das software houses no setor de pagamentos. Ele comparou essa evolução com a transformação dos dispositivos tecnológicos: no passado, as pessoas usavam aparelhos específicos para GPS e câmeras fotográficas, enquanto hoje tudo isso está integrado ao smartphone. O mesmo acontece com os meios de pagamento, que evoluíram do dinheiro físico para os cartões e, agora, para os pagamentos por aproximação e o Pix.

Inteligência Artificial e o futuro dos meios de pagamento

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma aliada no setor de meios de pagamento, transformando a forma como as transações são realizadas, monitoradas e protegidas. Sua capacidade de processar grandes volumes de dados e identificar padrões está trazendo melhorias significativas em segurança, eficiência e na experiência do usuário ao longo de toda a cadeia de pagamentos.

Durante o painel de encerramento do Transire Day, intitulado “Como as subadquirentes conseguem impulsionar novos empreendedores e facilitar o arranjo de pagamentos?”, executivos do setor discutiram os avanços dessa tecnologia. Participaram do debate Leonardo Gomes, CEO da Paytime Brasil; Daniel Flores, diretor-executivo de Pagamentos da Adiq; e Rodrigo Rasera, CEO da Cappta, com a presença de Gilberto Novaes, fundador da Transire, também com mediação de Débora Alfano.

A Inteligência Artificial é vista como uma das grandes aliadas da evolução no setor de meios de pagamento. Gilberto Novaes destacou que, embora exista receio em relação a essa nova tecnologia, ela pode ser utilizada para otimizar processos e reduzir custos. “Ela [a empresa] vai conseguir um objetivo muito importante, que é a redução de custos. Hoje, tudo está muito caro no Brasil: a mão de obra está cara, o investimento em hardware está caro”, afirmou Novaes.

Contudo, a redução de custos não é o único benefício que a IA pode oferecer aos negócios. Daniel Flores explicou que a IA preditiva desempenha um papel importante na detecção de fraudes. “A Inteligência Artificial preditiva ajuda a evitar fraudes, por exemplo. Ela nos permite identificar potenciais problemas de fraude em um registro rápido”, disse Flores.

Flores também comentou sobre o papel da Inteligência Artificial generativa (GenAI) na prevenção de fraudes, destacando sua capacidade de aprender e detectar problemas antes que ocorram. “Ela [GenAI] já aprendeu bastante coisa e agora está sabendo detectar antes de acontecer. É algo realmente impressionante”, acrescentou.

O Pix por Aproximação, uma das grandes novidades no setor de pagamentos, também foi abordado como o futuro da tecnologia. “Acho que isso está em evidência para todo mundo. Se não nos prepararmos rapidamente, como provedores de soluções, podemos acabar perdendo as transações de débito”, afirmou Flores.

O CEO da Paytime Brasil também compartilhou os desafios enfrentados pela empresa, como o esforço para proporcionar uma remuneração maior aos parceiros. “Esse mercado envolve muitos custos. É um setor caro de se participar, mas estamos tentando reduzir custos para conseguir oferecer uma remuneração mais competitiva aos nossos parceiros, para que eles continuem crescendo”, destacou Gomes.

Felipe Mario
Imagem: Mercado&Consumo

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Carteira de crédito do Itaú cresce 15,5% e ultrapassa R$ 1,3 trilhão

Próxima Postagem

Setor de franquias no Brasil fatura R$ 273 bilhões e projeta alta de até 10% em 2025

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
franquias

Setor de franquias no Brasil fatura R$ 273 bilhões e projeta alta de até 10% em 2025

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.